É muito comum as gestantes perguntarem a seus obstetras se podem pintar os cabelos.
Os produtos químicos mais usados nas tintas de cabelo são: fenilenediamina, aminofenol, resorcinol, ácido oleico, sulfito de sódio, hidróxido de amônia, propilenoglicol e álcool isopropílico. Alguns produtos usados nestas tinturas foram correlacionados com certos tipos de câncer, como linfomas, leucemias e mielomas múltiplos. Entretanto, estudos científicos que acompanharam cabeleireiros profissionais não demonstraram aumento de risco de câncer neste grupo.
Já durante a gestação, estudos em humanos mostraram que a absorção dos produtos utilizados em tintas de cabelo é muito pequena, a menos que haja queimaduras ou abscessos no couro cabeludo.
Assim, o uso de tinturas de cabelo não parece causar efeitos adversos ao feto, mas é preciso ter bom senso. Sem dúvida, a gestação não é o melhor momento para mudar totalmente o visual dos cabelos, mas também não é preciso dispensar aquela tintura periódica para esconder os incômodos fiozinhos brancos. Afinal, é preciso estar bem bonita para a chegada do bebê.
Fonte: Jornal Zero Hora/Bem-Estar/Isabel de Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário