sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dentistas aceitam proposta de Ducci e encerram greve na sexta-feira.

Aumento nos salários será de 40%, que será feito de forma escalonada em três anos. Categoria estava em greve desde o dia 22 de setembro.

Os cirurgiões dentistas de Curitiba aceitaram a proposta de reajuste salarial de 40% feita pelo prefeito Luciano Ducci e decidiram encerrar a greve que se arrastava há oito dias. Os servidores devem voltar ao trabalho nas unidades de saúde na sexta-feira (30). A decisão ocorreu em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (29) com membros da categoria e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc).

Com a proposta, os dentistas receberão aumento de 40%, que será repassado de forma escalonada. As duas primeiras, de 15%, serão aplicadas nos meses de janeiro de 2012 e 2013. Em janeiro de 2014, uma nova parcela de 10% de aumento salarial completará o reajuste. A proposta de Ducci foi feita na quarta-feira (28) aos representantes da categoria e ao Sindicato.

O prefeito também sugeriu a criação de uma comissão, formada por representantes dos Recursos Humanos da prefeitura, dos cirurgiões e do Sismuc, a fim de estudar formas para que as gratificações passem a compor, gradativamente, os vencimentos da categoria.

De acordo com a diretora-jurídica do Sismuc, Irene Rodrigues, os dentistas decidiram pela suspensão da greve mas podem voltar caso alguma das propostas não seja cumprida.

Os dentistas de Curitiba estavam em greve desde o dia 22 de setembro. Os membros da categoria reivindicavam equiparação salarial com os vencimentos dos médicos do município. De acordo com o Sismuc, o salário inicial da categoria é de R$1.362,56. Já a prefeitura afirma que os vencimentos são de R$ 2.043,82. No total, a capital tem 642 cirurgiões dentistas que atendem nas unidades de saúde da cidade. Desse número, segundo o Sismuc, cerca de 300 dentistas estavam parados.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Nenhum comentário: