quinta-feira, 28 de abril de 2011

Universitária mineira tenta embarcar para a Bélgica com cocaína e acaba presa.

Do sonho do jovem aspirante do mercado de trabalho à Colônia Penal Feminina do Recife. Este foi o caminho trilhado pela estudante universitária mineira, Mariane Oliveira Gomes, de 21 anos, presa na madrugada de hoje no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, com nada menos que 4,7kg de cocaína colombiana. A quantia é avaliada em 94 mil dólares, o equivalente a aproximadamente R$ 155 mil. Trata-se da maior apreensão da droga, este ano, em aeroportos pernambucanos.

A jovem, da cidade de Juiz de Fora, mal acreditou em sua prisão, realizada por volta das 1h. Segundo a Polícia Federal, a garota, que fazia um intercâmbio estudantil europeu desde agosto do ano passado, em Dublin, na Irlanda, manteve-se fria durante todo o interrogatório e não contribuiu com as investigações, mas perdeu a pose ao falar com a mãe, por telefone. “Mãe, desculpa, eu errei. Foi só um erro”, começou dizendo aos prantos, segundo os agentes que a detiveram. “Não conta para pai”, teria complementado, com medo da reação do um profissional de siderurgia de Minas Gerais.

Detectadas pelas máquinas de raio-x, as três malas que carregava continham cocaína envolta em camadas de poliuretano plástico, semelhante a uma fina estrutura de PVC, que simulavam a estrutura interna dos objetos. No entanto, o recurso foi apontado como um corpo estranho às malas e acabou descoberto. De acordo com as investigações, o material foi recolhido em Florianópolis, em Santa Catarina, e seria levado em um voo até Bruxelas, na Bélgica, com escala em Portugal. Pelo transporte, a garota receberia a quantia de R$ 15 mil.

Além da droga, a polícia apreendeu passaporte, passagens aéreas, cartões de embarque, celular, notebook, câmera fotográfica, 200 euros em dinheiro, além de objetos pessoais, que incluíam perfumes e roupas de marca. “Com certeza era uma garota de classe média e, pelo que conseguimos perceber, não era usuária da droga. Ainda assim, ela não quis revelar os motivos que a levaram a precisar de dinheiro ou as pessoas envolvidas na ação”, explica o chefe de comunicação da Polícia Federal, Giovani Santoro. “Acreditamos que essa tenha sido a primeira tentativa dela de tráfico, já que não há registros de sua entrada em outros países além da Irlanda”, complementa.

Mariane Gomes foi autuada pelo crime de tráfico internacional de drogas e, se condenada, pode pagar pena que varia entre 5 e 20 anos de reclusão. Na manhã de hoje, ela foi encaminhada à Colônia Penal Feminina do Recife, onde aguarda decisão da justiça.

Por Ed Wanderley/Diário Pernambucano

Nenhum comentário: