terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Paranaenses podem fazer consultas on-line de veículos que sofreram acidentes.

O Detran-PR, em parceria com federação de seguradoras, oferece sistema que permite consultar se veículo já sofreu acidente grave e foi objeto de indenização pela empresa de seguros.

Desde a segunda-feira (5), as pessoas interessadas em comprar um carro usado no Paraná podem consultar, pela internet, se o veículo já sofreu algum acidente grave e recebeu a indenização integral da seguradora. A medida é uma iniciativa do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) em conjunto com a Federação Nacional das Seguradoras (Fenaseg).
O serviço está disponível no site do Detran –PR, no link Consulta de Veículos SInistrados. O comprador pode fazer a consulta de veículo informando a placa e o chassi. O sistema faz a busca automática no banco de dados das seguradoras filiadas à Fenaseg e informa se o carro já sofreu sinistro. Dessa forma, o consumidor terá conhecimento das condições do veículo antes da compra, o que implica no pagamento de um preço justo e evita novos problemas.

Sinistro
Um carro com sinistro ou sinistrado é aquele que foi considerado irrecuperável por uma companhia de seguro. Ele pode ter se envolvido em algum acidente ou sofrido os efeitos de incêndios e inundações, além de furto. Quando não há possibilidade de recuperação, com perda de mais de 75% do valor do veículo, ele pode ser vendido como sucata, sem documentação e identificação de chassi. Quando os danos não ultrapassam esse porcentual, o carro pode ser consertado e vendido.

Neste caso, muitas seguradoras não fazem apólices para os veículos, que também perde valor na hora da revenda.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Nenhum comentário: