Modelo que conta com visual arrojado e suspensão invertida custa a partir de R$ 33 mil.
Doni Castilho/Agência Infomoto
A moto se diferencia pelo desenho mais esportivo, despojado e
sem peças cromadas
A XR1200 X foge completamente ao paradigma de moto estritamente estradeira imortalizado pela Harley-Davidson. Radical, o modelo da família Sportster foi feito para acelerar. Como diferenciais, esta HD traz motor V2 Evolution de cerca de 90 cv de potência, suspensão invertida na dianteira e traseira com sistema de pressurização a gás, ambas com múltiplas regulagens e da grife Showa. Além de rodas de liga leve, freios Nissin e um visual pra lá de arrojado. O modelo também abandonou os tradicionais cromados e adotou peças com pintura em preto fosco: suspensão dianteira, motor, curva do escapamento e ponteiras são algumas delas. Outro ponto que conspira para atrair pilotos mais jovens é o preço competitivo: cerca de R$ 33 mil.
Para criar a XR1200 X a Harley buscou inspiração nas motos de dirt-track – corridas em circuitos ovais de terra bastante populares nos Estados Unidos. Aliás, uma versão mais preparada da XR1200 participa de uma categoria monomarca da modalidade. Daí a origem de sua ciclística diferenciada e motor bastante esperto e “torcudo”, principalmente em baixas e médias rotações. Os 11 kgfm de torque máximo (a 3.700 rpm) podem assustar um piloto inexperiente. Ao girar o acelerador com vontade, o motociclista leva um “coice de mula” tamanha é a força transferida para a roda. Se tiver a mão muito pesada, a roda da frente pode até empinar. Em função do bom torque, o motociclista terá mais agilidade para se deslocar no trânsito urbano e obter retomadas mais eficientes para trafegar pela estrada.
Doni Castilho/Agência Infomoto
Painel de instrumentos simples e funcional
Doni Castilho/Agência Infomoto
Na dianteira, freios Nissin com dois discos de 292 mm e pinça de quatro pistões
Doni Castilho/Agência Infomoto
Motor “torcudo”, que gera 11 kgfm a 3.700 rpm
Em uma rodovia plana, a XR 1200 X trafega a 116 km/h com o motor nas 3.500 rotações. Se girarmos um pouco mais o acelerador e chegarmos aos 4.000 giros, a moto alcança facilmente 130 km/h, sua velocidade de cruzeiro. Claro, existe ainda muito fôlego para este V2. Mas a sensação de vento no peito é forte se o piloto rodar a mais de 150 km/h. O motor que equipa a XR1200 X é da família Evolution. Esse V2 “preparado” de exatos 1.202 cm³ de capacidade recebeu refrigeração a óleo, além de uma maior taxa de compressão (10,0:1). Rodando entre trechos urbanos e rodoviários, a moto obteve consumo médio de 20 km/l. Uma boa marca para um motor de 1.200 cc.
Visual esportivo
Com relação à parte estética, XR 1200X se diferencia pelo visual mais esportivo, traduzido pelo tanque com linhas mais retas e grafismo que imita uma bandeira quadriculada. Já a rabeta é curta e as rodas de liga leve pintadas de preto ganharam faixas laranja. Praticamente idênticos às utilizadas na XR 750 (modelo de competição), as ponteiras também foram pintadas de preto e estão posicionadas do lado direito da moto.
Simples e funcional, o painel de instrumentos tem um pequeno mostrador digital, que indica a velocidade. A seu lado outro, maior e analógico, traz as informações das rotações do motor e hodômetro digital, além, é claro, das luzes-espia. Na pilotagem noturna, o fundo dos mostradores fica laranja, garantindo boa visualização.
Mercado
Concorrentes é que não faltam
A XR 1200X não é uma custom, muito menos uma autêntica naked. Suas principais concorrentes em função do preço de R$ 33 mil são os modelos Honda, Shadow 750 (R$ 31.880, com ABS) e CB 600F Hornet (R$ 33.260, sem ABS). Na Yamaha, a XJ6F (versão carenada) custa R$ 33 mil e a XVS 950 Midnight Star sai por R$ 32.300 (preta). Já na Ducati, a opção é a Monster 696 ABS, por R$ 33.900. Para finalizar, a recém-nacionalizada BMW F 800 R, que tem preço divulgado de R$ 36.900, disponível com ABS, computador de bordo, piscas de LED e tomada 12V.
Fonte: Infomoto/Jornal Gazeta do Povo
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