domingo, 31 de julho de 2011

Organização da 48ª Expo Prudente espera 130 mil pessoas.

Mais de 130 mil pessoas. Essa é a projeção de público que a organização da 48ª Expo Prudente faz para os 13 dias da 48ª Expo Prudente, que ocorre entre 2 e 14 de setembro. A população terá cinco dias de entrada franca no evento. Além disso, um dos maiores eventos do interior paulista terá dois shows com renda revertida para entidades. São eles: Rio Negro e Solimões, no domingo (04/09); e João Neto e Frederico, na quinta-feira (08/09).

“Para nós da organização essa renda revertida às entidades é um motivo de alegria. E temos certeza que será um sucesso total”, comenta. “No final da Expo vamos divulgar o valor que foi revertido para as entidades. Todo o trâmite será bem transparente”, garante um dos integrantes da comissão organizadora, Valtinho Pereira.

As atrações que o público poderá conferir gratuitamente são as seguintes: Lucas e Matheus, na quarta-feira (07/09 – feriado Nacional Independência do Brasil); João Marcelo e Juliano, domingo (11/09); e Edson, ex-dupla Edson e Hudson, quarta-feira (14/07 – feriado municipal de aniversário de 94 anos de Presidente Prudente).

Já os shows pagos, são os seguintes: Marcos e Belutti, sexta-feira (02/09); Munhoz e Mariano, sábado (03/09); César Menotti e Fabiano, terça-feira (06/09); Claudia Leite, sexta-feira (09/09); RPM, sábado (10/09); Paula Fernandes, na véspera do aniversário da cidade (terça-feira –13 de setembro).

De acordo com Pereira, o valor dos ingressos e do passaporte para entrada nos shows será definido na próxima semana.

Fonte: Portal Prudentino

Especialista cobra melhoria para atendimento dos que sofrem de transtorno bipolar.

Esse transtorno afetivo é caracterizado por uma oscilação brusca de humor, quando passam por momentos de “pseudofelicidade” ou euforia, para logo depois entrar em depressão.

A saúde pública brasileira pode ser considerada um exemplo da necessidade de o Estado investir mais no Sistema Único de Saúde (SUS) e nas universidades federais e estaduais para garantir uma das necessidades básicas do cidadão e assim que ele busque sua felicidade. A especialista em transtornos afetivos e coordenadora do laboratório de psiquiatria da Universidade de Brasília (UnB), Maria das Graças de Oliveira, destacou que a rede pública enfrenta um quadro “caótico”, o que inviabiliza, por exemplo, o tratamento de cerca de 12,4 milhões de pessoas com uma doença conhecida como transtorno bipolar.

Esse transtorno afetivo é caracterizado por uma oscilação brusca de humor, quando passam por momentos de “pseudofelicidade” ou euforia, para logo depois entrar em depressão. A psiquiatra disse que do total de pessoas com transtorno bipolar, 1,8 milhão sofre do tipo 1 da doença, o estágio mais grave.

“Na verdade, nem os serviços públicos nem os serviços privados tem capacidade de atender a um contingente desses. Não tem serviços de saúde mental para todo mundo”, ressaltou a médica.

Maria das Graças acrescentou que a maioria dos brasileiros, principalmente os mais pobres, portadores do transtorno bipolar não contam com atendimento ambulatorial e, muito menos, psicoterapia. Para dar essa oportunidade de atendimento pelo SUS, seria necessário investimentos maciços nos hospitais públicos e universitários, especialmente em equipamentos de alto custo no mercado.

A coordenadora do Laboratório de Psiquiatria da UnB cobrou das próprias universidades públicas a responsabilidade por pesquisas de desenvolvimento de tecnologias que permitam “abordagens psicossociais” mais viáveis economicamente para atender um número maior de pacientes bipolares que vivem momentos de uma “felicidade artificial”. “É óbvio que a indústria farmacêutica não vai fazer isso, ela vai pesquisar medicamentos. Quem tem que pesquisar [isso] somos nós da universidade. Eu diria que temos o dever ético de fazê-lo”.

Pesquisas científicas demonstram que essa doença, que oscila entre momentos de euforia e depressão, geralmente é diagnosticada com mais precisão entre os 18 e 25 anos. Segundo ela, estudos mais recentes mostram que, em muitos casos, os portadores da bipolaridade já apresentam os sintomas de um humor patológico desde a infância.

Essa pseudofelicidade, no caso do transtorno bipolar, é caracterizada por estados de impulsividade, arrogância, pensamento acelerado, fala rápida e com atropelo de palavras sem permitir a terceiros participarem da conversa, pouco período de sono e, o mais grave, atos de inconsequência que lhe trazem repercussões negativas a curto prazo.

Maria das Graças aposta nas trocas de experiências entre as pessoas com bipolaridade, pela formação de grupos de apoio, criando uma “rede de proteção”, em que a pessoa e seus familiares se sintam acolhidos. Ela foi uma das responsáveis por viabilizar, em 1999, a Associação Brasileira de Familiares Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata) que atua no Hospital das Clínicas de São Paulo.

“O motivo é sentir que você não está sozinho no mundo. Isso já é muito bom. Já tem, psicologicamente um efeito de proteção coletiva”, disse a psiquiatra. Ela acrescentou que o grupo funciona como uma forma de o paciente aprender a lidar melhor com a doença, a partir das experiências de outra pessoa.

Um grupo parecido atua a cerca de dois anos em Brasília, é o Núcleo de Mútua Ajuda a Pessoas com Transtornos Afetivos (Apta), também concebido por Maria das Graças e outros profissionais da Faculdade de Medicina da UnB. Os integrantes reúnem-se todos os sábados, entre as 15h e as 16h30. Para participar dos encontros, basta entrar em contato com a Faculdade de Medicina pelo telefone (61) 3107-1978 begin_of_the_skype_highlighting              (61) 3107-1978      end_of_the_skype_highlighting.

Fonte: Agência Brasil

Ginástica mobiliza escola carente no Campo do Santana.

Projeto de escola municipal reúne 200 meninas para aprender esporte. Mesmo sem estrutura ideal, grupo já colhe os frutos e se apaixona pela modalidade.

                                                                                                  Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
             Daniel Castellano/ Gazeta do Povo /  Ginásio de Educação Física se transforma, diariamente, em área de treino de GR, com ajuda das alunas da Escola Helena Kolody
                 Ginásio de Educação Física se transforma, diariamente, em área de treino de GR, com
                 ajuda das alunas da Escola Helena Kolody

No tapete do ginásio de esportes, a garota ensaia a série de dança, embalada pelo ritmo que ecoa do som posicionado perto dos professores. Durante os cerca de 90 segundos de apresentação, uma câmera registra todos os movimentos em busca dos detalhes que ainda precisam ser acertados.
Enquanto isso, fora do tapete, dez meninas, com não mais de 1,40 m de altura, unem forças para carregar um grande colchão de ginástica para dentro do colégio. O esforço não deixa ninguém de cara feia. Todas estão animadas depois de mais um dia de atividades.

Assim são os treinos da equipe de ginástica rítmica da Escola Municipal Helena Kolody, no afastado bairro do Campo do Santana, em Curitiba. A equipe se prepara para a disputa do Campeonato Paranaense pré-infantil e infantil – entre 9 e 11 anos – que começa a ser disputado na próxima quinta-feira, no Ginásio do Tarumã.

Catorze atletas vão participar da competição, frutos de um projeto que começou na escola em 2007. “Naquele primeiro ano, atendíamos as meninas apenas aos sábados. Depois, conseguimos transformar o projeto da ginástica em uma atividade do contraturno do colégio”, conta um dos professores da modalidade, Robson Machado.

Hoje, cerca de 200 alunas praticam ginástica rítmica na escola. O projeto só cresceu por vontades individuais: dos professores em dedicar tempo extra, além das atividades da escola, e das meninas, que adotaram a escola como um lugar maior do que apenas para aprendizado.

Do total, 35 meninas fazem parte da equipe que participa de competições. Quando os colegas aproveitavam as férias, elas iam para a escola em dois turnos para refinar os movimentos com maças, fitas, bolas, arcos e cordas.

O esforço é conjunto para se superar os obstáculos que aparecem durante a preparação das atletas, afinal, o ambiente de treino é uma escola e não um ginásio com fins esportivos. “Precisamos de aparelhos, que são caros. Alguns vêm por doação; outros conseguimos via Lei de Incentivo ao Esporte do município. Muitos equipamentos somos nós mesmos [professores e alunas] que compramos”, relata Machado.

“Dividimos o espaço com as aulas de Educação Física da es­­cola. Então, todos os dias, levamos e trazemos os aparelhos que usamos”, complementa outra professora do projeto, Nátia Miguel da Silva.

E os resultados estão aparecendo. A equipe do Helena Kolody já é campeã interescolar de 2009 e ficou em segundo lugar, por conjunto, em um torneio nacional da modalidade, disputado neste ano em Forta­­le­­za.

Com a GR, muitas meninas tiveram oportunidade de conhecer lugares que provavelmente levariam mais tempo para visitar. “Em Fortaleza, tinha meninas que viram o mar pela primeira vez”, conta a professora.

“Tudo começou como hobby, eu gostei bastante e depois ficou mais sério”, diz Eva Paz, de 15 anos, campeã paranaense adulta nível 2 (espécie de Segunda Divisão) em 2011. “Eu nem sabia como era o esporte, mas experimentei, gostei e hoje me esforço bastante”, conta Emilly Matos, 10 anos, que, graças à ginástica, conseguiu uma bolsa de estudos em um colégio particular da cidade.

O campeonato estadual é mais uma chance para as meninas provarem que o que era uma brincadeira virou coisa séria. Aliás, em uma modalidade em que com 15 anos as meninas são consideradas adultas, a maturidade tem de ser antecipada. “Elas se sacrificam desde pequenas, mas tudo passa a valer a pena quando a gente vê o desenvolvimento não apenas no esporte, mas também na formação pessoal dessas meninas”, afirma Nátia.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Busca da felicidade pode fazer parte da Constituição brasileira.

O texto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e está pronto para ser votado no plenário da Casa. Se aprovado, segue para a Câmara.

O Brasil pode ser um dos países a seguir a orientação da ONU que reconhece a busca da felicidade como "um objetivo humano fundamental". A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 19, que tramita no Senado há cerca de um ano, pretende acrescentar a felicidade na lista dos direitos sociais previstos no Artigo 6º da Constituição. O texto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e está pronto para ser votado no plenário da Casa. Se aprovado, segue para a Câmara.

Para o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), autor da PEC, a inciativa não se resume a incluir a palavra à Constituição. Ele destaca que o Estado deve propiciar ao cidadão direitos sociais que lhe proporcionem bem-estar.

“Todo mundo tem que ter o direito de buscar a felicidade. Essa busca da felicidade é atrapalhada ou facilitada, pelo Estado, pelo governo”, ressaltou o parlamentar, à Agência Brasil. Segundo Cristovam, inflação alta, filas em hospitais e para conseguir vagas em escolas públicas, por exemplo, são fatores que atrapalham a felicidade do cidadão, cabendo ao governo e aos políticos darem uma solução para esses problemas.

De acordo com o senador, a proposta foi mal interpretada por parlamentares, o que impossibilitou a votação do texto no primeiro semestre. O pedetista destacou ainda ações governamentais, como o Plano Real e o Programa Bolsa Família, que ajudaram as pessoas “a caminhar em direção à felicidade”.

Na vida pessoal, Cristovam tem uma receita para conviver com a conturbada rotina político-partidária, marcada por intrigas, conchavos e acordos nem sempre transparentes. “Eu deixo as dificuldades no trabalho”, disse. Mas, salienta que não tem como deixar de se inconformar com a infelicidade de milhares de cidadãos brasileiros vítimas da violência, da pobreza e da desigualdade.

Recentemente, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou resolução que reconhece a busca da felicidade como "um objetivo humano fundamental". Mais do que um anseio individual, a ONU estabelece a importância de criação de políticas públicas com essa finalidade.

Há 25 anos no Parlamento, o presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Paulo Paim (PT-RS), considera importante o papel do legislador em contribuir com a população para a busca da felicidade.

“O Orçamento, por exemplo, deveria trazer mais investimentos em políticas para os idosos, tanto para o aposentado quanto para aquele que não é aposentado. O Orçamento poderia cada vez mais investir na política para a educação, no combate à violência e em segurança pública”, destacou o senador.

O peemedebista Pedro Simon (RS), também há décadas no Congresso, já se mostrou desiludido com o caminho que toma o cenário político quando reiterou por várias vezes sua determinação de abandonar a vida pública quando encerrar seu mandato de senador em 2015. Nesses momentos “de angústia”, ele busca na família o amparo necessário para lidar com as frustrações.

Simon disse que está satisfeito com o trabalho desempenhado no Senado, guardadas as devidas limitações a que é imposto. “Estamos vivendo uma época muito triste, uma época em que o Brasil é o país da impunidade, em que só ladrão de galinha vai para a cadeia, um país onde nenhum dos Três Poderes faz aquilo que tem que fazer e pouco está preocupado com isso.”

Fonte: Agência Brasil

Trip Cargo é lançada e espera alcançar 2% do faturamento da empresa.

            

A Trip Linhas Aéreas passará a atuar no setor de transporte de cargas com a marca Trip Cargo. Para a criação da divisão, a empresa de aviação lançou mão da estrutura de todas as suas bases, com o investimento inicial de aproximadamente R$ 1 milhão. A meta é que a nova divisão seja responsável por cerca de 2% do faturamento da companhia aérea no curto prazo.
O novo serviço será operado nas 85 cidades atendidas pela Trip Linhas Aéreas em todas as regiões do Brasil. Além do aproveitamento da malha, a Trip Cargo terá à disposição toda a frota da Trip, composta por 47 aeronaves entre Jatos Embraer e turbo-hélices franco italianos ATR. ‘Assim garantimos capilaridade e capacidade, de forma a prestar um serviço com a qualidade reconhecida da Trip’, reforça Evaristo Mascarenhas, diretor de marketing e vendas da  Trip Linhas Aéreas.
Seguindo o modelo de negócios da companhia aérea, a proposta é que a Trip Cargo faça grande diferença especialmente nas cidades do interior do País, não apenas onde só a Trip opera, mas em todas as demais cidades, já que a operação permite a integração entre as bases da empresa.. ‘Destacadamente, a operação será muito forte nos municípios da Região Norte, que ainda hoje é o transporte de cagas é concentradamente atendido apenas pelos modais fluvial e terrestre’, exemplifica Mascarenhas.

Para dar conta da operação serão criados inicialmente 150 postos de trabalho. As maiores bases serão localizadas nos HUBs da Trip, nos aeroportos da Pampulha e Confins (MG); Manaus (AM);Curitiba (PR); Cuiabá (MT); Belém (PA); Campinas (SP); Vitória (ES); Goiânia (GO) e Guarulhos (SP).
‘Identificamos uma grande oportunidade na prestação desse serviço, com o benefício de termos a nossa disposição estruturas de base e frota já disponíveis e a demanda significativa em localidades onde praticamente só a Trip opera’, complementa o executivo. A Trip Linhas Aéreas é a companhia com maior número de destinos atendidos em todo o Brasil e, em quase 30 deles, é a única a operar.

Serão três tipos de serviços oferecidos pela Trip Cargo, que se diferenciam pela rapidez em que a carga aérea é transportada: Trip Cargo Imediato, Trip Cargo Rápido e Trip Cargo Econômico. Veja abaixo o descritivo de cada um deles:

* Trip Cargo Imediato: ideal para cargas que não podem esperar e tem máxima urgência de  envio. A carga segue no  próximo vôo disponível para o destino desejado.

* Trip Cargo Rápido: ótima opção para quem precisa de sua carga no destino em até 2 dias úteis ou que necessita de envios constantes de pequenas cargas, tais como empresas de e-commerce.

* Trip Cargo Econômico: Esse é o meio mais indicado para cargas de maior volume ou em escala industrial, e que tenham uma  flexibilidade, de até 3 dia úteis para sua chegada ao destino.

Fonte: Portal Aviação Brasil

Homem mata mulher a facadas em Corumbataí do Sul.

Assassino matou a mulher após flagrar traição. Crime foi passional, diz a polícia.

Um homem matou a mulher a facadas na madrugada deste domingo (31) na área rural de Corumbataí do Sul, a cerca de 120 quilômetros de Maringá. O autor do crime José Carlos Ribeiro, que não teve a idade divulgada, contou à polícia que teria chegado em casa de um velório de um amigo e flagrou a mulher com outro homem na cama.

Com raiva, Ribeiro pegou uma faca e matou Sonia Aparecida Ribeiro, 41 anos. A outra testemunha do crime fugiu do local.

O assassino foi preso logo em seguida e encaminhado para a delegacia de Barbosa Ferraz, a cerca de 110 quilômetros de Maringá. Segundo a polícia, o crime foi passional.

O corpo da vítima foi levado para o IML de Campo Mourão.

Fonte: Jornal Gazeta Maringá

Adolescente é morto em Londrina.

Polícia acredita que o crime pode ter relação com tráfico de drogas.

Um menino de 15 anos foi morto e uma mulher ficou ferida na madrugada deste domingo (31), na zona sul de Londrina. A polícia acredita que o caso pode estar ligado ao tráfico de drogas.

O crime ocorreu num bar da avenida Guilherme de Almeida, no Parque Ouro Branco. O adolescente foi atingido por quatro tiros no tórax e na cabeça. A mulher, de 48 anos, também foi atingida por um tiro na mão, sem gravidade.

Fonte: Jornal de Londrina

Lista de projetos apresentados no Congresso inclui criação do Dia do Orgulho Hetero.

Deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) alega querer garantir o direito dos heterossexuais de manifestarem o orgulho por sua opção sexual.

Instituição de datas comemorativas, homenagens aos heróis da pátria, regulamentação de profissões poucos comuns, batismo de rodovias com nomes próprios estão entre os mais de 2,2 mil projetos apresentados por deputados e senadores nesse primeiro semestre de 2011. Alguns desses projetos que marcam o início da nova legislatura, além de pitorescos, podem até ser considerados polêmicos.

É o caso do projeto do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que propõe a instituição do Dia do Orgulho Heterossexual, a ser comemorado no terceiro domingo do mês de dezembro de cada ano. No texto, o deputado alega querer garantir o direito dos heterossexuais de manifestarem o orgulho por sua opção sexual. “Daqui a pouco, os heterossexuais se transformarão, pela propaganda midiática, em reacionários e nós queremos ter nossa opção pela família sendo alardeada com orgulho”, afirma o deputado, no trecho de justificativa do projeto.


As propostas relacionadas a datas comemorativas seguem com projetos que sugerem a criação do Dia Nacional sem Carro, do Dia do Brasil Sustentável, do Dia Nacional do Empregado Sindical, entre outras. Há ainda as propostas de regulamentação de profissões. O projeto que regulamenta a profissão de quiropraxista, do senador Paulo Paim (PT-RS), exige que a prática passe a ser exercida por profissionais com curso superior. A exceção é para quem exerce a atividade há mais de cinco anos.

De acordo com o projeto, “é atividade privativa do quiropraxista habilitado executar métodos e técnicas para realizar a análise diagnóstica dos distúrbios biomecânicos do sistema neuromusculoesquelético e corrigir alterações articulares, com técnicas de ajustamento ou manipulação, principalmente da coluna vertebral”.

Também há propostas curiosas de mudanças no Estatuto do Desarmamento. O deputado Washington Reis (PMDB-RJ) tem um projeto de lei para obrigar a gravação, em arma de fogo, do número da identidade do adquirente. E o deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC) apresentou projeto que autoriza os advogados a portarem arma de fogo para defesa pessoal.
Já a deputada Flávia Morais (PDT-GO) quer alterar a legislação eleitoral para estabelecer que o eleitor votará em dois candidatos de gêneros diferentes, para as vagas de deputado federal, estadual e de vereador. Na justificativa, a deputada alega que “o referido projeto de lei visa a corrigir lacuna legal quanto à carência de representação feminina nos poderes legislativos”.

As homenagens são tema de boa parte das matérias apresentadas. Algumas delas fazem menção a ilustres desconhecidos da maioria dos brasileiros. É o caso do projeto da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que quer reverenciar uma conterrânea solicitando a inclusão da sóror Joana Angelica de Jesus, no livro dos heróis da pátria, que fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. A freira homenageada defendeu um convento religioso em Salvador contra os soldados portugueses no século 19.

Há também projetos que se referem a personalidades conhecidas, mas, provavelmente, a homenagem não terá aprovação unânime dos setores da sociedade. O deputado Emiliano José (PT-BA) quer inscrever os nomes de Carlos Marighella e Luís Carlos Prestes no mesmo livro de heróis. Os dois comunistas lideraram movimentos rebeldes durante o governo de Getúlio Vargas e a ditadura militar no Brasil.

Prestes liderou a chamada Coluna Prestes na década de 1930 e foi eleito senador após o fim do Estado Novo. Marighella, que foi deputado entre 1946 e 1948, atuou na luta armada contra o regime militar na década de 1960. Foi morto a tiros em 1969 por agentes do Departamento de Ordem Política e Social (Dops).

Para o cientista político e professor da Universidade de Brasília Paulo Kramer, boa parte desses projetos visa apenas a “melhorar a contabilidade da produção do parlamentar” e nunca deve chegar a ser transformada em lei. “Os parlamentares também são motivados pelas suas bases e pelos seus financiadores de campanha a apresentarem projetos. Uma grande quantidade deles não vai virar lei. Um projeto só tramita pela força dos interesses que estiverem por trás dele”, explica o professor.

Kramer explica ainda que a vontade de mostrar produtividade por meio da apresentação de projetos de lei leva alguns congressistas novos a copiar projetos arquivados de outros parlamentares que não foram reeleitos. “A primeira coisa que fazem [os parlamentares novos] é ir ao arquivo e ver o que está arquivado. [Eles] Veem se bate com os interesses deles e, aí, copiam e apresentam como seus. Isso acontece quando o autor do projeto não se reelegeu”, afirma Kramer.

O cientista político lembra ainda que os deputados e senadores sonham em ter seu nome como autor de uma lei. Poucos, no entanto, segundo ele, conseguem produzir projetos que se tornam leis relevantes.

Fonte: Agência Brasil

Pinguins são encontrados mortos na beira da praia do Cassino, na Região Sul.

Mais de 12 animais estavam mortos na orla na manhã deste domingo.

             animais são jovens (teriam entre seis e sete meses) e podem ter ficado debilitados por fome ou alguma doença - Rafael Diverio / Agencia RBS
                 animais são jovens (teriam entre seis e sete meses) e podem ter ficado debilitados por fome
                 ou alguma doença - Foto:Rafael Diverio / Agencia RBS

Pouco mais de uma dezena de pinguins e outros animais apareceram mortos na beira da praia do Cassino, em Rio Grande, no Sul do Estado. A cena chamou a atenção das pessoas que aproveitaram o domingo de sol na orla do litoral.

Pinguins são maioria entre os animais. Quase todos estão no trecho da praia onde será construído o Oceanário Brasil, da Furg, e os Molhes da Barra, em uma faixa de cerca de três quilômetros. Outras aves também foram encontradas, bem como um golfinho.

Apesar da imagem forte, segundo o oceanólogo Kléber Grubel da Silva, coordenador de projetos do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), as mortes podem ser consideradas normais. Os animais são jovens (teriam entre seis e sete meses) e podem ter ficado debilitados por fome ou alguma doença.

— A corrente marítima das Malvinas traz os bichos para a beira do Cassino — explica.

Fonte: Jornal Zero Hora

Inmet alerta para baixa umidade no Distrito Federal e mais 11 estados.

Brasília – A semana vai começar seca no Distrito Federal e também em pelo menos mais 11 unidades da Federação. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% em todo o Centro-Oeste e também em São Paulo, Minas Gerais, no Tocantins, Pará, em Rondônia, na Bahia, no Piauí e Maranhão.

No Centro-Oeste, a temperatura pode cair em até 2 °C até sexta-feira e chegar a 36 °C nos períodos mais quentes do dia. Já no Norte do país, a temperatura pode variar entre 14 graus Celsius (°C) e 37 °C durante a semana. No Nordeste, a máxima prevista é 36 °C e a mínima, 12 °C.

Há possibilidade de geadas em pontos isolados de Mato Grosso do Sul. No Sudeste, a máxima prevista é 36 °C e a mínima, 1 °C. Há um alerta especial para ventos fortes e declínio da temperatura em São Paulo.

No Sul, a temperatura não passa dos 22 °C e pode cair até -4 °C. O Inmet alerta para chuva moderada a forte no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Para quarta (3) e quinta-feira (4), há ainda previsão de geada nos três estados.

Fonte: Correio Braziliense

Suposto grupo de assaltantes é detido antes de invadir posto de gasolina em Brasília.

Um grupo foi detido na madrugada deste domingo (31/7) supostamente quando iam assaltar um posto de gasolina próximo a quadra 305 da Asa Sul, por volta de 3h. Nove pessoas estavam passando em uma caminhonete Hilux observando o ponto comercial quando foram abordados por policiais militares (PM), segundo informações da equipe de comunicação da PM.

Com eles foi encontrado um revólver calibre .38 com seis cartuchos de munição. Um menor assumiu a propriedade da arma e responderá pelo ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo.

A polícia não soube dizer se o carro era roubado, nem se as pessoas que estavam com o adolescente foram liberadas.

Fonte: Correio Braziliense

Amy Winehouse volta às paradas com "Back to black".

Lançado em 2006, disco voltou ao topo neste domingo (31), oito dias depois da morte da cantora.
  
              Reprodução /

O álbum "Back to black", o segundo de Amy Winehouse, voltou ao topo das paradas britânicas neste domingo (31), oito dias após a morte da cantora em Londres.

O disco foi lançado em 2006, chegando ao primeiro lugar na Grã-Bretanha à época e vencendo cinco Grammys. Seu disco de estreia, "Frank", ficou em quinto lugar.

Winehouse, que tinha 27 anos, lutou contra o vício em álcool e drogas durante boa parte de sua carreira, foi encontrada morta em sua casa no dia 23 de julho. A causa da sua morte ainda não foi determinada e as autoridades aguardam resultados de exames toxicológicos.

As vendas dos álbuns da cantora, lançados pela gravadora Universal Music, cresceram após a notícia de sua morte. As informações são da Associated Press.

Fonte: Agência Estado

HSBC vende 195 agências nos EUA por US$ 1 bilhão.

            Lucas Jackson/Reuters / HSBC, que vem diminuindo as operações nos EUA, concordou em vender 195 agências bancárias de varejo para o First Niagara Financial Group Inc.

O HSBC Holdings, que vem reduzindo suas operações nos EUA, concordou em vender 195 agências bancárias de varejo para o First Niagara Financial Group Inc. por US$ 1 bilhão em dinheiro, informou neste domingo (31) a companhia.

As agências, com US$ 15 bilhões em depósitos, estão sendo vendidas com um prêmio de 6,67% sob o valor dos depósitos e estão localizadas principalmente no Norte do Estado de Nova York. O HSBC também informou que pode cortar custos e rever suas operações nos EUA, incluindo seu portfólio de cartão de crédito, que também está a venda.

Separadamente, o HSBC também fundiu 13 de suas agências em Connecticut e New Jersey com agências próximas. A companhia, com balanço previsto para divulgação nesta segunda-feria (1º), disse que as agências permanecerão abertas durante as operações de mudança. O acordo deve ser fechado no começo do próximo ano.

Fonte: Agência Estado/Jornal Gazeta do Povo

Corpo do leão Ariel é cremado e cinzas serão colocadas em futuro zoológico.

             Arquivo pessoal

O corpo do leão Ariel foi cremado no final da tarde deste domingo (31), em São Paulo. Ariel morreu há quatro dias em pleno tratamento para voltar a caminhar. Uma doença degenerativa deixou o animal sem o movimento das quatro patas. O caso repercutiu no Brasil e exterior e mobilizou mais de 60 mil internautas.

De acordo com a dona do animal, Raquel Borges, as cinzas de Ariel serão guardadas para ficar em exposição no projeto de um zoológico que levará o nome do leão, em Maringá (PR), onde ele nasceu há três anos.

A cerimônia durou cerca de uma hora e foi marcada por uma homenagem com vídeos e fotos com os melhores momentos do leão “em família”.

O corpo do animal foi colocado na sala de cremação em um caixão branco fechado diante dos donos do animal, familiares deles e amigos.

“Tivemos bons momentos com o Ariel. Ele veio para cuidar de nós. Não fomos nós que cuidamos dele. Sabemos agora que ele está bem, o sofrimento já passou, pois seu espírito está em Deus”, afirmou Raquel por telefone ao UOL Notícias.

“O Ariel deixou uma grande missão, de chamar a atenção das pessoas para terem mais consciência com a vida, de cuidar os animas. Ele veio para mostrar que o amor quebra todas as barreiras ao mostrar que não existe limites para amar.”

Fonte: UOL Notícias

Começa a semana do Aleitamento Materno.

                       principal

Nesta segunda-feira (1º), às 10h, na Boca Maldita, será a abertura oficial dos eventos relacionados à Semana Mundial do Aleitamento Materno 2011. Há dez anos o evento é celebrado em Curitiba, que estimula a amamentação como fator de redução da mortalidade infantil e de promoção da qualidade de vida dos bebês, numa tenda onde acontecem palestras e prestação de informações.

“Além de nutrição, o leite materno significa proteção contra doenças nos primeiros meses de vida, desenvolvimento dos ossos da face e oportunidade de estreitamento dos laços afetivos entre mãe e bebê”, diz a pediatra e coordenadora do Programa do Aleitamento Materno (Proama), Claudete Closs.

Segundo conclusões da 7ª Chamada Nutricional de Curitiba - estudo amostral realizado pela Coordenação de Alimentação e Nutricional da Secretaria Municipal da Saúde no ano passado - o percentual de bebês de 6 meses a 2 anos alimentados com leite materno está crescendo em Curitiba e é maior entre os acompanhados pelas unidades de saúde da Prefeitura do que os atendidos pela rede particular. O incentivo dado às mulheres desde o pré-natal oferecido pelo programa Mãe Curitibana e ao aleitamento, nos centros municipais de educação infantil, por meio do programa Mama Nenê ajudam a explicar o resultado.

Doadoras - Também na segunda-feira, às 14h, na igreja Nossa Senhora da Luta, no Bairro Novo, serão homenageadas 20 mulheres que doaram leite para o banco do Hospital Evangélico em 2010. O evento é uma promoção da Unidade de Saúde Xapinhal – uma das oito unidades da rede municipal de saúde que funcionam como postos de coleta de leite materno. As doações são encaminhadas também para o Hospital de Clínicas.

Além da doação – cerca de 10 litros repassados ao Evangélico em todo o ano passado para os recém-nascidos de risco internados na unidade de terapia intensiva neonatal, – o evento pretende comemorar os 80% de aproveitamento das doações. Isso significa que os procedimentos de coleta e conservação do leite pelas mães, orientado pela Unidade de Saúde, seguem padrões satisfatórios de higiene.

Programação - Até sexta-feira (5), das 9h às 17h, na tenda da Boca Maldita, profissionais de saúde e educação da Prefeitura, do governo estadual e de hospitais farão palestras e darão orientações sobre o tema. A estrutura será mantida pela equipe do Programa de Aleitamento Materno (Proama), que funciona na Unidade de Saúde Mãe Curitibana para auxiliar as mulheres que ainda vão ter bebê e as que estão com dúvidas ou dificuldades para amamentar. Além disso, haverá reforço na informação sobre o tema junto aos usuários que estiverem nas salas de espera das unidades de saúde.

Serviço:
Dia: 1º (segunda-feira, abertura)
Horário: 10h
Local: Boca Maldita

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Mau tempo fecha aeroporto de Londrina e provoca atrasos.

Durante a tarde, pousos e decolagens foram normalizados.

O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, passou boa parte da manhã deste domingo (31) fechado para pousos e decolagens por causa do mau tempo.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o aeroporto foi fechado às 4h07. Três vôos tiveram atrasos no início da manhã, um da Gol e dois da TAM.

Às 8h40 o aeroporto foi reaberto por cerca de 40 minutos e só voltou a operar sem nenhuma restrição às 12h20.

Fonte: Jornal de Londrina

Chuvas continuam trazendo prejuízos no Grande Recife.

             Chuvas continuam trazendo contratempos no Grande Recife. Na foto, alagamento na Rua Odorico Mendes complica a vida de motoristas que saem da Avenida Agamenon Magalhães. Imagem: Ed Wanderley/DP/D.A Press
 
Em mais uma noite de chuvas, a Região Metropolitana do Recife continua sendo castigada pela ação das águas. Várias ruas ficaram alagadas no início da manhã, complicando a vida de quem teve que sair cedo de casa, cruzando Olinda e Recife. No bairro da Bomba do Hemetéria, na capital, uma barreira desabou sem deixar mortos ou feridos, mas atingiu parcialmente uma residência. Uma equipe da Defesa Civil da cidade se dirige ao local para tomar providências.

Na cidade de Ipojuca, no litoral sul do estado, as chuvas também atrapalharam a vida dos moradores. O sistema de distribuição de água da Companhia Pernambucana de Saneamento foi paralisado, graças à força das águas, causando uma redução de 80% da vazão necessária para abastecer com qualidade toda a população. Segundo a assessoria de imprensa da compesa, a água arrastou sujeira na Estação Elevatória da cidade, comprometendo parcialmente os trabalhos da mesma. A limpeza só será possível quando o nível do rio voltar a baixar.

Fonte: Jornal Diário de Pernambuco

Cruzeiros marítimos internacionais oferecem milhares de vagas de empregos.

             commons.wikimedia.org/Reprodução da Internet
                  Foto arquivo

Prestes a começar mais uma temporada de cruzeiros marítimos no Brasil, as empresas que selecionam profissionais para trabalhar em alto-mar voltam a convocar interessados em embarcar para contratos entre seis e oito meses, num dos navios operados pelas armadoras em todo o mundo. Por ano, são estimadas em até 3 mil o número de novas vagas para trabalhar em várias funções nos navios de cruzeiros. No ano passado, mais de 20 mil pessoas foram tripulantes nos 20 navios operados no país.

De acordo com as leis nacionais, pelo menos 25% da tripulação deve ser brasileira. Para se candidatar, além de experiência em funções nos segmentos de bares, restaurantes e hotelaria, as exigências principais são conhecer a língua inglesa e ter facilidade para lidar com pessoas diferentes. Os interessados devem saber que os turnos de trabalho são de 12 horas. Num contrato de até oito meses, o tripulante viajará entre oito e dez países diferentes.

“A gente até releva um candidato que não tem experiência, mas para qualquer função é exigido pelo menos o inglês. Além da nossa seleção, a entrevista com as operadoras também é feita no idioma. Isso porque mesmo para os que trabalharem na temporada brasileira, haverá viagens internacionais no restante do contrato de trabalho”, explica Marcelo Del Bel, recrutador da empresa Infinity Brazil – uma das principais de seleção do mercado.

Para a próxima temporada, iniciada em outubro, apenas a Infinity Brazil tem 500 vagas para navios na América Latina. Entre as funções estão serviços gerais, camareiro, barman, cozinheiro, recreador, fotógrafo, recepcionista e cabeleireiro. Os salários ficam de R$ 1 mil a R$ 3 mil, dependendo da companhia, sem contar as gorjetas.

Dos contratados, apenas 15% são da Região Nordeste, pois o processo de seleção normalmente acontece nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Após ser aprovado, o candidato passa por exames médicos e deve fazer um curso de salvatagem e sobrevivência (pago pelo futuro tripulante; custo médio de R$ 700), oferecido apenas nos estados onde ocorrem as seleções.

Dos seis armadores que operam navios de cruzeiros no Brasil, a maioria terceiriza a pré-seleção. Na Costa Cruzeiros não é diferente. Além de exigência mínima do ensino médio completo, conhecimento técnico e/ou formação, experiência na área e inglês, para a função de recepcionista é exigido o conhecimento de outros três idiomas, além do inglês. De preferência alemão, francês e italiano. A segunda etapa é feita por um consultor italiano.

Fonte: Diário de Pernambuco

Amy Winehouse ia adotar menina de 10 anos, diz jornal.

A cantora britânica Amy Winehouse estava prestes a adotar uma menina pobre de 10 anos antes de morrer. A informação foi divulgada neste domingo pelo jornal The Sunday Mirror. Amy já tinha incluive comprado passagem para visitar a menina na ilha de Santa Lúcia, no Caribe, na próxima semana. A avó da menina revelou ao jornal que a cantora já tinha contratado advogados para a adoção, mas seus planos foram interrompidos por sua morte repentina no dia 23 de julho.

Amy conheceu Dannika Augustine em 2009 em uma das várias estadas na ilha ao londo dos últimos dois anos. O contato foi feito através da avó, Marjorie Lambert, de 57 anos, que é dona de um bar de praia próximo a um resort onde a cantora se hospedava. A mulher teria se tornado praticamente uma mãe para a cantora. A menina tinha apenas a mãe, desempregada, que mora na Alemanha e tinha dificuldades até para alimentar a filha.

Segundo o jornal, Dannika já considerava a cantora sua mãe. "Ela tomou conta de mim e a gente se divertiu junto. Eu a amava e ela a mim. Ela era a pessoa mais sensacional. Eu estava ansiosa por morar com ela em Londres. Não acredito que ela se foi. É a pior coisa que já me aconteceu", disse a menina ao periódico.

A avó confirma o amor da cantora pela menina e diz que Dannika já estava se preparando para mudar. Para Marjorie Lambert, Amy Winehouse não teria morrido se já estivesse em companhia da menina. Segundo ela, quando a cantora foi à primeira vez a seu bar, há três anos, parecia fraca e insegura e precisava de alguém que lhe dissesse quem ela era de verdade. "Eu fiz o melhor que pude para ajudá-la. Insisti para que comesse e disse que ela tinha que amar a si mesma e parar de ouvir o que os outros diziam. A última vez que Marjorie viu a cantora foi em novembro. "Ela sempre queria beber, mas eu não deixava antes que ela comesse alguma coisa". Para a comerciante, Amy nunca foi mais feliz do que em Santa Lucia. Ela diz que sente falta da cantora e que continua pensando que a qualquer momento ela vai entrar andando e dar um grande abraço, como costumava fazer.

Ainda segundo o periódico, a mãe da menina, que vive na Alemanha, já tinha sido consultada pela cantora, e já tinha dado sua permissão para a adoção, assim como o pai, de quem era separada. Para a mãe da menina, Winehouse tinha seus problemas mas era uma boa pessoa. E quando estava na ilha ela ficava livre de drogas e mostrava ser muito melhor do que quando estava em Londres. Segundo ela, nunca houve nenhum receio de deixar a menina com Amy.

Fonte: Diário de Pernambuco/Elaine Pereira, do Estado de Minas

Novo Recifolia se chamará PE-Folia e está confirmado para outubro em Piedade.

            Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press

O produtor Antonio Bernardi, da ABPA & Associados, confirmou em seu Facebook que realizará um evento semelhante ao antigo Recifolia, no próximo mês de outubro, na orla de Piedade, na Avenida Beira-Mar. O nome da micareta será PE-Folia. Segundo ele, o projeto adotará um novo formato e será "muito maior" que o Recifolia. O lançamento oficial está marcado para a quarta, 3 de agosto.

Ele já confirmou que os blocos terão cordão de isolamento, mas alguns trios circularão em meio à "pipoca". Arquibancadas e camarotes serão montados. A maioria das atrações não foi anunciada, mas são artistas de axé music, forró elétrico, sertanejo e música pernambucana. Os únicos nomes confirmados por enquanto são Claudia Leitte, Timbalada e Banda Eva.

No Facebook, Bernardi já se apresenta como "presidente do PE-Folia". Nas rádios, já começou a ser veiculada uma versão da música-tema  do Recifolia, de Almir Rouche, com o refrão alterado para o novo nome do evento: "PE é festa/ PE-Folia/ Você faz parte da minha alegria". Segundo ele, a Sucesso Promoções, que está envolvida no projeto, é dona da marca Recifolia.

Fonte: Jornal Diário de Pernambuco

Estratégia para ir ao banheiro no centro de Curitiba.

Quem fica apurado na região central de Curitiba precisa recorrer a lojas ou prédios, já que há poucos sanitários públicos na cidade.

                                                                                              Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
             Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo / Banheiro na Praça Rui Barbosa: poucas opções geraram debate entre vereadores
                 Banheiro na Praça Rui Barbosa: poucas opções geraram debate entre vereadores

Quem circula pela região central de Curitiba e sente vontade de ir ao banheiro precisa ser estratégico. O mais comum é contar com a solidariedade de comerciantes dos arredores e recorrer às lojas e prédios, já que não há muitos banheiros públicos em funcionamento. São apenas 10 na região central, e metade deles cobra pelo uso. Mas há quem desista de viver no improviso e passe a controlar a bexiga.

É o caso do pipoqueiro João Carlos Ribeiro, 52 anos, que trabalha na praça Rui Barbosa, no centro da capital paranaense. De tanto segurar a vontade de ir ao banheiro, desenvolveu problemas renais. Durante o expediente, das 13 às 21 horas, ele vai apenas uma vez ao banheiro. “É muito caro, não dá para ficar pagando R$ 0,50 todas as vezes que vou”, diz.


  • Saiba mais

  • Saiba onde ficam os banheiros públicos na região central



  • O problema do pipoqueiro se agrava no fim de semana. Ribeiro conta que o banheiro público mantido pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) na Rua da Cidadania, fecha. “Aí eu tenho que pagar R$ 1 nos bares. Não tenho condições”, desabafa.

    Antonio Cesar Leal, 34 anos, que trabalha em uma banca de jornais na mesma praça, também sofre com a falta de banheiro. Mas, ao invés de pagar, fez um acordo com comerciantes. “O problema é deixar a banca. Se estou sozinho, não tenho outra opção, tenho que fechar. Posso perder vendas, clientes. É complicado”, relata. Sobre o acordo com os comerciantes, ele conta que foi a única forma de não perder dinheiro. “Se eu for duas, três vezes, são R$ 1,50 por dia. É caro”, protesta.

    Debate
    A rotina dessas pessoas poderia ser diferente se mais banheiros públicos fossem instalados no calçadão da Rua XV ou na Marechal Deodoro, e se fossem realmente públicos, ou seja, gratuitos. Em maio deste ano, os banheiros pautaram uma discussão na Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara Municipal de Curitiba. “Faltam banheiros públicos na cidade, sim. No Centro o problema é crítico. São poucas instalações para um grande número de pessoas transitando”, afirma o vereador Jonny Stica (PT), presidente da Comissão.

    Antonio Miguel Espolador Neto, vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP) e coordenador do programa Centro Vivo, avalia que o número de banheiros é insuficiente. “Não atende à demanda de turistas e clientes que vêm para o centro de Curitiba. E a prefeitura não colabora”, diz.

    Na opinião do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo, Orlando Pinto Ribeiro, os banheiros são necessários, já que o centro de Curitiba concentra uma diversidade comercial grande. “Os banheiros não precisam ser grandes, mas bem distribuídos”, comenta. Para Orlando, uma possibilidade de manter banheiros gratuitos seria vinculá-los a outro tipo de serviço. “Poderia associar o banheiro com comércios próximos. Eles ficariam responsáveis pela manutenção. Outra sugestão seria explorar o espaço comercialmente, com publicidade”, opina.

    Para o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Carlos Hardt, o banheiro público é necessário, mas acaba se tornando um mobiliário dispensável quando não é bem planejado ou mantido. “Caso ele não seja bem cuidado, torna-se um fator de expulsão da população. A existência dele é positiva, mas com cuidados.”

    Fonte: Jornal Gazeta do Povo

    Paraná terá chuva até terça-feira; a partir de quarta deve esfriar.

    Frente-fria se desloca para o oceano, mas temperaturas vão cair a 4º C, segundo Simepar. Em dois dias, choveu mais da metade do índice previsto para julho.

    Uma frente-fria que está estacionada sobre o Paraná deve deixar o tempo chuvoso em todas as regiões do estado até a terça-feira (2). A partir de quarta-feira (3), o tempo deve se abrir, mas a previsão é de temperaturas mais baixas, apesar do sol.

    De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, o céu vai seguir encoberto, com chuvas contínuas em todo o estado. Segundo o meteorologista Reinaldo Keneib, o fenômeno é provocado por uma frente-fria que veio do Rio Grande do Sul e que desde a sexta-feira (29), paira sobre o Paraná. “A partir de terça-feira, esta frente-fria deve se deslocar para o oceano, fazendo com que o tempo abra”, disse. As temperaturas devem permanecer em uma média entre 11º e 15º C no estado.


    A partir de quarta-feira, o sol deve aparecer, mas as temperaturas devem cair sensivelmente. Segundo o Simepar, Há possibilidade de formação de geadas no Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana (dependendo ainda da variação de nuvens). As mínimas previstas são de 4º C na região de Curitiba.

    Volume de chuva
    Segundo Keneib, chove no estado desde a madrugada de sábado. Em dois dias, as precipitações em Curitiba chegaram a 50 milímetros: metade da média prevista para o mês de julho, que era de 100 milímetros. Nos Campos Gerais, o índice pluviométrico foi ainda maior. No sábado e domingo choveu 100 milímetros. O volume previsto para todo o mês era de 120 milímetros.

    Fonte: Jornal Gazeta do Povo

    Raio cai no Bacacheri e deixa Cindacta 2 inoperante.

    O problema com as frequências de comunicação do Cindacta 2 deixou suspenso o monitoramento de vôos por menos de uma hora, e foi resolvido antes do horário do almoço.

    Na manhã deste domingo (31) um raio atingiu um equipamento de comunicação da sede do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2), localizado no aeroporto do Bacacheri, em Curitiba. Segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o problema com as frequências de comunicação do Cindacta 2 deixou suspenso o monitoramento de vôos por menos de uma hora, e foi resolvido antes do horário do almoço. Não houve registro de atrasos ou cancelamentos de vôos ocasionados pelo raio. O Cindacta 2 monitora o espaço aéreo dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e partes de São Paulo.

    Fonte: Jornal Gazeta do Povo

    Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 27 milhões na próxima quarta.


               

    A  Caixa Econômica Federal divulgou as dezenas do concurso 1.305 da Mega-Sena deste sábado (30), sorteada em Roseira (SP). O prêmio acumulou novamente e deve chegar a R$ 27 milhões no próximo sorteio, segundo estimativa da empresa.

    As dezenas sorteadas foram: 03 - 05 - 11 - 36 - 44 - 46.

    Ao todo, 136 bilhetes acertaram a quina e levaram R$ 16.998,55 cada um. Outras 9.982 apostas acertaram a quadra e ganharam R$ 330,85.

    Quem quiser tentar a sorte no próximo concurso deve fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.

    Fonte: UOL Notícias

    Londrina e Maringá se unem por investimento milionário asiático.

    Cidades estão concluindo um projeto de prospecção para receber unidade da taiwanesa Foxconn no qual se apresentam como uma “metrópole linear”. SP e MG também querem empresa.

    Na tentativa de incluir o Paraná na disputa pela nova fábrica que a empresa taiwanesa Foxconn - fabricante do iPhone e do iPad para a Apple - pretende instalar no Brasil, o governo do Estado, prefeituras e empresários da região Norte e Noroeste do Estado estão finalizando um projeto para apresentar à multinacional e ao Ministério da Ciência e Tecnologia, envolvido no processo.

    Batizado de “Projeto Foxconn”, o dossiê está sendo elaborado pela Agência de Desenvolvimento Terra Roxa Investimentos (TRI), de Rolândia.

    A empresa taiwanesa pretende montar, nos próximos cinco anos, uma nova fábrica no Brasil, que vem sendo chamada de "cidade tecnológica" e deve gerar 100 mil empregos diretos. A ideia da multinacional, que ainda é estudada pela diretoria, é unir as cinco unidades brasileiras que já possui - em Manaus (AM), Indaiatuba (SP), Jundiaí (SP), Sorocaba (SP) e Santa Rita do Sapucaí (MG) - em apenas um lugar, segundo a assessoria de imprensa da Foxconn no Brasil. No entanto, ainda não é certo que a ideia saia do papel, principalmente por causa dos investimentos que a empresa está fazendo na unidade de Jundiaí (SP), para iniciar a montagem de iPad e iPhone.

    Além do Paraná, São Paulo e Minas Gerais também entraram na disputa e vão apresentar projetos de investimentos. Rio de Janeiro e Amazonas teriam desistido da “disputa”.

    A TRI afirma que o projeto deve ser concluído na próxima semana. Na última sexta-feira, a TRI, representantes do governo estadual e prefeitos da região Norte e Noroeste se reuniram, em Arapongas, para definir os últimos detalhes.

    A TRI adiantou à reportagem da Gazeta do Povo que vai apresentar Maringá e Londrina como duas potenciais cidades que podem atuar em conjunto, como uma espécie de metrópole linear. “O projeto vai mostrar à empresa que as duas cidades podem atuar juntas, diferentes de outros municípios brasileiros. Vamos mostrar também que ambas possuem grandes terrenos disponíveis para abrigar as plantas industriais. Além disso, vamos sugerir a distribuição das unidades da Foxconn pela região”, disse o responsável pela área de desenvolvimento e fomento da TRI, Mário Rafael Calzavara.

    Sem revelar informações estratégicas do projeto, Calzavara afirmou que a região possui pontos positivos e vantagens em relação a outras regiões do Brasil. Um dos trunfos sobre São Paulo, por exemplo, é a média salarial dos trabalhadores que, segundo o projeto, é de 20% a 30% menor que a média paulista. “Isso pode se tornar determinante na hora da escolha da cidade. Baixo custo de vida e baixos salários para uma empresa do porte da Foxconn fazem diferença.”

    Incertezas cercam o projeto de vinda da Foxconn ao Brasil
    A previsão inicial, divulgada em abril deste ano pelo Governo Federal, durante visita da presidente Dilma Rousseff à China, era de que a Foxconn, que já tem cinco unidades no Brasil, investisse US$ 12 bilhões no País nos próximos cinco anos. No entanto, segundo comentários no mercado, o investimento diminuiu para US$ 6 bilhões porque o governo não teria dado o direito para a empresa produzir televisores, preservando as indústrias da zona franca de Manaus. O processo de escolha da cidade que vai sediar a “cidade tecnológica” ainda é incerto. A assessoria esclarece, em nota, que “não há nenhuma movimentação sobre a cidade tecnológica da Foxconn no Brasil, ainda, por se tratar de um projeto de longo prazo.” A empresa também não sabe quando e como será escolhida a cidade.

    A assessoria de imprensa do Ministério da Ciência e Tecnologia não sabe quem vai receber os projetos dos estados brasileiros interessados em sediar a multinacional taiwanesa. A assessoria informou que acredita que o próprio ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, é quem deva recebê-los.

    A empresa
    Fundada em 1974 em Taiwan, a Foxconn é considerada a maior fabricante de computadores e componentes eletrônicos do mundo. No Brasil, a empresa possui cinco unidades. A primeira iniciou as atividades em 2005, em Manaus (AM), onde são fabricados aparelhos celulares e câmeras fotográficas digitais. Em Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP) e Santa Rita do Sapucaí (MG), a companhia possui unidades que também fabricam aparelhos celulares. A maior unidade está em Jundiaí (SP), onde a empresa fabrica computadores, notebooks, netbooks e placas-mãe. Ali trabalham cerca de 3 mil dos 4,3 mil funcionários que a Foxconn emprega no Brasil, conforme dados da assessoria de imprensa da companhia. No mundo, a Foxconn tem cerca de 1,3 milhão de funcionários.

    De acordo com a Foxconn, a montagem dos equipamentos da Apple no Brasil não afeta o projeto de criação da “cidade tecnológica”.

    Fonte: Jornal de Londrina