sábado, 30 de abril de 2011

Peregrinos invadem Vaticano para beatificação do Papa João Paulo II.

             Reuters / Peregrinos viajam a Roma para  acompanhar beatificação do Papa João Paulo II
                      Peregrinos viajam a Roma para acompanhar beatificação do Papa João Paulo II

Dezenas de milhares de pessoas de todo o mundo participam da beatificação do Papa João Paulo II, no Vaticano, neste domingo (1º). Na missa, o sucessor Bento XVI vai pronunciar em latim a declaração que beatifica um dos papas mais populares da história da Igreja.

No sábado (30), grupos de peregrinos, muitos vindos da Polônia, terra natal do Papa, lotaram a Praça de São Pedro levando bandeiras nacionais e cantando. "É quase como se ele estivesse aqui", disse Enzo Arzellino, que viajou durante toda a noite de ônibus do sul da Itália com seu grupo paroquial para ver a beatificação.

A praça de São Pedro, onde acontecerá a beatificação, foi enfeitada com retratos de João Paulo II e 27 bandeiras com fotos que mostram um evento em cada ano do seu pontificado.

Roma tem vivido uma grande agitação pela beatificação. A cidade está repleta de cartazes do Papa em ônibus, táxis e postes de luz, uma vez que a cidade espera uma das maiores multidões desde o funeral em 2005, quando milhões de pessoas foram à cidade para o evento.

O cardeal Stanislaw Dziwisz, que esteve ao lado do Papa por décadas como seu secretário particular, disse que estava emocionado com o número de jovens que já se encontravam na praça 24 horas antes da missa de beatificação.

O caixão do Papa João Paulo II foi exumado na sexta-feira das criptas abaixo da Basílica de São Pedro, e será colocado em frente ao altar principal. Depois da missa de beatificação no domingo, o caixão continuará na Basílica, que permanecerá aberta até que todos os visitantes interessados em vê-lo tenham feito isso.

Sofrimento de João Paulo é relembrado em vigília
O sofrimento do Papa João Paulo II é destaque em sua beatificação. Seus assessores testemunham sobre sua longa batalha contra o mal de Parkinson e a freira francesa, curada da mesma doença, tem um papel de protagonista nas cerimônias. O Vaticano decretou que a cura inexplicável da irmã Marie Simon-Pierre foi o milagre necessário para beatificar João Paulo II.

A história do Papa é destaque nas orações da vigília no Circo Máximo, em Roma, que reúne milhares de pessoas na Praça de São Pedro, antes da missa de beatificação, programada para às 10h de domingo. A vigília deve durar a noite toda, na chamada "noite branca" de orações, que irá continuar em oito igrejas até as 5h30 da manhã.

A beatificação acontece apesar das críticas sobre a rapidez do processo com que João Paulo II está sendo honrado. Muitas críticas referem-se ao fato da série de escândalos sexuais de padres com crianças ocorreram durante o mandato de 27 anos de João Paulo. O cardeal Jose Saraiva Martins, chefe aposentado do escritório de beatificação do Vaticano que preside a investigação sobre a vida de João Paulo II no processo, disse que o papa não poderia ser considerado responsável por algo que ele não sabia.

Um vídeo será mostrado na vigília do Circo Máximo focado principalmente nos meses finais da vida de João Paulo II, quando o mal de Parkinson o impossibilitou de falar ou caminhar. Ele morreu em 2 de abril de 2005.

Rita Megliorin, chefe das enfermeiras no departamento de terapia intensiva do Hospital Gemelli em Roma, atendeu João Paulo II em seus meses finais. Ela disse que, durante o período em que o papa permaneceu sob seus cuidados, passou por uma transformação pessoal assistindo à forma como ele lidou com sua morte próxima.

A freira Marie Simon-Pierre sofria de Parkinson e disse que sua doença piorou no período em que João Paulo II morreu. Marie diz que ela e suas companheiras rezavam para João Paulo na noite de 2 de junho de 2005 e ela acordou na manhã seguinte sentindo que seus sintomas haviam desaparecido. "Em uma capela, diante da Eucaristia, eu ouvi uma voz que disse 'você está curada'", disse a freira em uma recente entrevista. "Eu aceitei passar por todos esses exames para a igreja se certificar do milagre porque eu estou convencida de que minha cura foi um milagre e que João Paulo II é um santo,"

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe chegou a Roma neste sábado, apesar do embargo que a União Europeia impõe a suas viagens, para participar da cerimônia de beatificação de João Paulo II, na Cidade do Vaticano. O governo de Mugabe é acusado de violar os direitos humanos. Em 2005, ele foi muito criticado por assistir ao funeral do papa na Praça de São Pedro. O embargo da União Europeia não inclui a Cidade do Vaticano.

Beatificação do Papa João Paulo II será transmitida ao vivo pela internet
           

A CTV, emissora do Vaticano, e o YouTube vão transmitir a íntegra da cerimônia no domingo. Em Curitiba, comunidade polonesa fez vigília na noite deste sábado. No domingo, haverá missa na Praça Nossa Senhora de Salete.

Leia a matéria completa

Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Viga de concreto cai sobre ponto de ônibus e deixa dois feridos.

Viga teria caído de um prédio em construção próximo ao ponto de ônibus, segundo os bombeiros.

       

Uma viga de concreto atingiu um ponto de ônibus e deixou duas pessoas feridas em Curitiba, na tarde deste sábado (30). O acidente aconteceu na Rua Heitor Stockler de França, no Centro Cívico, por volta das 13h15. De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas mulheres que estavam no local sofreram ferimentos leves.

Uma das vítimas tem 33 anos e a outra 50 anos. Elas foram atendidas pelo Samu e encaminhas para os hospitais Cajuru e Evangélico. A viga teria caído de um prédio em construção próximo ao ponto de ônibus, segundo os bombeiros.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Dia do Trabalho terá show, missa e empregos em Curitiba.

Programação extensa e diversificada festeja o 1.º de Maio em Curitiba e região. Na Praça Osório, Feirão oferece cerca de 5 mil vagas de trabalho.

Festa, missa, corrida rústica e oportunidades de emprego. O Dia do Trabalho em Curitiba será comemorado com tudo o que o trabalhador tem direito. E a agenda começa hoje, com a abertura da 3.ª Feira do Em­­prego e da Capacitação Pro­­fissional, na Praça Osório, das 9 às 17 horas. Cerca de 5 mil opor­­tunidades de trabalho, além de vagas para cursos de qualificação profissional, serão ofertadas por 53 empresas. A orientação para quem visitar a feira em busca de um emprego é levar as carteiras de identidade e de trabalho, CPF e comprovante de endereço. Haverá ainda orientação para os candidatos na preparação dos currículos. A feira termina amanhã.

No domingo acontece ainda a 10.ª edição do 1.º de Maio So­­lidário, a partir das 10 horas, na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, em Curitiba. Uma missa presidida pelo arcebispo de Curitiba, dom Moacyr Vitti, e o padre Reginaldo Man­­zotti vai abrir o evento, que terá ainda apresentações artísticas e musicais, atividades de lazer e sorteio de prêmios. A Secretaria Municipal do Trabalho manterá uma barraca no local para quem quiser fazer a carteira de trabalho.

A entrega de um quilo de alimento não perecível (exceto sal) dará direito a um cupom para participar da distribuição de 45 prêmios. Os alimentos arrecadados serão doados para as vítimas das enchentes no litoral do Paraná. O encerramento da festividade está previsto para as 20 horas. Algumas linhas de ônibus que circulam pela região terão seu itinerário modificado durante o evento. Veja quais são no site http://www.curitiba.pr.gov.br/.

Em São José dos Pinhais acontece amanhã a Festa do Trabalha­dor, no Ginásio Ney Braga. Uma das atrações será o mutirão do emprego, com aproximadamente 1.500 vagas disponíveis. Quinze empresas nacionais e multinacionais receberão os currículos. A festa acontece das 9 às 18 horas.

Atividade física
A Paróquia São Jorge, no Portão, promove amanhã de manhã uma peregrinação de 10 quilômetros entre os bairros Novo Mundo e Ganchinho. O ponto de chegada é o Santuário da Divina Miseri­­córdia. Os participantes percorrerão algumas das principais ruas da região, como as avenidas República Argentina e Winston Churchill e a Rua Ni­­cola Pelanda.

No Boqueirão, o Serviço Social da Indústria (Sesi) abre o circuito de Corridas Rústicas, amanhã, com a largada da primeira das seis etapas previstas. A largada será às 8h30 para homens e às 8h32 para mulheres.

O feriado também deverá alterar o funcionamento de alguns ser­­viços da cidade (confira quadro). O Mercado Municipal de Curitiba, no Centro, não abrirá neste feriado. Já as feiras municipais funcionarão normalmente.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Atlético vence Rio Branco de virada na despedida do Estadual Paranaense.

Madson e Paulinho garantem a vitória atleticana no último jogo do time no Paranaense.

O Atlético venceu o Rio Branco por 3 a 1, neste sábado(30), pela última rodada do Campeonato Paranaense de 2011. A partida foi disputada no Estádio Giagante do Itiberê, em Paranaguá.

Negreiros abriu o placar para o Leão aos 14 minutos da primeira etapa. Madson empatou aos 28. No segundo tempo, o baixinho fez mais um aos 16 e Paulinho garantiu o terceiro gol da virada aos 28 minutos, após uma cobrança de falta.

Com o resultado, o rubro-negro terminou a competição com 46 pontos, na segunda colocação na classificação geral. Na próxima quarta-feira (4), o Atlético enfrenta o Vasco pelas quartas de final Copa do Brasil.

O Rio Branco encerra o campeonato no 10º lugar, no entanto a equipe do Litoral ainda aguarda um julgamento no Tribunal de Justiça de Desportiva. Pela escalação irregular do meia Adriano, o Leão pode perder até 22 pontos no Paranaense, o que decretaria o seu rebaixamento na competição.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Rio Grande do Sul é o Estado com menor crescimento populacional em 10 anos, diz IBGE.

População brasileira somou cerca de 190 milhões de habitantes no ano passado.

             
               Vista geral de Porto Alegre

O Rio Grande do Sul foi o Estado brasileiro que menos cresceu entre os anos de 2000 e 2010, segundo revela a sinopse do Censo 2010, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve crescimento de 5,03% na década (uma diferença de 512.180 mil novos habitantes).

Apesar do crescimento significativo da população em quase 140 anos, entre 2000 e 2010 o Brasil registrou crescimento médio anual de 1,17% - a menor taxa observada na série. No período, as maiores taxas de crescimento foram observadas nas regiões Norte (2,09%) e Centro-Oeste (1,91%).

O levantamento também aponta redução no número de moradores em 25% das cidades brasileiras e o crescimento mais acentuado dos municípios médios.

A Região Sul, apesar do incremento de 29 municípios (todos eles no Rio Grande do Sul), foi a que menos cresceu em população. Desde o Censo de 1970, a região vinha apresentando crescimento anual de cerca de 1,4%, e ficou com índice de 0,97% este ano. Mesmo assim, segue entre as regiões mais populosas, que são Sudeste (com 42,1% da população brasileira), Nordeste (27,8%) e Sul (14,4%).

Os estados mais populosos do Brasil — São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná — concentram, em conjunto, 58,7% da população total do País. São Paulo é o estado com a maior concentração municipal de população, onde os 32 maiores municípios (5,0%) concentram quase 60,0% dos moradores do estado. A menor concentração acontece no Maranhão, onde a população dos 11 maiores municípios, que também representam cerca de 5,0%, corresponde a 35,4% do total do estado.


 
ZERO HORA, COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADO


Metalúrgicos da Volkswagen protestam contra proposta da PLR.

Atividades foram suspensas no início desta manhã por uma hora e a manifestação voltará a ocorrer à tarde, das 14 às 15 horas.

          
                Foto: Ilustração

Os metalúrgicos da Volkswagen, da fábrica de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, fazem protestos nesta sexta-feira (29) e ao longo do final de semana contra a proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) oferecida pela empresa. As atividades foram suspensas no início desta manhã por uma hora e a manifestação voltará a ocorrer à tarde, das 14 às 15 horas.

Além disso, os funcionários do 1º e 3º turnos não devem trabalhar no sábado (30) e no domingo (1º), segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC). Os colaboradores do 2º. turno não têm expediente nos fins de semana.

De acordo com o sindicato, a Volkswagen ofereceu 80% da PLR que será paga aos metalúrgicos do ABC paulista e ainda não teria conhecimento sobre qual seria esse montante. O acordo ainda não teria sido fechado em São Paulo. Os trabalhadores da unidade da RMC reivindicam PLR de R$ 12 mil. O valor deve ser pago em duas parcelas de R$ 6 mil – a primeira para ser paga em maio e a segunda em janeiro de 2012.

Uma assembleia foi marcada para a manhã de segunda-feira (2) e a categoria irá decidir se entra ou não em greve. A fábrica de São José dos Pinhais tem 3,6 mil trabalhadores. Cerca de 810 veículos são produzidos por dia nessa unidade.

A Gazeta do Povo tenta o contato telefônico com a assessoria de imprensa da Volkswagen, que atende em São Paulo, mas não tinha obtido sucesso até o meio-dia.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Pátio Batel abre em setembro de 2012 em Curitiba.

                                                                                                                                   Divulgação
             Divulgação / Fachada do Pátio Batel: Louis Vuitton e Tiffany devem chegar ao Sul do país
                 Fachada do Pátio Batel: Louis Vuitton e Tiffany devem chegar ao Sul do país

O Pátio Batel, novo shopping da cidade instalado no coração do bairro mais classe A de Curitiba, abrirá as portas em setembro de 2012. A informação foi dada ontem, durante o lançamento oficial do empreendimento, que representa um investimento de R$ 280 milhões saídos inteiramente dos bolsos do empresário Salomão Soifer. Na zona de influência de quatro dos principais shoppings da cidade, o empreendimento tem o compromisso de ser diferente, mas não de elite – como gosta de frisar Soifer. “Entre as coisas que aprendi nesses quase 30 anos de shopping e 77 de vida é que as pessoas adoram comprar bem pelo menor preço. O Pátio Batel terá algumas lojas sofisticadas, mas não será elitista.”

Entre os atrativos estão o projeto arquitetônico do carioca Antônio Paulo Cordeiro, bem integrado com o bosque de 8 mil metros quadrados que foi preservado, a previsão de dez marcas internacionais, trazidas pela primeira vez ao Sul do país, e salas de cinema vip com algumas mordomias.

Entre as empresas em negociação, Priscila Palma, que coordena o trabalho de locação do Pátio Batel, admite que Louis Vuitton, Tiffany & Co, Burberry, Ermenegildo Zegna e Hugo Boss estão em negociação. “São marcas que já estão em grandes centros como São Paulo, mas que, se confirmadas, virão pela primeira vez ao Sul do país, para Curitiba”.

De acordo com Priscila, ao menos 15% das 200 lojas, que ocupam parte dos 29,7 mil metros quadrados de espaços comerciais do empreendimento, já estão com contratos de locação fechados.

O circuito de cerca de 1 quilômetro de compras vai se concentrar no térreo e nos dois andares superiores do empreendimento, que possui um total de nove pavimentos: os cinco subterrâneos apenas para o estacionamento (2.300 vagas) e o último, um terraço com quase 2 mil metros quadrados, destinado para o lazer, com cinema e um espaço privilegiado para restaurantes de maior renome. Além da rede fast food McDonald’s, no entanto, ninguém confirma nenhum outro nome da área gastronômica como interessado.

O tamanho das lojas vai de 24 metros quadrados a cerca de 1 mil metros quadrados. O Grupo Soifer, que também administra o Mueller e o São José, em São José dos Pinhais, entre outros negócios, não quis falar em preços de locação. “Não há um preço de metro quadrado fechado porque estamos tentando reunir as lojas e os serviços de maneira casada, para, por exemplo, marcas que ‘combinem’ estejam próximas umas das outras”, diz Priscila.

Projeto
Pela preservação do bosque e outras medidas que diminuíram o tamanho útil do terreno – como a entrada de desaceleração de automóveis que ocupou um recuo de 20 metros na fachada para aliviar o trânsito na região – o Pátio Batel é um pouco mais verticalizado que outros shoppings. “Mas, ao mesmo tempo, tem um projeto que foge do padrão caixa de sapatos, bastante transparente e que se integra com a cidade e com o bosque”, explica o arquiteto Antônio Paulo Cordeiro, o mesmo que desenhou o Mueller, há 28 anos, a partir da centenária Fundição Marumby, na Avenida Cândido de Abreu. Por causa dessa verticalização, o shopping terá 32 escadas rolantes e 7 elevadores. “Por ser assim vertical, tem de ter uma circulação bem facilitada”, completa Cordeiro.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Projeto proíbe pedágio no Centro de Curitiba.

Cobrança já é adotada em outras cidades do mundo para desafogar o trânsito em áreas centrais.

                                                                                                   Walter Alves/Gazeta do Povo
          Walter Alves/Gazeta do Povo / A Rua Marechal Deodoro, uma das principais da região central, deve permanecer livre de taxações
             A Rua Marechal Deodoro, uma das principais da região central, deve permanecer livre de taxações

A possibilidade de o motorista curitibano ter de pagar uma taxa para usar as ruas da região central da cidade nos horários de pico está cada vez mais longe de ser concretizada. Nesta semana, foi discutido na Comissão de Serviço Público da Câmara Municipal de Curitiba o projeto de lei da vereadora Renata Bueno (PPS) que impede que seja instituído o pedágio ou qualquer outra forma de controle pago de acesso a vias públicas dentro do perímetro urbano.

Já aprovada na Comissão de Legislação e Justiça, a proposta da vereadora é semelhante a um projeto do vereador Francisco Garcez (PSDB), de 2010, que proíbe qualquer cobrança pela circulação a partir de chips eletrônicos, que fazem parte da proposta do Sistema de Iden­ti­fi­cação Automática de Veículos, plano de controle da frota do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que deve ser implantado em todo o país a partir de 2012.

Ainda sem data para ser votado no plenário, se o projeto da vereadora for aprovado, Curitiba não poderá adotar uma solução cada vez mais usada em várias cidades do mundo para controlar o trânsito. “É perigoso apresentar um projeto sem fornecer outra alternativa. No ritmo que estamos, vai chegar o momento em que a única solução será o pedágio. E proibi-lo não é o melhor caminho”, defende o coordenador do Fórum de Mobilidade Urbana de Curitiba, André Caon.

Ir e vir
Para a autora do projeto, o pedágio cerceia a liberdade da população de ir e vir. “Mesmo que a atual gestão não tenha intenção de pedagiar, não sabemos quem vai administrar a cidade no futuro. Não podemos proibir o cidadão de transitar dentro da própria cidade”, diz Renata Bueno. Relacionada à população, a frota de veículos de Curitiba é a maior do país – são 1,205 milhão de automóveis para 1,7 milhão de habitantes.

O arquiteto e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Paulo Moraes considera um absurdo proibir algo que ainda não é nem cogitado. “Não é uma opção agora, mas quando for, vão precisar mudar a lei. O projeto não faz sentido.” O professor afirma que o pedágio urbano é um instrumento que não pode ser descartado.

A opinião do coordenador do curso de Arquitetura e Urba­nismo da Universidade Positivo, Orlando Pinto Ribeiro, é semelhante. “O fato de existir uma lei que proíba, não impede que uma alteração no futuro seja feita.” Para ele, o pedágio é interessante desde que seja acompanhado por outras medidas, como a proibição de estacionamento e a criação de vagas públicas nos miolos das quadras.

Contrário à ideia de pedágio, o arquiteto Reginaldo Reinert, do setor de Planos e Estruturação Urbano do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curi­tiba (Ippuc), afirma que a implantação da cobrança significaria que nenhuma medida de planejamento já adotada pela cidade deu certo.

Outros exemplos
Veja outros países que adotaram o pedágio urbano:

Cingapura
- Implantado desde 1975, a cobrança de pedágio urbano é feita pelos tags eletrônicos, sem necessidade de cancelas ou outras barreiras físicas. Em 15 anos, os congestionamentos foram reduzidos em torno de 40%.

Suécia
- Em Estocolmo, o pedágio foi implantado em 2007. A medida chegou a ser refutada por 75% da população. Um ano depois, no entanto, 67% das pessoas eram a favor e reconheciam que haviam tido mais ganhos do que perdas. Todos os carros têm uma caixa no parabrisas do veículo. Quando entram no centro, a caixa é detectada por um scanner, que automaticamente envia a cobrança no cartão de crédito do dono do veículo.

Holanda
- Ao invés do pedágio, o país anunciou que começará a cobrar por quilômetro rodadoa partir de 2012. A tarifa básica será de 3 centavos de euro por quilômetro, com previsão de reajuste gradual até chegar a 6,7 centavos de euro em 2017. Os valores serão maiores nas vias mais movimentadas e nos horários de pico. Carros híbridos e econômicos terão descontos. Para que o sistema funcione, todos os carros terão de ter aparelhos de GPS.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Diretoria do Grêmio Prudente vai reformular o elenco.

Rodrigo Pastana, dirigente do time prudentino, disse que mudanças serão definidas até a próxima terça.

         
             Foto: Divulgação

Após a eliminação da Copa do Brasil, os jogadores do Grêmio Prudente têm cinco dias de folga até o próximo treino, que ocorre na terça-feira, dia 3. Segundo o diretor de futebol do clube, Rodrigo Pastana, o clima é de tristeza pela não classificação para as quartas de final da competição e o foco agora é o Campeonato Brasileiro da série B.

De acordo com Pastana, durante o dia de ontem a diretoria do clube se reuniu com o técnico Márcio Goiano e com a comissão técnica para discutir a reformulação do elenco. "Com certeza jogadores devem sair e outros novos virão, definiremos isso até terça-feira.

 Estamos em clima de tristeza, mas bola pra frente e agora vamos pensar no futuro, no Campeonato Brasileiro", conta. O diretor se recusou a revelar o nome das futuras contratações, para não atrapalhar o processo de negociação. Pestana conta também que a programação de treinos até o dia 28 de maio já está sendo realizada. "Estamos definindo a programação dos treinos até o dia 18, dia que o elenco viaja para Goiânia enfrentar o Goiás pelo Campeonato Brasileiro da Série B", afirma.

Técnico – Quanto aos boatos de que o técnico Márcio Goiano sairia do time para comandar a equipe do Criciúma, Pastana declara que o técnico está participando de todo o processo de reformulação da equipe e que já deu sua resposta. "Ele já disse para toda a imprensa que não vai, é preciso parar de alimentar esse tipo de boato", diz.

Em entrevista na semana passada, Goiano afirmou que recebeu proposta do clube catarinense, mas destacou que possui projetos e quer alcançar seus objetivos no time prudentino. "Eu já trabalhei no Criciúma, mas estou feliz aqui em Prudente. A cidade me acolheu muito bem e estou bem tranquilo com essa equipe. Hoje não existe possibilidade dessa mudança", destacou.

Fonte: Jornal Oeste Notícias

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Eleitores de Curitiba enfrentam fila para fazer o recadastramento biométrico no TRE.

Atendimento levava em média uma hora nesta manhã. Todos os eleitores de Curitiba terão de se recadastrar até 20 de janeiro de 2012.

       
          Foto: Divulgação

Os eleitores de Curitiba enfrentavam fila para fazer o recadastramento biométrico, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no bairro Prado Velho, nesta quinta-feira (28). O atendimento levava em média uma hora pela manhã. A capital paranaense utilizará o sistema de identificação por meio da impressão digital nas eleições de 2012 e por isso 1,3 milhão de eleitores terão de se recadastrar. Cerca de 60 mil já compareceram ao TRE.

A assessoria de imprensa do TRE informou que os 150 guichês estavam atendendo nesta quinta-feira. O movimento aumentou porque muitos eleitores nascidos em janeiro estão procurando o TRE. Um calendário foi estabelecido para facilitar e organizar a ida dos curitibanos à sede do órgão, mas não existe a obrigatoriedade de segui-lo. A pessoa nascida em janeiro – assim como os demais eleitores - poderá comparecer ao TRE até o fim do prazo do recadastramento, que deve acabar em 20 de janeiro de 2012.

           
                Urna Biométrica

O período da manhã e o início da tarde são os horários que têm sido mais movimentados. O tempo de espera para atendimento costuma ser menor entre 16 e 18 horas. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Haverá atendimento também neste sábado (30) no TRE, das 9 às 18 horas.

O eleitor que tiver em dúvidas pode entrar em contato com o TRE-PR por meio dos telefones (41)3330-8673   (41)3330-8673  ou (41) 3330-8500 (41) 3330-8500. O endereço do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná é Rua João Parolin, 224, no bairro Prado Velho.

Recadastramento
O comparecimento é obrigatório e quem não fizer a revisão cadastral terá o título cancelado. Também não poderá fazer o passaporte ou matricular-se em nenhum curso superior (tanto em universidades públicas como em particulares). Os servidores públicos que não atenderem à convocação do TRE terão o pagamento do salário suspenso. O recadastramento será feito de acordo com o mês de nascimento do eleitor e com a apresentação de documento com foto e comprovante de residência. As cidades da região metropolitana não estão incluídas na revisão eleitoral.

Curitiba é uma das 187 cidades que irão implantar a eleição biométrica no ano que vem. A expectativa do TSE é que, em todo o Brasil, 6,1 milhões de eleitores compareçam aos postos de atendimento e cartórios para coleta das impressões digitais neste ano e cerca de 10 milhões de pessoas utilizem a impressão digital para identificação nas próximas eleições.

Além de Curitiba, o recadastramento será feito em todos os municípios de Alagoas e Sergipe, em seis cidades de Pernambuco (Aliança, Caruaru, Catende, Macaparana, Sanharó e Vicência), em Goiânia e nos municípios paulistas de Jundiaí e Itupeva.

As informações coletadas pela Justiça Eleitoral servirão de base para que futuramente seja expedido o Registro de Identificação Civil (RIC), o documento único de identificação para substituir a carteira de identidade, CPF e o título de eleitor.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo

CMN cria novas regras para emissão de cheques.

Folhas de cheques terão validade de seis meses a partir da data de confecção pelo banco. O objetivo é tornar mais seguro o recebimento desse instrumento de pagamento.

        
             Foto: Ilustração

O Conselho Monetário Nacional (CMN) criou nesta quinta-feira novas regras para emissão de talão de cheques e a sua compensação. O objetivo é tornar mais seguro o recebimento desse instrumento de pagamento. Os bancos terão de refazer os contratos com os clientes para estabelecer claramente os critérios para concessão de talões de cheque, entre outros pontos. Precisarão, ainda, criar um cadastro no qual o comerciante terá informações sobre o cheque que estiver recebendo. Além disso, as folhas de cheques terão validade de seis meses a partir da data de confecção pelo banco.

As instituições financeiras terão o prazo de um ano para se adequar às novas normas. "É preciso dar mais robustez às regras, para que a pessoa que está recebendo o cheque tenha mais segurança e transparência", afirmou o chefe do Departamento de Normas do Banco Central, Sergio Odilon dos Anjos. "O foco no aspecto comercial é muito grande. As pessoas que recebem o cheque precisam ser protegidas", destacou. Os cheques correspondem atualmente a 15% do volume de pagamentos feito no País.

Hoje, os bancos arbitram sobre a concessão de talão de cheques para os clientes. No entanto, não estão obrigados a explicar os critérios da decisão. A partir de agora, os critérios para emitir ou não o talão terão de estar expressos no contrato. "Estamos tornando esta norma mais clara. As condições terão de ser feitas contratualmente", disse Odilon dos Anjos. No prazo de um ano, todos os contratos terão de ser refeitos. Nos novos contratos, a regra entra em vigor imediatamente.

Para o BC, a medida pode ajudar a reduzir a emissão de cheques sem fundos. Segundo os dados da instituição, dos 1,12 bilhão de documentos compensados em 2010, no valor de R$ 1,029 trilhão, 71 milhões de cheques foram devolvidos, no valor de R$ 83 bilhões. Do total de devolução, 63 milhões foram por falta de fundos, somando R$ 70 bilhões.

Outra obrigatoriedade aprovada hoje pelo CMN é a impressão na folha do cheque da data de confecção do talão. O prazo de validade será de seis meses. Cheques confeccionados há mais tempo poderão ser recusados pelo comerciante.

BO e consulta
Além disso, os bancos terão de ser mais rigorosos na exigência do boletim de ocorrência policial para sustar cheques em caso de furto e extravio. "O boletim policial se torna obrigatório para que a sustação seja definitiva", disse Odilon dos Anjos. O emissor do cheque terá dois úteis, após o pedido de sustação, para entregar o boletim de ocorrência. Caso contrário, o banco pode compensar o cheque.

As instituições financeiras terão, ainda, de criar um sistema que consolide em um único lugar a consulta de informações sobre o cheque. O comerciante, por exemplo, poderá receber informações se o cheque foi sustado ou está bloqueado, se é de conta com bloqueio judicial ou de conta encerrada.

Os atuais mecanismos de consulta, como o Serasa, informam se o emissor do cheque tem histórico de cheques sem fundos, mas não prestam informações sobre o cheque em si. Odilon dos Anjos disse que a tendência é que os bancos se reúnam para formar um único serviço. Eles poderão cobrar uma taxa pelo serviço. "Não entramos no custo. Os bancos podem cobrar, porque evidentemente há um custo da operação", explicou.

Outra decisão do CMN obriga as instituições financeiras a informarem ao cliente que teve o cheque devolvido o nome e a agência bancária da pessoa que depositou o cheque. O BC entende que este mecanismo vai possibilitar ao proprietário do cheque sem fundo acertar a dívida e limpar o nome no mercado. Como os cheques muitas vezes passam de mão em mão antes de serem depositados, o emissor tem dificuldade para resgatar o cheque devolvido. Se inscrito no Serasa, tinha que esperar o prazo de cinco anos para ver o nome limpo. Esta medida entra em vigor imediatamente porque não necessita de prazo para implementação.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo/Agência Estado

Passageiro de ônibus que não respeitar assentos preferenciais poderá pagar multa em Curitiba.

Para que isso ocorra, seria necessário regulamentar a lei do transporte municipal que não prevê punição para esses casos.

            
                Foto: Divulgação

O desrespeito aos assentos reservados para idosos e deficientes físicos no transporte público de Curitiba foi tema de uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira (28) no Ministério Público do Paraná (MP-PR). Além da promotora Rosana Bevervanço, representantes da Urbanização de Curitiba (Urbs), da Fundação de Ação Social (FAS) e dos conselhos municipais e estaduais dos direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência estiveram presentes no encontro que anunciou a criação de um grupo para discutir o tema e buscar soluções.

Uma das primeiras medidas sugeridas na reunião é a aplicação de multa aos passageiros que não respeitam os assentos preferenciais. Para que isso ocorra, seria necessário regulamentar a lei do transporte municipal que não prevê punição para esses casos. O grupo deve se reunir com vereadores para apresentar propostas e buscar soluções para o problema.

A intenção da multa, que poderia ser com dinheiro ou com a prestação de serviços públicos, é evitar que os usuários do transporte público ocupem os espaços preferenciais sem necessidade. A medida poderia funcionar nos moldes da lei antifumo ou das vagas especiais.

Quanto à fiscalização, a Urbs declarou que não poderia ser uma responsabilidade atribuída aos motoristas ou cobradores e o MP-PR concordou, para que não haja acúmulo de funções. Com isso, será preciso encontrar uma solução para a questão.

Outra questão é a ocupação dos assentos especiais para as pessoas que estão acompanhando os idosos ou deficientes nos ônibus. A ideia que estas pessoas também possam ocupar os assentos preferenciais.

Novas reuniões do grupo devem ser agendadas a partir do próximo mês para que as proposições sejam discutidas.

  • Saiba mais

  • MP cobra respeito a vagas preferenciais


  • Fonte: Jornal Gazeta do Povo

    Banda larga em 4 mil cidades exigirá R$ 7 bi, diz Bernardo.

    O investimento necessário para implantar redes de fibras óticas e redistribuir o sinal para difusão da internet de alta velocidade nos mais de quatro mil municípios previstos no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) é de R$ 7 bilhões. A informação foi dada hoje pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

    O ministro reafirmou a disposição da presidente Dilma Rousseff, anunciada na semana passada, de garantir recursos de até R$ 1 bilhão por ano para a Telebrás investir nessa frente, em um montante que, ao longo de quatro anos, chegaria a R$ 4 bilhões. Bernardo não explicitou de onde viriam os R$ 3 bilhões restantes mas deu a entender que ficariam a cargo do setor privado e dos "parceiros". "A banda larga é tarefa do governo e das empresas que atuam no setor", afirmou.

    Escolas
    A presidente Dilma já está ciente do descumprimento, por parte de algumas empresas, das metas de implantar a banda larga em todas as escolas públicas do País. "Vamos ter uma conversa séria com as empresas", afirmou Bernardo. Segundo o ministro, as informações foram levadas à presidente por meio de relatório preliminar da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). "Se precisar dar bronca, vai ter", alertou.

    Ontem, o secretário-executivo do ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, disse ainda que a Anatel constatou que as concessionárias não cumpriram o acordo acertado nas metas de universalização vigentes de levar banda larga para cerca de 60 mil escolas públicas em todo o País em troca dos postos de serviços telefônicos.

    As empresas tinham de levar conexão com velocidade de 1 Mbps até 31 de dezembro de 2010 e aumentá-la para 2 Mbps a partir de 1º de janeiro de 2011, mas só CTBC e Sercomtel teriam cumprido 100% da obrigação.

    Fonte: Jornal Gazeta do Povo/Agência Estado

    Energético e álcool, uma mistura perigosa.

    Associação entre as duas substâncias estimula a dependência e acelera a destruição de células cerebrais. O problema é a cafeína.

                              Hedeson Alves/ Gazeta do Povo / Médicos afirmam que energético mascara efeitos da bebida alcoólica
                                       Médicos afirmam que energético mascara efeitos da bebida alcoólica


    A mistura entre bebida alcoólica e energéticos, comum em bares frequentados por jovens, é mais prejudicial do que quando se consome apenas álcool. O problema é a presença de cafeína, que oculta os efeitos do álcool e leva a pessoa a beber mais. O gosto forte de algumas bebidas destiladas, como uísque e vodca, por exemplo, é mascarado pela substância. Pes­quisadores brasileiros mostraram que a associação entre as duas substâncias estimula a dependência e acelera a destruição de células cerebrais.

    O álcool é um depressor e após ingerir uma dose começam os primeiros sintomas de relaxamento e sonolência. A cafeína, por outro lado, é um estimulante e causa uma sensação de euforia e excitação. A união entre os dois faz o usuário não sentir as consequências da ingestão alcoólica. É como se o corpo ficasse preparado para mais doses. Com a redução do efeito sedativo, a pessoa fica apta a beber por mais tempo e não percebe a embriaguez.

    Nos EUA, fabricantes de bebidas energéticas ganharam um ultimato do governo para mudar a fórmula de seus produtos. Lá, os energéticos já contêm álcool e altas doses de cafeína. Há produtos que chegam a ter 500 mg de cafeína, o dobro da indicação diária. Além da alta concentração desta substância, a porcentagem de álcool é maior que em outras bebidas, fazendo com que jovens tenham alterações comportamentais com apenas uma lata.

    Alcoolismo
    Pesquisadores brasileiros foram pioneiros ao apontar os malefícios desta associação. Em 2006 investigadores da Universidade Federal Paulista (Unifesp) publicaram um artigo na revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research mostrando que a cafeína estimula o consumo de mais álcool e mascara os efeitos depressores. A publicação revelou que os entrevistados sentiam menos dor de cabeça, fraqueza e boca seca ao ingerir os energéticos. Entretanto, a coordenação motora era afetada.

    A pesquisadora Maria Lúcia Souza-Formigoni, Ph.D. em Psiquiatria, coordenadora do estudo, argumenta que a grande questão é que o energético aumenta a palatabilidade da bebida alcoólica. “O jovem não está acostumado com o sabor do uísque e com o energético a ingestão é facilitada.”

    Algumas pesquisas sugerem que o uso desta combinação pode facilitar o alcoolismo, já que o indivíduo se acostuma a beber regularmente e geralmente tem uso abusivo. Maria Lúcia afirma que há dois momentos na vida dos jovens em que a bebida está mais presente. A primeira é entre 13 e 15 anos, quando há a passagem para o ensino médio, e a segunda na passagem para a universidade. Principalmente nestes momentos a associação com energéticos pode definir o abuso e a dependência do álcool.

    Professora livre docente do Departamento de Darmacologia da Unifesp, Soraya Smaili liderou uma pesquisa sobre o efeito da mistura entre álcool e energéticos no sistema nervoso central. O resultado foi que a associação pode ser até três vezes mais prejudicial. Nos testes realizados por ela, após 24 horas 60% das células cerebrais expostas à mistura estavam mortas.

    Soraya afirma que pesquisadores temem o fato de tanto o álcool como a cafeínas serem vendidos quase indiscriminadamente. O álcool, mesmo restrito a maiores de idade, é facilmente comprado por qualquer pessoa. Em relação aos energéticos, não há nenhum tipo de restrição.

  • Saiba mais

  • Veja quanto contém de cafeína em cada bebida


  • Fonte: Jornal Gazeta do Povo

     

    A última manhã normal na Marginal Tiete em são Paulo antes da Indy.

    Direto de São Paulo com, conforme prometido, as imagens da Marginal Tietê na última manhã antes do bloqueio da pista local, a que fica embaixo na foto, para a prova de domingo.

                  Leonardo Bonassoli, enviado especial /

    As fotos foram tiradas pelo celular a partir da janela do quarto de hotel. Era quase 8 horas da manhã desta quinta-feira. Às 22 horas, tudo estará fechado, o que segundo moradores da cidade, deixará o trânsito ainda mais pesado.

               Leonardo Bonassoli, enviado especial /

    Fonte: Jornal gazeta do Povo
    Fotos: Leonardo Bonassoli

    Aeroportos de Maringá, Foz e Curitiba podem adotar parceria público-privada.

    Apresentada pelo secretário José Richa Filho, parceria pode ser usada na ampliação dos três terminais e na construção de outros dois.

            Cesar Machado/Valepress / A pista do aeroporto de Cascavel está em ampliação, mas o terminal de passageiros é insuficiente para a demanda. Governo planeja novo aeroporto na região
               A pista do aeroporto de Cascavel está em ampliação, mas o terminal de passageiros
               é insuficiente para a demanda. Governo planeja novo aeroporto na região

    Os aeroportos de Maringá, Foz do Iguaçu e Curitiba e dois novos terminais em estudo nas regiões Oeste e Sudoeste podem ser os primeiros do estado a adotar modelos de parceria público-privada. A proposta partiu de uma reunião do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, com o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência, Wagner Bittencourt, no início desta semana – quando o governo federal anunciou que fará concessões à iniciativa privada em cinco grandes terminais do país (Guarulhos, Viracopos, Brasília, Confins e Galeão).

    “O ministro se mostrou receptivo quanto a abrir os aeroportos para a iniciativa privada, seja por meio de parcerias ou concessões, e ofereceu apoio para a elaboração do Plano Aeroviário do Paraná, que definiria as prioridades e investimentos do setor no estado, até porque tem a tarefa de fazer o mesmo em nível nacional”, diz Richa Filho. “Não adianta fazermos o plano sozinhos, sem a discussão com a União. Afinal, temos de saber o que há disponível em recursos.”

    Ainda assim, o secretário adiantou que, além do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e o de Foz de Iguaçu – que já são prioridades por causa da Copa do Mundo de 2014 –, o de Maringá e os dois novos terminais concentram o foco de atenção do governo estadual, que tem a intenção de estimular a industrialização do interior.

    Sem propostas
    Os novos terminais ficariam em Renascença (Sudoeste), entre Pato Branco e Francisco Beltrão, e em Cascavel (Oeste), com mais capacidade que o atual e mais próximo da cidade de Toledo. Richa Filho disse que, apesar das discussões, ainda não há qualquer proposta concreta de investidores.

    A pista do atual terminal de Cascavel, com média mensal de 6,7 mil passageiros, está em ampliação, mas o terminal de passageiros não tem capacidade suficiente para atender à região. De acordo com Jorge Lange, presidente da Companhia de Enge­nharia de Transporte e Trânsito (Cettrans), que administra o aeroporto, a obra deve acabar em julho, e um novo terminal de passageiros deve ser construído até 2012 – com isso, outras companhias além da Trip, como Webjet, Gol e Azul, poderiam atuar no terminal.

    O Paraná tem 40 aeroportos e aeródromos públicos, 36 administrados pelos municípios e 4 pela Infraero (Afonso Pena, Bacacheri, em Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu). Procurada pela reportagem, a estatal federal não se manifestou a respeito da abertura do setor para a iniciativa privada.

    Novo modelo
    As concessões anunciadas pelo governo federal serão exclusivas para as obras de ampliação dos terminais. O modelo prevê que a empresa vencedora da licitação execute as obras necessárias e, em contrapartida, explore comercialmente o aeroporto, com aluguel de lojas. O setor aeroportuário é hoje a única área da infraestrutura nacional administrado exclusivamente pelo poder público.

    Parceria em Foz
    No início deste mês, a Gazeta do Povo já havia adiantado uma proposta de parceria público-privada no Aeroporto Internacional Cataratas, em Foz do Iguaçu, encabeçada pelo Fundo de Desen­volvimento e Promoção Turística do Iguaçu, órgão que reúne gestores do setor na fronteira. Os R$ 30 milhões do PAC 2 não seriam suficientes nem para 10% das obras necessárias, entre elas um novo terminal de cargas.

    Com cerca de 26 voos diários e mais de 135 mil passageiros embarcando e desembarcando todos os meses, o Cataratas só perde para o Afonso Pena no estado e viu seu fluxo de passageiros aumentar mais de 40% nos últimos cinco anos, chegando a 1,5 milhão no ano passado.

    Fonte: Gazeta Maringá
    Colaborou Luiz Carlos da Cruz, correspondente em Cascavel

    Guarda Municipal pode ser expulso após acidente com arma no Pronto Atendimento.

    Agente estava trabalhando no PAM quando se feriu na perna por um disparo acidental do próprio revólver. Os guardas municipais não têm autorização para portarem armas de fogo durante o serviço.

    Um guarda municipal de Londrina se feriu na perna com um tiro, disparado pela própria arma, na madrugada desta quinta-feira (28), enquanto trabalhava no Pronto-Atendimento Municipal (PAM). O detalhe é que a Guarda Municipal não tem autorização para portar armas de fogo.

    O secretário de Defesa Social, Joaquim Antônio de Melo, afirmou que está levantando detalhes da ocorrência, mas adiantou que o guarda poderá ser expulso da corporação. O secretário convocou uma entrevista coletiva para às 16h desta quinta para comentar o assunto.

    Conforme Melo, o guarda foi encaminhado para a delegacia, onde será ouvido e responderá por crime de porte ilegal de arma e disparo de arma de fogo em local público. “Ele também terá que apresentar o revólver que estava com ele. A arma desapareceu do local”, disse.

    Fonte: Jornal de Londrina

    Universitária mineira tenta embarcar para a Bélgica com cocaína e acaba presa.

    Do sonho do jovem aspirante do mercado de trabalho à Colônia Penal Feminina do Recife. Este foi o caminho trilhado pela estudante universitária mineira, Mariane Oliveira Gomes, de 21 anos, presa na madrugada de hoje no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, com nada menos que 4,7kg de cocaína colombiana. A quantia é avaliada em 94 mil dólares, o equivalente a aproximadamente R$ 155 mil. Trata-se da maior apreensão da droga, este ano, em aeroportos pernambucanos.

    A jovem, da cidade de Juiz de Fora, mal acreditou em sua prisão, realizada por volta das 1h. Segundo a Polícia Federal, a garota, que fazia um intercâmbio estudantil europeu desde agosto do ano passado, em Dublin, na Irlanda, manteve-se fria durante todo o interrogatório e não contribuiu com as investigações, mas perdeu a pose ao falar com a mãe, por telefone. “Mãe, desculpa, eu errei. Foi só um erro”, começou dizendo aos prantos, segundo os agentes que a detiveram. “Não conta para pai”, teria complementado, com medo da reação do um profissional de siderurgia de Minas Gerais.

    Detectadas pelas máquinas de raio-x, as três malas que carregava continham cocaína envolta em camadas de poliuretano plástico, semelhante a uma fina estrutura de PVC, que simulavam a estrutura interna dos objetos. No entanto, o recurso foi apontado como um corpo estranho às malas e acabou descoberto. De acordo com as investigações, o material foi recolhido em Florianópolis, em Santa Catarina, e seria levado em um voo até Bruxelas, na Bélgica, com escala em Portugal. Pelo transporte, a garota receberia a quantia de R$ 15 mil.

    Além da droga, a polícia apreendeu passaporte, passagens aéreas, cartões de embarque, celular, notebook, câmera fotográfica, 200 euros em dinheiro, além de objetos pessoais, que incluíam perfumes e roupas de marca. “Com certeza era uma garota de classe média e, pelo que conseguimos perceber, não era usuária da droga. Ainda assim, ela não quis revelar os motivos que a levaram a precisar de dinheiro ou as pessoas envolvidas na ação”, explica o chefe de comunicação da Polícia Federal, Giovani Santoro. “Acreditamos que essa tenha sido a primeira tentativa dela de tráfico, já que não há registros de sua entrada em outros países além da Irlanda”, complementa.

    Mariane Gomes foi autuada pelo crime de tráfico internacional de drogas e, se condenada, pode pagar pena que varia entre 5 e 20 anos de reclusão. Na manhã de hoje, ela foi encaminhada à Colônia Penal Feminina do Recife, onde aguarda decisão da justiça.

    Por Ed Wanderley/Diário Pernambucano

    Audiência debate retirada do Camelódromo da praça pública em Presidente Prudente.


                            
                                     Foto: Divulgação

    Será realizada nessa quinta-feira (28) mais uma audiência com o objetivo de acordo entre Prefeitura de Presidente Prudente, Ministério Público Estadual (MPE) e boxistas do Shopping Popular para a retirada do Camelódromo instalado na Praça da Bandeira, área central da cidade, e consecutivamente a revitalização da área, como propõe um inquérito aberto em 2008, conforme o Portal adiantou.

    O MPE deve propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a Prefeitura. Segundo o promotor de Justiça, Marcos Akira, a primeira audiência não será suficiente para chegar a um consenso.

    "Vou ouvir a proposta da Prefeitura. Espero que tenhamos pelo menos algumas ideias sobre a resolução do problema. Será difícil chegarmos a um acordo durante essa reunião. Mas podemos ter vários avanços", sinaliza.

    Akira adianta que o MPE apenas apontará o que tem que ser feito pela Prefeitura. "Não tem como a gente falar para fazer algo. Senão vamos incidir a esfera do Executivo. Só apontaremos o que tem que ser feito. Como vai tirar e onde será posto o Camelódromo é a Prefeitura que decidirá", afirma o promotor.

    Há menos de
    30 dias no cargo, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Mura, revela que pedirá um prazo para solucionar o problema. "De prontidão não temos soluções para o caso. O que a gente pensa é em outro local para os boxistas. Mas é difícil achar área que comporte o Camelódromo".

    Mura acredita em posição flexível por parte da Procuradoria. "Vamos pedir um prazo para o MPE e estudar outra solução. Não tem como tirar os boxistas agora. Só se tiver uma ordem judicial. Nessa semana já tivemos uma reunião sobre barracas de lanches espalhadas pela cidade. Pensei que iam mandar tirar, mas só pediram a readequação e padronização delas", conclui.

    Inquérito

    O inquérito foi sugerido pelo promotor de Justiça de Meio Ambiente Nelson Bugalho, em 2008, com o objetivo de o Ministério Público do Estado apurar responsabilidades pela invasão da praça.

    O processo sugeria os galpões da América Latina Logística (ALL), que ficam ao lado da Praça da Bandeira, para abrigar os camelôs. Porém, o prédio da antiga estação ferroviária abriga órgãos da Prefeitura, como o Procon e a Casa do Artesão. Até mesmo o antigo expurgo - atual Poupatempo - foi cogitado, mas os boxistas não aceitaram deixar a área central.

    Fonte: Portal Prudentino

    Polícia fecha mini-cassino em Presidente Prudente.


                                     
                                                  Foto: Ilustração

    Investigadores do 1º Distrito Policial, sob o comando do delegado Walter Monteiro Magalhães Junior, descobriram, nesta quarta-feira (27), um mini-cassino em pleno funcionamento na Vila Operária, em Presidente Prudente.

    A polícia chegou ao local após receber uma denúncia anônima. Os policiais fizeram a abordagem por volta das 14h30. O cassino funcionava nos fundos de uma mercearia.

    Segundo o delegado, no lugar foram encontradas três máquinas utilizadas para jogos de azar. “Encontramos e apreendemos as três máquinas, porém, a proprietária do estabelecimento comercial não estava”, relata.

    A polícia seguirá com as investigações para saber quem é o verdadeiro dono das máquinas.

    Fonte: Portal Prudentino

    Goleiro Márcio, do Prudente, está próximo de um acerto com o Atlético Paranaense.


                 
                       Foto: Arquivo

    O Atlético está próximo de anunciar a contratação do goleiro Márcio, do Grêmio Prudente. Nesta semana, o Rubro-Negro manifestou interesse no arqueiro Luiz, do São Caetano, mas esbarrou na duração de contrato do jogador com o Azulão, que está trabalhando para sua renovação.

    Desta forma, o Atlético intensificou a sondagem no goleiro de 29 anos e, inclusive, o gerente de futebol, Ocimar Bolicenho, está em São Paulo para tentar fechar com o goleiro.

    "É um jogador que realmente interessa ao Atlético e estamos conversando”, disse o diretor de futebol, Valmor Zimermann à jornalista Nadja Mauad.

    Carreira

    Márcio iniciou sua carreira no São Paulo, em 1999 e, no ano seguinte, foi titular na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em equipe que contava com Júlio Baptista, Hugo, Harrison, Fábio Simplício e Kaká (na reserva). Ainda na base, o jogador conquistou outros oito títulos pelo São Paulo, onde ficou até 2003.

    Suas boas atuações pelos juniores da equipe paulista fizeram com que fosse convocado para a Seleção Brasileira Sub-20, na qual conquistou o título do Sul-Americano da categoria. A conquista levou Márcio ao Mundial Sub-20 de 2001, em que foi banco do então corintiano Rubinho.

    Sem espaço na equipe principal (era terceiro goleiro), foi emprestado ao Paulista em 2004, onde teve grande destaque, sendo vice-campeão do Campeonato Paulista. Seu melhor momento foi na semifinal contra o Palmeiras, onde defendeu duas cobranças de pênalti (após o empate em 3 a 3 no tempo normal) e garantiu a classificação do time interiorano.

    Acabou sendo contratado, também por empréstimo, pelo Grêmio, mas perdeu espaço para Galatto após a disputa do Campeonato Gaúcho. Para piorar sua situação, sofreu uma lesão no ligamento cruzado do joelho esquerdo, que o tirou dos gramados até o ano seguinte. Foi também no tricolor que Márcio foi expulso duas vezes no Brasileirão 2004, por tentativas de agressão aos árbitros. Apesar de ter sido rebaixado à Série B, continuou no clube até meados do ano seguinte, quando foi dispensado.

    Em 2006, acertou com o Paysandu e fez parte da equipe que foi campeã paraense. Ainda sofrendo com a lesão no joelho, disputou apenas duas partidas naquele ano. Chegou ao Ituano em 2007 e sua passagem pelo clube do interior paulista não foi positiva, já que o time de Itu colecionou resultados negativos no restante do ano. Márcio chegou a deixar o clube no início da segunda divisão, período em que passou a treinar no São Paulo por algumas semanas, mas retornou para ser titular na vexatória campanha da Série B.

    Márcio chegou ao Grêmio Prudente em 2008 (na época ainda denominado Barueri), clube que defende atualmente.

    Ficha técnica

    Nome completo: Márcio Augusto dos Santos Aguiar
    Data de nascimento: 20/12/1981 - São Paulo (SP)
    Altura: 1,91m
    Peso: 90 kg
    Clubes em que jogou: São Paulo, Seleção Brasileira Sub-20, Paulista, Grêmio, Paysandu e Ituano.

    Fonte: Furacao.com