sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Novo dinossauro é descoberto na região de Presidente Prudente.

Foto: William Nava/Divulgação
Ossos foram encontrados, por acaso, quando Nava viajava de Marília para Prudente
Ossos foram encontrados, por acaso, quando Nava viajava de Marília para Prudente

A região de Presidente Prudente pode ser o berço de uma nova espécie de dinossauros. É o que aponta a descoberta feita pelo Museu de Paleontologia de Marília e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os ossos foram encontrados, por acaso, às margens da Rodovia Raposo Tavares.

Segundo os pesquisadores, a nova espécie foi batizada de Brasilotitan nemophagus. O titanossauro viveu no fim do período Cretáceo e faz parte do grupo dos saurópodes. Estes seres tinham caudas e pescoços longos.

A descoberta foi publicada em artigo da revista científica internacional "Zootaxa", neste mês. O dinossauro descoberto em rochas localizadas às margens da rodovia tinha de 8 a 9 metros de comprimento.

Conforme o paleontólogo e coordenador do Museu de Paleontologia de Marília, William Nava, o dinossauro se alimentava provavelmente de vegetações rasteiras e vivia em uma região que, na época, era bastante quente e seca, com a presença de pequenos lagos e rios.

Os fósseis que deram origem à descoberta foram coletados por Nava em 2000 e incluem parte da dentição, vértebras cervicais e sacrais e fragmento da região pélvica. A presença de parte da mandíbula do animal, região raramente encontrada, facilitou que os fósseis fossem comparados com os poucos titanossauros cujos fósseis também incluíam a região.

Até agora, há oito espécies de titanossauros que já foram encontradas no Brasil. (Com G1).

Fonte: Portal Prudentino

Nenhum comentário: