Pesquisa aponta o crescimento populacional de Presidente Prudente nas últimas décadas. Com mais gente na cidade, a disputa por uma vaga no mercado de trabalho também fica mais acirrada.
A Fundação Seade, Sistema Estadual de Análise de Dados, concluiu que a população prudentina aumentou 60% em quatro décadas. Hoje são quase 208 mil habitantes.
Todas essas pessoas e milhares de outras que vêm de cidades vizinhas fazem de Prudente um polo regional e fortalecem a economia local.
Porém, o setor primário ainda se apresenta como a mais forte atividade. Só o rebanho bovino está estimado em 2 milhões de cabeças de gado e ainda têm as enormes áreas de plantio de graõs e de cana.
Apesar da economia de Prudente depender principalmente das produções que vêm do campo, pouca gente se manteve na zona rural. Segundo a pesquisa, quase 97% da população optou por morar na cidade. Esse índice é maior que a média estadual. Por isso, o desafio agora é entrar no mercado de trabalho na cidade que está mais competitiva.
Para a socióloga Marília Libório, o número de vagas de trabalho não acompanhou o crescimento populacional, por isso a exigência aumentou e os jovens devem se preocupar cada vez mais com a formação.
Fonte: TV Fronteira
Nenhum comentário:
Postar um comentário