quarta-feira, 7 de agosto de 2013

IPCA sobe 0,03% em julho e acumula alta de 6,27% em 12 meses.

Ritmo de alta da inflação em julho caiu e o acumulado em 12 meses voltou a ficar dentro da meta estipulada pelo governo para o ano.

Após período de maior pressão sobre os preços de alimentos, o ritmo de alta da inflação em julho caiu e o acumulado em 12 meses voltou a ficar dentro da meta estipulada pelo governo para o ano.
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), índice oficial e referência do sistema de metas do governo, registrou alta de 0,03%, abaixo dos 0,26% apurados em junho. O resultado do índice foi pior do que o esperado pelo mercado, de estabilidade.
Com o resultado, a taxa acumulada de janeiro a julho ficou em 3,18%. Já a inflação em 12 meses somou uma variação positiva de 6,27%, abaixo do teto da meta do governo (6,5%).
Neste ano, o teto da meta foi estourado em março (6,59%) e em junho (6,7%).
O IPCA é pesquisado mensalmente em nove regiões metropolitanas e duas capitais do país (Brasília e Goiânia) para famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos.
Alimentação e Transportes desaceleram IPCA em julho

A desaceleração do IPCA registrada na passagem de junho para julho foi puxada principalmente pelos segmentos de Alimentação e Bebidas e de Transportes. Juntos, os dois grupos foram responsáveis por uma retração de 0,21 ponto porcentual no índice de julho, que apurou alta de 0,03% frente ao mês anterior.

De acordo com o IBGE, as tarifas de ônibus urbanos ficaram 3,32% mais baratas no período, liderando a relação de impactos para baixo, com -0,09% ponto porcentual. Ainda no segmento de transporte público, as tarifas de ônibus intermunicipais apresentaram deflação de 1,69%; de trens, taxa negativa de 4,13% e de metro, deflação de 4,97%. Segundo o IBGE, das onze regiões pesquisadas, sete apresentaram deflação em julho.
INPC de julho fica recua 0,13%, informa o IBGE
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) caiu 0,13% em julho, após ter registrado alta de 0,28% em junho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 7, pelo IBGE. Em 2013, o índice já acumula alta de 3,17% e de 6,38% em 12 meses.
Mantega: IPCA de julho mostra que inflação sempre esteve sob controle
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, considerou “muito bom” o resultado, em julho, do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial
Fonte: FolhaPress/Agência Estado

Nenhum comentário: