Energia - incluindo nas cidades do interior - foi restabelecida três horas após o apagão.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) concluiu, em nota divulgada à imprensa nesta segunda-feira, que a causa do apagão que atingiu todos os estados do Nordeste no dia 28 foi mesmo uma queimada. O comunicado oficializa o que o órgão vem afirmando desde o dia do incidente. Na sexta-feira, em entrevista exclusiva ao GLOBO, o presidente do ONS, Hermes Chipp, já havia antecipado que tinha certeza de que o incidente havia ocasionado o blecaute.
Segundo o texto, a conclusão foi fundamentada em análise in loco realizada pelo Ministério de Minas e Energia. A análise preliminar aponta que, por conta do incêndio, duas linhas de transmissão de 500 kV foram desligadas e, para evitar a propagação do distúrbio, a área afetada foi isolado, causando o corte da energia de toda a região.
De acordo com o ONS, a energia - incluindo nas cidades do interior - foi restabelecida três horas após o apagão. O órgão afirmou ainda que a análise detalhada da ocorrência foi iniciada nesta segunda. Um relatório sobre o caso será divulgado, mas não há um prazo definido para a publicação das informações.
Fonte: Agência O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário