quinta-feira, 28 de abril de 2011

Eleitores de Curitiba enfrentam fila para fazer o recadastramento biométrico no TRE.

Atendimento levava em média uma hora nesta manhã. Todos os eleitores de Curitiba terão de se recadastrar até 20 de janeiro de 2012.

       
          Foto: Divulgação

Os eleitores de Curitiba enfrentavam fila para fazer o recadastramento biométrico, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no bairro Prado Velho, nesta quinta-feira (28). O atendimento levava em média uma hora pela manhã. A capital paranaense utilizará o sistema de identificação por meio da impressão digital nas eleições de 2012 e por isso 1,3 milhão de eleitores terão de se recadastrar. Cerca de 60 mil já compareceram ao TRE.

A assessoria de imprensa do TRE informou que os 150 guichês estavam atendendo nesta quinta-feira. O movimento aumentou porque muitos eleitores nascidos em janeiro estão procurando o TRE. Um calendário foi estabelecido para facilitar e organizar a ida dos curitibanos à sede do órgão, mas não existe a obrigatoriedade de segui-lo. A pessoa nascida em janeiro – assim como os demais eleitores - poderá comparecer ao TRE até o fim do prazo do recadastramento, que deve acabar em 20 de janeiro de 2012.

           
                Urna Biométrica

O período da manhã e o início da tarde são os horários que têm sido mais movimentados. O tempo de espera para atendimento costuma ser menor entre 16 e 18 horas. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Haverá atendimento também neste sábado (30) no TRE, das 9 às 18 horas.

O eleitor que tiver em dúvidas pode entrar em contato com o TRE-PR por meio dos telefones (41)3330-8673   (41)3330-8673  ou (41) 3330-8500 (41) 3330-8500. O endereço do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná é Rua João Parolin, 224, no bairro Prado Velho.

Recadastramento
O comparecimento é obrigatório e quem não fizer a revisão cadastral terá o título cancelado. Também não poderá fazer o passaporte ou matricular-se em nenhum curso superior (tanto em universidades públicas como em particulares). Os servidores públicos que não atenderem à convocação do TRE terão o pagamento do salário suspenso. O recadastramento será feito de acordo com o mês de nascimento do eleitor e com a apresentação de documento com foto e comprovante de residência. As cidades da região metropolitana não estão incluídas na revisão eleitoral.

Curitiba é uma das 187 cidades que irão implantar a eleição biométrica no ano que vem. A expectativa do TSE é que, em todo o Brasil, 6,1 milhões de eleitores compareçam aos postos de atendimento e cartórios para coleta das impressões digitais neste ano e cerca de 10 milhões de pessoas utilizem a impressão digital para identificação nas próximas eleições.

Além de Curitiba, o recadastramento será feito em todos os municípios de Alagoas e Sergipe, em seis cidades de Pernambuco (Aliança, Caruaru, Catende, Macaparana, Sanharó e Vicência), em Goiânia e nos municípios paulistas de Jundiaí e Itupeva.

As informações coletadas pela Justiça Eleitoral servirão de base para que futuramente seja expedido o Registro de Identificação Civil (RIC), o documento único de identificação para substituir a carteira de identidade, CPF e o título de eleitor.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Nenhum comentário: