sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Paraná terá sol e calor durante todo o fim de semana.

Temperatura chega na casa dos 30°C em quase todas as regiões. Tempo muda a partir de segunda-feira, com chegada de nova frente fria.

Divulgação / Um passeio de bicicleta pelo Parque Barigui
O fim de semana deve ser de temperaturas ainda mais elevadas no Paraná. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a massa de ar quente e seco que predominou no estado ao longo da semana deve continuar a atuar até o próximo domingo (15), fazendo com que os termômetros alcancem facilmente a casa dos 30°C em quase todas as regiões.
Nesta sexta-feira (13), a máxima em Curitiba e região metropolitana deve chegar aos 29°C, assim como no sábado. No primeiro dia da semana, os termômetros da capital atingem os 30°C. Em Palmas, na região Sudoeste, onde as temperaturas costumam ser mais amenas, o calor chega a 27°C e 29°C no sábado e no domingo, respectivamente.
Já em Paranavaí, no Noroeste, o fim de semana terá máxima de 34°C, sendo que a temperatura mínima deve ficar em torno dos 20°C. Londrina, no Norte, terá situação semelhante, com calor entre 19ºC e 34°C.
Ainda que com alguma nebulosidade, quem for aproveitar o fim de semana no Litoral não irá se arrepender. Em Matinhos, os termômetros devem oscilar entre 17°C e 29°C, assim como em Guaratuba.
O Simepar alerta que o longo período sem chuvas e os dias consecutivos de tempo seco e quente pode causar desconforto devido ao intenso calor e os baixos índices de umidade do ar. As condições também favorecem a formação de focos de incêndios, principalmente no interior.
Frente fria
Já na segunda-feira (16), o calor intenso deve dar lugar a uma frente fria que chega ao Paraná trazendo chuva e queda nas temperaturas. A primeira região que deve sofrer os efeitos da frente é o Sudoeste, principalmente nas cidades que fazem divisa com Santa Catarina. Até na terça-feira, a precipitação deve atingir todo o estado.
“As temperaturas ficam mais baixas por conta da nebulosidade, mas não chega a ser um resfriamento. Depois que a chuva parar, pode fazer mais frio, mas não sabemos medir qual será a intensidade”, explica a meteorologista do Simepar Sheila Paz.
Em Foz do Iguaçu, no Oeste, a temperatura cai de 31°C no domingo para 26°C na segunda. Apenas no Norte e Noroeste as temperaturas devem permanecer mais altas, como em Maringá, onde a máxima ficará em torno dos 29°C na segunda.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Nenhum comentário: