A estimativa é de que as promoções movimentem até R$ 15 milhões em um único dia.
Paul J. Richards/AFP
Nos Estados Unidos, consumidores acampavam ontem para garantir a chance de entrar
primeiro nas lojas com promoções para a Black Friday; no Brasil, data movimenta o comércio eletrônico
Começou à zero hora desta sexta-feira (25) a versão nacional da Black Friday – data tradicional nos Estados Unidos, em que lojas oferecem grandes descontos em seus produtos. Mas, diferentemente da inspiração norte-americana, em que consumidores promovem uma corrida às lojas, no Brasil as promoções ocorrem quase que exclusivamente na internet. Grandes redes varejistas brasileiras prometem descontos de até 70% em alguns de seus produtos, apenas hoje.
A promoção é organizada pelo site Busca Descontos, que reúne cupons de descontos dessas redes. A estimativa é de que as vendas movimentem R$ 15 milhões em um dia, um valor cinco vezes maior à Black Friday de 2010, quando a campanha foi iniciada. Entre os produtos com descontos estão itens de informática, eletrodomésticos, roupas e calçados, acessórios e brinquedos.
Segundo o CEO do Busca Descontos, Pedro Eugênio, quase 3 milhões de pessoas já estão cadastradas no site para as compras da Black Friday. “Esperamos poder consolidar a data como importante para o varejo nacional”, afirma. Ele diz que, apesar de a iniciativa ter foco no comércio virtual, a tendência é que ela se espalhe para as lojas físicas. “Começamos com e-commerce em 2010 e o número de lojas interessadas em participar neste ano aumentou muito, e já se espalhou para o off-line”, diz.
A rede de supermercados Extra, por exemplo, resolveu estender a Black Friday também às lojas físicas. Em todo o país, os hipermercados Extra e o Extra.com.br vão oferecer produtos promocionais a partir das 4 horas, até a meia-noite. Os setores eletro, têxtil, bazar e de itens sazonais de Natal estarão com preços abaixo do mercado.
Como funciona
Para ter acesso às ofertas da Black Friday no Busca Descontos, o internauta precisa fazer um cadastro na página, que dá direito a concorrer a um kit com computadores e um iPad. De acordo com a B2W, empresa responsável pela Americanas.com, Shoptime e Submarino, as ofertas no site Busca Descontos serão as mesmas que estarão disponíveis nos sites das próprias empresas. Neste caso, o Busca Descontos funciona como um agregador de promoções, e não como um provedor exclusivo de ofertas.
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e corresponde à sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças. As lojas oferecem superdescontos, que chegam até a 90%, para zerar os estoques para as festas de fim de ano.
- Saiba mais
- Veja como aproveitar a Black Friday na internet sem problemas
- Campeãs de reclamações vão participar
Lojas participantes
Confira algumas das redes que participam da Black Friday:Dell
Saraiva
Comprafácil
Netshoes
Walmart
Magazine Luiza
Americanas
Submarino
Shoptime
Apple Store
Dafiti
eFácil
Polishop
Lojas MM
Brinquedos Laura
Toymania
Brastemp
Fonte: Jornal Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário