Assembleia decidirá se os docentes entrarão em greve a partir do dia 15 de maio. Movimento é nacional.
Professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizam nesta quinta-feira (19) uma paralisação para decidir se entrarão em greve ou não. Os docentes se unirão ao movimento organizado em todo o país pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). A Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr) acredita que terá uma forte adesão da categoria no estado e o apoio dos estudantes.
Os professores protestam contra o não cumprimento de promessas realizadas no fim da greve realizada no ano passado. Na época, o governo federal se comprometeu a efetuar um reajuste de 4% nos salários em março deste ano, além de fazer uma reestruturação no plano de carreira dos docentes. Nenhuma dessas duas medidas foi efetuada.
“A grande probabilidade da aprovação do indicativo de greve amanhã, para o dia 15 de maio, é reflexo do que não foi feito no passado. Além do reajuste salarial, reivindicamos a reestruturação do plano de carreira dos professores que está bastante defasada”, insistiu Luis Allan Künzle, presidente da Apufpr.
Neste fim de semana, representantes de sindicatos de universidades federais do Brasil, incluindo aApufpr, se reunirão em Brasília com dirigentes da Andes para avaliar os reflexos da paralisação desta quinta-feira e as possibilidades de negociação com o governo.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário