domingo, 17 de abril de 2011

Imigração japonesa no Oeste Paulista: Presidente Prudente é a capital do shoyu.

                          

Em Presidente Prudente, os japoneses começaram a cultivar hortaliças nas beiradas dos córregos e riachos. Em função do clima investiram em sorveterias. A primeira delas na esquina da avenida Coronel Marcondes com a Rui Barbosa, que evoluiu para uma fábrica de refrigerantes, a Bebidas Funada, que exporta seus produtos para Paraguai, Bolívia e Japão.

Segundo Ricardo Nakaya, diretor da Sakura, o município tornou-se capital nacional do shoyu, já que das 11 empresas fabricantes do produto no país, três estão instaladas na cidade: Sakura, a Hinomoto e a Wilson Alimentos.

Por iniciativa de Michitoshi Ota foi criada a primeira empresa de transportes coletivos, a Condor Transportes, que chegou a dispor de 50 veículos, fazendo linhas que ligavam os municípios de Rancharia a Presidente Epitácio e também os da Alta Paulista entre Pacaembu e Dracena. Funcionou de 1950 a 1960.

Fonte: Jornal Oeste Notícias

Nenhum comentário: