domingo, 31 de julho de 2011

Começa a semana do Aleitamento Materno.

                       principal

Nesta segunda-feira (1º), às 10h, na Boca Maldita, será a abertura oficial dos eventos relacionados à Semana Mundial do Aleitamento Materno 2011. Há dez anos o evento é celebrado em Curitiba, que estimula a amamentação como fator de redução da mortalidade infantil e de promoção da qualidade de vida dos bebês, numa tenda onde acontecem palestras e prestação de informações.

“Além de nutrição, o leite materno significa proteção contra doenças nos primeiros meses de vida, desenvolvimento dos ossos da face e oportunidade de estreitamento dos laços afetivos entre mãe e bebê”, diz a pediatra e coordenadora do Programa do Aleitamento Materno (Proama), Claudete Closs.

Segundo conclusões da 7ª Chamada Nutricional de Curitiba - estudo amostral realizado pela Coordenação de Alimentação e Nutricional da Secretaria Municipal da Saúde no ano passado - o percentual de bebês de 6 meses a 2 anos alimentados com leite materno está crescendo em Curitiba e é maior entre os acompanhados pelas unidades de saúde da Prefeitura do que os atendidos pela rede particular. O incentivo dado às mulheres desde o pré-natal oferecido pelo programa Mãe Curitibana e ao aleitamento, nos centros municipais de educação infantil, por meio do programa Mama Nenê ajudam a explicar o resultado.

Doadoras - Também na segunda-feira, às 14h, na igreja Nossa Senhora da Luta, no Bairro Novo, serão homenageadas 20 mulheres que doaram leite para o banco do Hospital Evangélico em 2010. O evento é uma promoção da Unidade de Saúde Xapinhal – uma das oito unidades da rede municipal de saúde que funcionam como postos de coleta de leite materno. As doações são encaminhadas também para o Hospital de Clínicas.

Além da doação – cerca de 10 litros repassados ao Evangélico em todo o ano passado para os recém-nascidos de risco internados na unidade de terapia intensiva neonatal, – o evento pretende comemorar os 80% de aproveitamento das doações. Isso significa que os procedimentos de coleta e conservação do leite pelas mães, orientado pela Unidade de Saúde, seguem padrões satisfatórios de higiene.

Programação - Até sexta-feira (5), das 9h às 17h, na tenda da Boca Maldita, profissionais de saúde e educação da Prefeitura, do governo estadual e de hospitais farão palestras e darão orientações sobre o tema. A estrutura será mantida pela equipe do Programa de Aleitamento Materno (Proama), que funciona na Unidade de Saúde Mãe Curitibana para auxiliar as mulheres que ainda vão ter bebê e as que estão com dúvidas ou dificuldades para amamentar. Além disso, haverá reforço na informação sobre o tema junto aos usuários que estiverem nas salas de espera das unidades de saúde.

Serviço:
Dia: 1º (segunda-feira, abertura)
Horário: 10h
Local: Boca Maldita

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário: