quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Verão terá chuvas esparsas e clima ameno.

O fenômeno La Niña, que voltou no fim de novembro, deve ditar o clima desta estação, com a diminuição das precipitações.

O verão chega no dia 22 deste mês, mas o clima mais ameno das últimas semanas na região de Curitiba parece que vai continuar por toda a temporada no Paraná. Segundo institutos meteorológicos, as temperaturas não devem oscilar muito entre dezembro e fevereiro de 2012. Além disso, o fenômeno La Niña, que voltou no fim de novembro, deve ditar o clima dessa estação.

O Instituto Tecnológico Simepar ainda não divulgou as previsões climáticas para o verão, mas afirma que as temperaturas devem ficar dentro da média, sendo um pouco mais amenas pela manhã. A tendência com a La Niña, segundo o Simepar, é que diminuam um pouco as chuvas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a Região Sul do país tem 75% de probabilidade de ter chuvas entre as categorias normal e abaixo do normal, com total de precipitação de aproximadamente 450 mm no Paraná. O meteorologista Felipe Farias, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), diz que as precipitações no período de dezembro a fevereiro devem ficar entre 400 e 700 mm, em média, no estado.

De acordo com o Instituto Climatempo, a primeira quinzena do mês de dezembro na Região Sul do país deve ter chuvas irregulares e calor na maioria das cidades, por causa do La Niña. Com o fenômeno, ocorrem mais eventos de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), maior causador de chuva forte nos longos períodos de verão.

O Instituto Climatempo tam­­bém prevê dois momentos diferentes para a temporada de verão. Em janeiro, o calor deve dar a lugar a chuvas um pouco acima da média e Curitiba fica sujeita a temporais. No mês seguinte, o Sul do estado deve ter um acumulado total de chuvas abaixo do normal e o Leste deve receber a passagem de uma frente fria.


              


Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Nenhum comentário: