sexta-feira, 28 de junho de 2013

Rússia, Cuba, Venezuela e Equador vão discutir futuro de Snowden.

Snowden completou seu quinto dia em Moscou, supostamente escondido no aeroporto de Sheremetyevo.

Diplomatas da Rússia, Cuba, Venezuela e Equador vão se reunir na segunda-feira para discutir a situação do ex-técnico da CIA Eduard Snowden, informou nesta sexta-feira a Câmara Pública da Rússia. Segundo o porta-voz da Câmara, ativistas de direitos humanos também participarão do encontro. Enquanto isso, Snowden completou seu quinto dia em Moscou, supostamente escondido no aeroporto de Sheremetyevo.

Também, hoje, o Parlamento russo fez um convite ao fugitivo americano para colaborar nas investigações do país sobre ações de espionagem dos Estados Unidos a cidadãos russos. O convite foi feito um dia depois de a Câmara Alta do Parlamento decidir criar um grupo de trabalho especial para investigar as revelações de Snowden, acusado de vazar informações confidenciais dos Estados Unidos.
O Equador afirmou na quinta-feira que ainda não processou o pedido de asilo do americano, mas autoridades já deram sinais de que o país poderia concedê-lo. O ministro das Comunicações equatoriano afirmara que seu país renuncia a acordos comerciais com os EUA, em resposta a uma possível retaliação do governo americano caso o Equador conceda o asilo.
Snowden viajou de Hong Kong para Moscou no domingo, fugindo de um pedido de extradição dos Estados Unidos. Ele é investigado pelo Departamento de Justiça dos EUA sob acusação de roubar propriedade do governo, comunicar sem autorização informações de segurança nacional e divulgar internacionalmente informação secreta a pessoas não autorizadas - as duas últimas denúncias estão previstas na Lei de Espionagem.
Fonte: Agência O Globo

Rosberg fecha dia na ponta; Massa bate e fica em último.

Brasileiro conseguiu participar apenas da primeira sessão em Silverstone, que ocorreu debaixo de chuva.

Reuters
Reuters / Felipe Massa participou apenas da primeira sessão de treinos em Silverstone
Felipe Massa participou apenas da primeira sessão de treinos em Silverstone
O alemão Nico Rosberg fechou na liderança o primeiro dia de treinos do GP da Inglaterra de Fórmula 1, nesta sexta-feira (28), no circuito de Silverstone. Depois de a primeira sessão ser amplamente atrapalhada pela chuva, o piloto da Mercedes garantiu a ponta ao cravar o tempo de 1min32s248.
Por causa das condições climáticas adversas, Rosberg sequer registrou volta cronometrada na primeira parte dos trabalhos na pista britânica. No segundo estágio do dia, porém, a chuva deu uma trégua e o alemão voltou a exibir a habitual força que vem mostrando nos treinos desta temporada da F1.
Já Felipe Massa amargou mais um dia para esquecer. Depois de ter sido o mais lento entre os pilotos que registraram tempos no primeiro treino em Silverstone, o brasileiro voltou a bater forte com a sua Ferrari e fechou a sexta-feira na 22.ª e última posição, com o tempo de 1min43s466.
O piloto da Ferrari perdeu o controle da sua F138 na saída da curva Stowe, atravessou a pista e bateu de frente na barreira de pneus. O acidente acabou danificando a parte dianteira do carro e a suspensão, fato que impossibilitou o brasileiro de seguir no treino.
Essa, por sinal, foi a quarta batida de Massa nos últimos três finais de semana de corrida da Fórmula 1. Antes, ele sofreu dois acidentes muito parecidos no GP de Mônaco, no mesmo ponto da pista do circuito, sendo uma vez no treino de classificação e a outra na corrida. Já no GP do Canadá, ele voltou a bater forte na sessão qualificatória para o grid.
Já o australiano Mark Webber, que na última quinta-feira confirmou a sua saída da F1 em 2014, garantiu a segunda melhor marca do dia ao cravar 1min32s547 com sua Red Bull. E ele ficou justamente à frente do seu companheiro de equipe, o alemão Sebastian Vettel, que marcou 1min32s680.
O espanhol Fernando Alonso foi apenas o décimo colocado, depois de não ter registrado tempo na primeira parte do dia. Ele acabou sendo superado também por Jean-Eric Vergne, Adrian Sutil e Romain Grosjean, respectivos sétimo, oitavo e nono.
Após os treinos desta sexta-feira, o GP da Inglaterra terá mais uma sessão livre neste sábado e a de classificação para o grid a partir das 9 horas (de Brasília), mesmo horário da corrida de domingo.
Confira a classificação do segundo treino livre do GP da Inglaterra:
1.º Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min32s248
2.º Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min32s547
3.º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min32s680
4.º Paul di Resta (ESC/Force India), 1min32s832
5.º Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 1min32s911
6.º Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), 1min33s171
7.º Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), 1min33s290
8.º Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min33s313
9.º Romain Grosjean (FRA/Lotus), 1min33s322
10.º Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min33s494
11.º Jenson Button (ING/McLaren), 1min33s740
12.º Nico Hulkenberg (ALE/Sauber), 1min33s896
13.º Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), 1min34s120
14.º Sergio Pérez (MEX/McLaren), 1min34s130
15.º Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber), 1min34s998
16.º Valtteri Bottas (FIN/Williams), 1min35s070
17.º Pastor Maldonado (VEN/Williams), 1min35s127
18.º Jules Bianchi (FRA/Marussia), 1min35s802
19.º Giedo van der Garde (HOL/Caterham), 1min35s984
20.º Charles Pic (FRA/Caterham), 1min36s079
21.º Max Chilton (ING/Marussia), 1min37s329
22.º Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min43s466
Fonte: Agência Estado

Não dá para vencer a Volta da França sem doping, diz Armstrong.

Heptacampeão da prova, que começa neste sábado, ciclista teve todos os títulos cassados após um escândalo de doping.

Reuters
Reuters / Lance Armstrong disse que não há como vencer a Volta da França sem se dopar
Lance Armstrong disse que não há como vencer a Volta da França sem se dopar
A um dia para o início da centésima edição da Volta da França, o nome de Lance Armstrong não tem como não ser lembrado no mundo do ciclismo. O norte-americano conquistou a mais tradicional prova da modalidade em sete oportunidades, mas acabou tendo todos os títulos cassados depois de ser o principal personagem de um escândalo de doping que estourou no fim do ano passado. Nesta sexta-feira, ele voltou a ser notícia em entrevista polêmica dada ao jornal francês Le Monde.
Armstrong alegou que é "impossível" vencer a Volta da França sem doping e, por isso, garantiu que ainda se considera heptacampeão da competição. Em entrevista a uma TV norte-americana em janeiro deste ano, ele já havia admitido que considerava o doping "parte do trabalho" de um ciclista.
Perguntado se ele conseguiria vencer sem doping, Armstrong disparou: "Depende de que prova você quer ganhar. A Volta da França? Não. É impossível vencer sem doping. Porque a Volta da França é um teste de resistência, no qual o oxigênio é decisivo", publicou o jornal francês nesta sexta.
Apesar desta afirmação, Armstrong considerou legítima a decisão de tirar-lhe os sete títulos conquistados na França (de 1999 a 2005), mas provocou os outros ciclistas e deu a entender que eles também teriam se dopado. "Podem apagar meu nome, mas a Volta da França foi realizada entre 1999 e 2005, não é? Tem de haver um vencedor. Quem é ele? Ninguém se apresentou para reivindicar meus títulos."
Em janeiro, Armstrong admitiu o consumo de substâncias dopantes e a utilização de transfusões de sangue ao longo de sua carreira após ter sido acusado pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) e perder seus títulos. O norte-americano, no entanto, explicou que os testes antidoping de sua época eram muito mais precários e disparou contra a entidade.
"Tudo isso é besteira. Nosso sistema era muito simples, muito conservador. A história vai mostrar que tudo isso foi apenas uma postura da USADA para fazer barulho", declarou. "A fundamentada decisão da USADA conseguiu destruir a vida de um homem, mas não agiu em benefício do ciclismo", completou.
Mesmo com todas essas declarações, Armstrong admitiu o remorso pelas atitudes tomadas ao longo de sua carreira. "Eu nunca conseguirei consertar tudo, mas vou passar minha vida tentando. Sei que eu era muito duro com as pessoas. Lutar em cima da bicicleta, perfeito. Lutar fora, não. Não consegui, não pude diferenciar as duas coisas."
Fonte: Agência Estado

Barcelona oficializa jogo com Santos em 2 de agosto.

Duelo entre espanhóis e brasileiros faz parte do acordo que levou Neymar para o clube catalão.

Reuters
Reuters / Neymar vai encarar o ex-clube pela primeira vez em agosto
Neymar vai encarar o ex-clube pela primeira vez em agosto
Barcelona confirmou nesta sexta-feira (28), por meio de seu site oficial, o amistoso que fará com o Santos no próximo dia 2 de agosto, no Camp Nou, válido pelo Troféu Juan Gamper. Ao oficializar o confronto, o clube catalão destacou que o "jogo poderá marcar a estreia de Neymar como jogador azul-grená".
O Barça também ressaltou que a participação do Santos na competição amistosa faz parte do acordo financeiro firmado com o clube brasileiro para a contratação do atacante. O clube espanhol ainda lembrou que um novo amistoso com o Santos, a ser realizado em solo brasileiro, em local e data a serem definidos, ocorrerá posteriormente, também como parte da negociação que levou para a Espanha o astro da seleção brasileira.
O Santos está apenas aguardando a autorização a CBF para confirmar a sua participação no amistoso que valerá o título do Troféu Juan Gamper e o pedido de atuar em solo espanhol deverá ser oficialmente aceito pela entidade, até porque o confronto não ocorrerá em uma data que coincidirá com a de jogos do Campeonato Brasileiro.
Pouco antes do amistoso com o Barcelona, o Santos tem previsto uma partida contra o Internacional, em Porto Alegre, no dia 31 de julho, pela 10.ª rodada, e, após o duelo na Espanha, o time voltará a campo em 4 de agosto, contra o Náutico, na Vila Belmiro.
O Santos terá todas as despesas da viagem à Espanha custeadas pelo Barcelona, mas ainda não está certo se irá receber alguma parte da bilheteria. Já a partida de volta, no Brasil, terá a renda e outras receitas obtida por meio dela todas revertidas para os santistas.
E, pelo acordo firmado no contrato que definiu a ida de Neymar ao Barça, o clube espanhol terá de pagar 4,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 13 milhões) como compensação se a CBF não autorizar a realização deste segundo amistoso entre os dois times no Brasil.
Na nota oficial que publicou nesta sexta, o Barcelona também fez um resumo sobre a atual situação do Santos, lembrando que o time foi derrotado pelo Corinthians na final do último Campeonato Paulista, mas anteriormente conquistou o título da Recopa Sul-Americana. O clube também citou Arouca, Montillo e Marcos Assunção como referências da equipe santista, assim como enfatizou que o clube "inicia um processo de reforma" após a demissão do técnico Muricy Ramalho, ocorrida no final do mês passado.
Fonte: Agência Estado

Superávit primário soma R$ 5,681 bilhões em maio.

Esforço fiscal de maio foi feito com a ajuda de um superávit de R$ 5,236 bilhões do Governo Central (Tesouro, Banco Central e Previdência).

As contas do setor público consolidado apresentaram um superávit primário de R$ 5,681 bilhões no mês de maio, informou o Banco Central, nesta sexta-feira, 28. Em abril, o saldo foi de R$ 10,37 bilhões e, em março, de R$ 3,5 bilhões. Em maio de 2012, o resultado ficou positivo em R$ 2,653 bilhões.
O superávit primário consolidado de maio ficou abaixo do piso das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE Projeções, que iam de R$ 6,9 bilhões a R$ 13,1 bilhões.
O esforço fiscal de maio foi feito com a ajuda de um superávit de R$ 5,236 bilhões do Governo Central (Tesouro, Banco Central e Previdência). Os governos regionais (Estados e municípios) contribuíram com R$ 1,235 bilhão no mês. Enquanto os Estados registraram um superávit de R$ 1,050 bilhão, os municípios alcançaram um saldo positivo de R$ 185 milhões. Já as empresas estatais registraram déficit primário de R$ 790 milhões.
Acumulado no ano
Nos primeiros cinco meses de 2013, o esforço fiscal do setor público recuou 25,67% em relação ao mesmo período de 2012. As contas do setor público acumulam até maio um superávit primário de R$ 46,729 bilhões, o equivalente a 2,45% do Produto Interno Bruto (PIB). Nos primeiros cinco meses de 2012, o superávit primário era bem maior: de R$ 62,865 bilhões ou 3,56% do PIB.
O esforço fiscal foi feito com a ajuda de um superávit de R$ 32 304 bilhões do Governo Central (1,69% do PIB). Os governos regionais registraram superávit de R$ 15,247 bilhões (0,80% do PIB) entre janeiro e maio deste ano. Enquanto os Estados tiveram um superávit de R$ 12,424 bilhões, os municípios alcançaram um saldo positivo de R$ 2,823 bilhões. As empresas estatais apresentaram déficit de R$ 821 milhões (0,04% do PIB).

Em 12 meses

As contas do setor público acumulam um superávit primário de R$ 88,816 bilhões em 12 meses até maio, o equivalente a 1,95% do PIB. O esforço fiscal subiu em relação a abril, quando o superávit em 12 meses estava em 1,90% do PIB ou o equivalente a R$ 85,788 bilhões.
O superávit em 12 meses está bem abaixo não apenas da meta de 3 1% do PIB fixada para 2013, como também da estimativa do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de alcançar um saldo positivo de 2,3% do PIB ao final de 2013.
Fonte: Agência Estado

USP barra plano do governo de SP e cria bônus para negros.

A proposta, aprovada nesta quinta-feira pelo Conselho de Graduação, representa o abandono quase total do plano do governador Geraldo Alckmin (PSDB), lançado em 2012.

A Universidade de São Paulo (USP) aprovou a criação de um bônus de 5% no vestibular para candidatos de escolas públicas que se declararem "preto", "pardo" ou "indígena". A USP sempre foi contrária a critérios raciais de bonificação. A criação de um cursinho preparatório para alunos de escola pública compõe o projeto.
A proposta, aprovada nesta quinta-feira pelo Conselho de Graduação, representa o abandono quase total do plano do governador Geraldo Alckmin (PSDB), lançado em 2012 ao lado dos reitores da USP, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Um dos pontos mais polêmicos - um curso semipresencial que parte dos cotistas faria - foi descartado.
De acordo com o novo texto, um aluno negro ou indígena que cursou a educação básica na rede pública poderá ter um bônus de até 25% na nota. Sem o critério racial, o bônus para a escola pública será de até 20%. O acréscimo máximo era de 15% na nota até este ano.
Apesar de a proposta votada nesta quinta-feira ser resultado do posicionamento das 42 unidades da USP, ela tem de ser aprovada no Conselho Universitário para valer no próximo vestibular. O prazo para as metas de inclusão também são diferentes do que o governo havia proposto. O documento elaborado pelo Conselho de Graduação diz que a USP só teria condições de alcançar 50% de inclusão de alunos de escola pública em 2018, não em 2016, como previa o plano de Alckmin, o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Paulista (Pimesp).
O novo projeto não fala em cotas, só em metas. No evento de apresentação do Pimesp, Alckmin falou em reserva de vagas de forma gradual, até 2016. “Será automático: 35% das vagas vão para esses alunos. Eles entrarão pelo vestibular tradicional, se não passar, terão pontuação acrescida”, disse Alckmin em dezembro.
Exclusão
A USP sempre teve um perfil elitista de alunos. Apesar de a escola pública abrigar 85% das matrículas do ensino médio, a grande maioria dos alunos da universidade saiu de escolas privada, é branca e tem bom nível econômico. Entre 2012 e 2013, o porcentual de alunos de escola pública passou de 28% para 28 5%. Levando em conta apenas as dez carreiras mais concorridas, só 19% dos matriculados vieram dessa rede. Nesses dez cursos, metade dos ingressos é das classes A e B (com renda acima de R$ 6.220). E só quatro "pretos" conseguiram se matricular. Não há menção para que as metas sejam atendidas por curso. Também não existe previsão de ação para o caso de não atendimento às metas.
Cursinho
A oferta de um cursinho pré-vestibular é outra aposta. O curso de reforço, para mil alunos, será oferecido anualmente, com duração de dez meses. As vagas são destinadas a quem estudou na escola pública e prestou a Fuvest, mas não passou no vestibular. A primeira edição, de caráter experimental, será oferecida a partir de agosto, com duração de cinco meses. As aulas serão ministradas por alunos de Licenciatura, sob a supervisão de estudantes de pós-graduação, somente na Cidade Universitária, zona oeste da capital.
O presidente da ONG Educafro, Frei David dos Santos, criticou a proposta. “A USP usa normas científicas para tudo que faz, mas não para a questão do negro e pobre”, diz ele. “É mais uma enganação da USP, que devia se mais responsável e fazer estudo de inclusão levando em conta casos de sucesso concretos.” Frei David lembrou a onda de manifestações. “A USP tem de saber que a gente não vai aceitar, estão brincando com fogo nesse clima em que o País está.”
Fonte: Agência Estado

Ator Danny Glover vem à região de Curitiba apoiar metalúrgicos.

Famoso pela atuação na série de filmes Máquina Mortífera, ator participa de assembleia na fábrica da Renault como parte de intercâmbio de sindicato do Brasil com entidade norte-americana.

Divulgação / United Auto Workes (UAW)
Divulgação / United Auto Workes (UAW) / Danny Glover, famoso pelo papel em Máquina Mortífera, participa de assembleia de trabalhadores da fábrica da Renault, em São José dos Pinhais
Danny Glover, famoso pelo papel em Máquina Mortífera, participa de assembleia de trabalhadores da fábrica da Renault, em São José dos Pinhais
O ator de Hollywood Danny Glover, famoso por estrelar a série de filmes Máquina Mortífera, participa de uma assembleia de trabalhadores da fábrica da Renault em São José dos Pinhais na tarde desta sexta-feira (28). A visita faz parte de um intercâmbio promovido por duas entidades sindicais, uma do Brasil e uma dos Estados Unidos.
A ideia é promover uma troca de experiências entre os sindicalistas brasileiros e norte-americanos. Quem traz o ator para o Brasil é o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), em intercâmbio com a United Auto Workes (UAW). Além de Glover, representantes da entidade estrangeira também participam da assembleia.
O objetivo principal, segundo informações divulgadas pelo SMC, é discutir formas para que seja possível mobilizar trabalhadores de uma fábrica da Nissan em Canton, no estado norte-americano do Mississipi. As regras diferentes do país, segundo o SMC, constituem um desafio para viabilizar as mobilizações sindicais.
À página do sindicato, Glover disse que a luta dos trabalhadores do Mississipi tem um apelo especial devido à história de batalhas do local. "De todas as lutas dos trabalhadores em todo o mundo, os trabalhadores da Nissan Mississippi têm um significado especial para mim. Partir de um lugar que era um campo de batalha importante do movimento dos direitos civis, para agora ser um centro de luta pelos direitos dos trabalhadores globais, é significativo".
Glover é famoso principalmente por seus papéis em Máquina Mortífera, A Cor Púrpura e Ensaio sobre a Cegueira. Ele é casado Eliane Cavelleiro, uma brasileira que nasceu em São Paulo.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Morre Bert Stern, que fez as últimas imagens de Marilyn Monroe.

Em seus 50 anos de carreira, novaiorquino foi considerado o "fotógrafo das estrelas".

O fotógrafo americano Bert Stern, famoso por ter feito as últimas fotos da atriz Marilyn Monroe, morreu aos 83, em Nova York.
A morte foi confirmada pela cineasta Shannah Laumeister, que disse estar casada em segredo com o fotógrafo desde 1983, informa a BBC News.
As famosas fotos de Marilyn foram feitas para a revista Vogue, poucas semanas antes de atriz morrer por overdose, em 1962.
Nos 50 anos de carreira, o novaiorquino nascido no Brooklyn fotografou celebridades como as atrizes Audrey Hepburn, Sophia Loren e Elizabeth Taylor, a modelo Twiggy e o escritor Truman Capote.
Stern também fez sucesso na área de publicidade. Ao lado dos fotógrafos Irving Penn e Richard Avedon, ele ajudou a aproximar a fotografia comercial da arte conceitual.
Fonte: FolhaPress

Manifestantes protestam contra Obama perto de hospital onde está Mandela.

Funcionários da Casa Branca vão consultar a família de Mandela sobre se o presidente norte-americano pode visitar Nelson Mandela no hospital.

Reuters/Siphiwe Sibeko
Reuters/Siphiwe Sibeko / Manifestantes sul-africanos protestam contra Barack Obama nas proximidades do hospital onde está internado Nelson Mandela
Manifestantes sul-africanos protestam contra Barack Obama nas proximidades do hospital onde está internado Nelson Mandela
Sul-africanos em protesto pela visita ao país do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reuniram nesta sexta-feira (28) a poucos quarteirões do hospital em Pretória onde o herói da luta contra o apartheid Nelson Mandela está internado em estado grave.
Obama, em viagem por três países da África, deve chegar nesta sexta-feira à África do Sul e funcionários da Casa Branca disseram que vão consultar a família de Mandela sobre se o primeiro presidente negro dos Estados Unidos pode visitar o primeiro presidente negro sul-africano.
Mandela, de 94 anos, está lutando contra uma infecção pulmonar que o levou a ser internado há cerca de três semanas.
Cerca de 200 sindicalistas, ativistas estudantis e membros do Partido Comunista da África do Sul se reuniram na capital Pretória para protestar contra a visita de Obama neste fim de semana, chamando sua política externa de "arrogante, egoísta e opressiva".
"Ele veio como uma decepção, acho que Mandela também estaria decepcionado", disse Khomotso Makola, um estudante de direito de 19 anos.
O críticos sul-africanos de Obama têm-se centrado em particular sobre o seu apoio ao uso de drones no exterior, que segundo eles resultou na morte de centenas de civis inocentes, e seu fracasso em cumprir a promessa de fechar o centro de detenção militar dos EUA na Baía de Guantánamo, em Cuba, onde estão presos suspeitos de terrorismo.
Fonte: Reuters

Deputado Natan Donadon se entrega à PF em Brasília.

Parlamentar, que era considerado foragido, teve prisão imediata decretada pelo STF em razão de uma condenação por peculato e formação de quadrilha.

O deputado Natan Donadon se entregou nesta sexta-feria, 28, à Polícia Federal (PF) em Brasília. De acordo com a assessora do parlamentar, Tatiana Soares, ele se apresentou ao superintendente Marcelo Mosele, em local ainda não informado. Na ocasião, segundo ela, o deputado assinou termo de apresentação e agora já não é mais considerado foragido. A PF, no entanto, ainda não confirma oficialmente a apresentação do deputado.
Ela afirmou também não saber para onde o deputado seria encaminhado pela PF. A assessora explicou que Donadon demorou a se entregar porque não imaginava que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubaria seu recurso e ele estava tentando um acordo para se apresentar. Tatiana Soares disse que, em nenhum momento, o deputado teve a intenção de fugir.
Na quarta-feira, 26, o Supremo determinou a imediata prisão do deputado, que foi condenado pelo tribunal à pena de reclusão de 13 anos, 4 meses e 10 dias, em regime inicialmente fechado, pelos crimes de formação de quadrilha e peculato. Ele foi punido sob a acusação de ter desviado recursos da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia por meio de contrato simulado de publicidade. Desde esse dia, a PF realizava buscas em Brasília e em Rondônia para tentar encontrar o deputado federal que sumiu desde que o mandado de prisão do STF se tornou público.
Fonte: Agência Estado

Jorge Bernardi é eleito presidente da CPI da Urbs.

Bruno Pessuti (PSC) será o relator da comissão, cujos trabalhos se iniciaram hoje.

O vereador Jorge Bernardi (PDT) foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Vereadores de Curitiba que vai investigar o transporte público da capital, chamada de CPI da Urbs. O vereador Bruno Pessuti (PSC) será o relator da comissão, que foi instalada oficialmente na manhã desta sexta-feira (28).
No total, 12, dos 13 membros da CPI, participam da reunião inaugural do processo de investigação. Bernardi recebeu 11 votos favoráveis à indicação dele como presidente. Pessuti atingiu a mesma marca de aprovação unânime. A unanimidade ocorre porque o presidente não vota, por isso o total de votos é 11, e não 12 - total de presentes na reunião.
Dois cargos não tiveram consenso entre os vereadores. Um deles foi o de vice-presidente, para o qual três vereadores foram indicados: Serginho do Posto (PSDB), José Carlos Chicarelli (PSDC) e Mauro Ignacio (PSB). O vereador tucano acabou vencendo a votação com oito votos. O segundo cargo que não teve unanimidade entre os membros da comissão foi o de sub-relator. O pastor Valdemir Soares (PRB), candidato único, teve 10 votos favoráveis e um contra, da Professora Josete (PT).
“É inadmissível que o vereador Pastor Valdemir ocupe uma posição tão importante mesmo tendo o histórico de ter sido um dos principais responsáveis por arquivar o processo [que investigava fraudes em contratos de publicidade] contra Derosso (ex-vereador e ex-presidente da Câmara)”, disse Josete ao votar.
Valdemir Soares reagiu e disse que voto contra dela foi feito porque Josete almejava o lugar dele. "A vereadora só fez essas afirmações porque não conseguiu viabilizar a própria candidatura ao cargo de sub-relatora", rebateu.
Durante a reunião foi definido ainda que a primeira sessão foi convocada para segunda-feira (1º), no plenário da Câmara, às 14 horas. "As sessões vão ser todas abertas ao público. Vamos investigar especialmente a última licitação. A princípio, boa parte dos problemas que ocorrem no transporte hoje são decorrentes desse processo", relatou.
Investigações
A comissão vai investigar diversos aspectos do transporte coletivo de Curitiba. Entre eles, indícios de lucro excessivo e irregularidades em processos licitatórios e no recolhimento de ISS pelas empresas da Rede Integrada do Transporte Coletivo (RIT). Os contratos de concessão do serviço e o Fundo de Urbanização de Curitiba também serão analisados.
Em sessão na quarta-feira (26), os vereadores fizeram mudanças ao texto apresentado um dia antes por José Carlos Chicarelli (PSDC). As alterações estabelecem que não haverá limitação no período investigado e a finalidade CPI foi ampliada. O prazo é de 90 dias – no requerimento original, eram 120.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Relatório projeta crescimento de 35% para carne brasileira.

Foto: Agência Brasil


Projeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento indicam perspectivas positivas para o agronegócio brasileiro nos próximos 10 anos. Além da ampliação das lavouras e do crescimento da produção de grãos, é destaque o aumento da produção de carnes – bovina, suína e aves.

Segundo o relatório Projeções do Agronegócio - Brasil 2012/23 a 2022/23, a produção de carnes deverá crescer 35% no período. De acordo com o estudo, o responsável pela expansão será o crescimento do consumo, sobretudo interno.

Pelas previsões, em relação aos números deste ano, mais 9,3 milhões de toneladas de carnes serão produzidas no país em dez anos, com o total passando de 26,5 milhões de toneladas para 35,8 milhões de toneladas. Quanto ao consumo de carnes, o relatório projeta aumento de 3,6% ao ano, no período 2013-2023.

As carnes fazem parte de uma cesta mais diversificada, que começa a se formar com o aumento de renda das populações, tanto da população mundial quanto da população local, disse o coordenador geral de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques. "O produto está diretamente relacionado ao aumento da renda: se a renda aumenta, aumenta também o consumo de carne", explicou Gasques.

O relatório do Ministério da Agricultura estima papel importante do mercado interno no aumento da produção de carnes. Pelo estudo, 58,8% da produção de frango serão destinados ao consumo interno no período avaliado. Do total de carne bovina produzida, 75% irão para o mercado interno. Quanto à carne suína, 82,3% serão destinados ao consumo local.

Fonte: Portal Prudentino

Campanha de vacinação contra paralisia infantil termina nesta sexta.

Foto: Divulgação


Termina nesta sexta-feira (28), em todo o Estado de São Paulo, a campanha de vacinação contra a paralisia infantil. Devem ser imunizadas todas as crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos de idade. A meta, segundo a Secretaria da Saúde, é que 2,4 milhões de crianças tomem a gotinha contra a poliomielite.

"A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra a paralisia infantil. Por isso é importante que os pais e responsáveis levem seus filhos para serem vacinados", afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

A novidade da campanha neste ano é a mudança da faixa etária abrangida. Receberão as doses da vacina Sabin apenas as crianças maiores de seis meses.

Os pais ou responsáveis que levarem a caderneta de vacinação de seus filhos em algum dos postos fixos poderão aproveitar para atualizar as doses de outros tipos de vacina que estejam em atraso.

Fonte: Portal Prudentino

FHC é eleito para a Academia Brasileira de Letras.


Com 34 dos 39 votos possíveis, o sociólogo, professor e ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (FHC) foi eleito na tarde desta quinta-feira (27) para ocupar a cadeira 36 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Ele vai assumir a vaga aberta com a morte do jornalista João de Scantimburgo, em 22 de março deste ano. Votaram 24 acadêmicos presentes à sede da Academia, no centro do Rio, e 14 por carta. Houve uma abstenção.

Presidente da República em dois mandatos sucessivos, de 1995 a 2002, Fernando Henrique Cardoso, nascido no Rio de Janeiro em 18 de junho de 1931, é doutor em sociologia e professor emérito da Universidade de São Paulo (USP). Foi também professor em várias universidades e instituições estrangeiras, entre elas Stanford, Berkeley e Brown, nos Estados Unidos; Cambridge, no Reino Unido; Paris-Nanterre e Collège de France, na França, e Ipes/Cepal, em Santiago do Chile.

Intelectual com atuação política, Fernando Henrique teve seus direitos políticos cassados em 1964 pelo regime militar e exilou-se na Europa e no Chile. De volta ao Brasil, participou da luta pela redemocratização do país, ingressou no então MDB e foi eleito senador por São Paulo. Nos anos 80, foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do qual é presidente de honra. Antes de ser eleito presidente, foi ministro das Relações Exteriores e da Fazenda no governo Itamar Franco (1992-1994).

De acordo com o acadêmico Marcos Villaça, ex-presidente da ABL, “a eleição de Fernando Henrique Cardoso é um ato de respeito à inteligência brasileira. A sua obra de sociólogo e cientista dá ainda mais corpo à academia”.

Com a eleição de FHC, a Academia Brasileira de Letras passa a contar com dois ex-presidentes da República entre seus 40 membros. O outro é José Sarney, ocupante da cadeira 38, desde 1980.

O novo membro da ABL é autor ou coautor de 34 livros, 23 deles de sociologia, e mais de cem artigos acadêmicos. Uma de suas obras, Dependência e Desenvolvimento, escrita em coautoria com Enzo Falletto e publicada originalmente em espanhol, em 1969, é considerada marco nos estudos sobre a teoria do desenvolvimento. O livro teve dezenas de edições, em 16 idiomas.

Os livros mais recentes de Fernando Henrique Cardoso são voltados à análise de sua atuação como político e as memórias: O presidente e o sociólogo (1998); A arte da política (2006); The accidental presidente of Brazil (2006); Cartas a um jovem político (2008) e A soma e o resto: um olhar sobre a vida aos 80 anos.

Fonte: Agência Brasil

Richa decreta estado de emergência em 59 municípios afetados pela chuva.

Assinatura do decreto foi feita nesta sexta-feira em Maringá. Com a medida, municípios terão maior facilidade em requisitar recursos federais para reparação dos estragos.

Divulgação / Governo do Paraná
Divulgação / Governo do Paraná / Imagens aéreas de um voo de helicóptero feito por Beto Richa sobre Mirador
Imagens aéreas de um voo de helicóptero feito por Beto Richa sobre Mirador
O governador Beto Richa (PSDB) decretou estado de emergência em 59 municípios paranaenses afetados pela forte chuva dos últimos dias. A assinatura do decreto foi feita na manhã desta sexta-feira (28) em Maringá. Com a medida, essas cidades terão maior facilidade em requisitar recursos federais para reparação dos estragos.
De acordo com o governador, ainda não se sabe o valor que deve ser investindo em ações sociais e de infraestrutura nos locais atingidos por inundações, enxurradas e deslizamentos. Ele explicou que nos últimos dois dias, equipes da Defesa Civil estão fazendo o levantamento dos estragos.
Na quinta-feira (27), Richa sobrevoou a região de Paranavaí, onde diversas estradas foram interditadas por causa de inundações causadas pela cheia do Rio Ivaí. “Não tem como não se sensibilizar com esta situação. É muito chocante presenciar a ação da correnteza do Rio Ivaí e a destruição. São cenas impressionantes”, declarou.
De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil, até a manhã desta sexta-feira, havia 78,1 mil pessoas afetadas pelas chuvas em 78 municípios do Paraná. Em 11 cidades, os prefeitos já haviam decretado situação de emergência: Bituruna, Dois Vizinhos, Imbituva, Irati, Itapejara do Oeste, São João, Santa Tereza do Oeste, Sulina, Teixeira Soares, Laranjeiras do Sul e Ortigueira.
Força-Tarefa
Nos últimos dias, o governo criou uma força-tarefa para atuar principalmente nas localidades mais atingidas. Equipes da Defesa Civil e um helicóptero foram enviados aos municípios para atender a população e resgatar famílias que estão ilhadas.
Também estão sendo enviados colchões, cobertores, roupas, material de limpeza, utensílios para cozinha e lona para a cobertura emergencial de sete mil residências danificadas.
A Defesa Civil, o Simepar e o Instituto das Águas estão fazendo um monitoramento para verificar a situação do clima e a elevação dos rios para prevenir qualquer desastre com a população. Além disso, foi anunciado que o Instituto das Águas irá disponibilizar serviço de desassoreamento de rios para os municípios mais atingidos pelos estragos.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Mandela chega ao 6º dia em estado crítico; África do Sul espera notícias.

Na última informação oficial, Jacob Zuma anunciou na quinta-feira (27) que o ex-presidente se encontrava estável após experimentar uma leve melhora.

Reuters/Dylan Martinez
Reuters/Dylan Martinez / Menina chora do lado de fora do hospital onde está internado o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela
Menina chora do lado de fora do hospital onde está internado o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela chega nesta sexta-feira (28) ao sexto dia hospitalizado em estado crítico e a população da África do Sul, que receberá nesta sexta-feira (28) a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, espera por notícias sobre o seu estado de saúde.
Na última informação oficial, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, anunciou na quinta-feira (27) que Mandela se encontrava estável após experimentar uma leve melhora, mas seu estado continuava "crítico".
Pouco antes, a filha mais velha do ex-presidente, Makaziwe Mandela, tinha afirmado em entrevista à rádio pública que seu pai estava em uma situação "muito crítica".
Segundo Makaziwe Mandela, o ícone da luta contra o regime racista do "apartheid" "não tem bom aspecto" e "pode ocorrer qualquer coisa de forma iminente".
Enquanto isso, a África do Sul se prepara para receber hoje o presidente Obama, que começará amanhã os atos oficiais de sua visita de dois dias.
O primeiro presidente negro da América, que chegará procedente do Senegal e encerra sua viagem africana no dia 2 de julho na Tanzânia, não visitará em princípio o primeiro presidente negro da África do Sul, conforme anunciou o governo sul-africano.
Dezenas de sul-africanos se reuniram hoje nas portas do hospital de Pretória onde Madiba (como Mandela é conhecido no país) está internado desde o dia 8 de junho por uma recaída de uma infecção pulmonar.
Um grupo de crianças foi até as portas do centro para cantar em coro uma canção com o lema: "Nós te amamos Mandela".
"Ele (Mandela) é um dos meus heróis pessoais, um herói para o mundo. Seu legado durará séculos", disse Obama ontem no Senegal. O presidente americano vai homenagear seu "herói" no domingo na Cidade do Cabo com uma visita à Ilha de Robben, na qual Madiba esteve preso por 18 anos.
O muro e a cerca externa da clínica onde Mandela está internado se transformaram em um colorido mural de flores e cartazes que desejam o melhor para Madiba e agradecem o seu sacrifício pela dignidade de todos os sul-africanos sem distinção de raça.
A poucos metros do hospital, o Congresso Nacional Africano (CNA) celebrou ontem à noite uma vigília em homenagem ao antigo estadista.
A oração coletiva nacional também aconteceu em outro dos centros nevrálgicos, a casa onde viveu Mandela no antigo gueto negro de Soweto (Johanesburgo).
Nelson Mandela lutou durante 67 anos contra o regime de segregação racial, o "apartheid", em cujas prisões passou 27 anos e contraiu os problemas respiratórios com os quais sofre de forma recorrente.
Após ser libertado em 1990, Madiba liderou junto com o último presidente do "apartheid", Frederik de Klerk, o desmantelamento pacífico do regime racista.
A luta rendeu a ambos o Prêmio Nobel da Paz de 1993.
Eleito presidente em 1994, Mandela conseguiu uma improvável paz racial, depois de mais de quatro décadas de dominação racista da minoria branca da África do Sul.
Fonte: EFE

Brasileiro Lucas 'Bebê' é a 16.ª escolha no Draft da NBA.

Pivô de 20 anos e 2,13 m foi envolvido em troca e vai defender o Atlanta Hawks. A estreia, porém, pode não ser na próxima temporada.

Reuters
Reuters / Lucas Bebê foi selecionado no Draft 2013 da NBA
Lucas Bebê foi selecionado no Draft 2013 da NBA
O brasileiro Lucas 'Bebê' Nogueira foi escolhido na noite desta quinta-feira (27) como a 16.ª opção noDraft da NBA - sorteio que define o destino dos calouros na principal liga de basquete do mundo. O Boston Celtics selecionou pivô de 20 anos e 2,13 m, mas logo em seguida o trocou com o Atlanta Hawks, em uma negociação tripla que também envolveu o Dallas Mavericks.
O jogador, porém, pode não estrear no campeonato na próxima temporada. Ele tem contrato com o Asefa Estudiantes, da Espanha, até junho de 2015 e deve permanecer na equipe por pelo menos mais um ano para ganhar experiência antes de ser chamado para jogar nos Estados Unidos.
Os pivôs Nenê Hilário, Anderson Varejão, Rafael Baby, Tiago Splitter, o ala Fab Melo e o armador Leandrinho Barbosa foram os outros brasileiros a conseguir o feito.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Atlético vence teste contra Chapecoense no CT do Caju.

Furacão bateu o líder da Série B por 2 a 1 em jogo-treino que movimentou 20 jogadores e teve expulsão de Mérida.

Aguante Comunicação / Chapecoense
Aguante Comunicação / Chapecoense / O Atlético marcou logo no começo contra a Chapecoense no CT do Caju
O Atlético marcou logo no começo contra a Chapecoense no CT do Caju
Atlético venceu na tarde desta quinta-feira (27) a Chapecoense por 2 a 1, em jogo-treino realizado no CT do CajuEderson Luiz Alberto marcaram para o Furacão, enquanto que o experiente Rodrigo Gral descontou para a equipe catarinense.
Todos os gols saíram no primeiro tempo do trabalho, sendo que no segundo tempo as duas equipes testaram vários jogadores. O gol de Ederson foi aos 6 minutos, o de Luiz Alberto foi aos 8 e o de Rodrigo Gral concluído aos 24.
O espanhol Fran Mérida foi expulso do jogo-treino ao brigar com Dudu Figueiredo, que também foi punido. Como acordado pelas duas equipes e não ser um amistoso oficial, os dois puderam ser substituídos.
As principais novidades atleticanas em campo foram as presenças como titular de Bruno Silva, recém-contratado, e de Zezinho, destaque do sub-23 promovido ao elenco principal após o Paranaense. Outro reforço entrou em campo durante a atividade, o zagueiro Dráusio.
O técnico Ricardo Drubscky usou os seguintes 20 jogadores: Weverton (Santos), Jonas, Manoel (Dráuzio), Luiz Alberto (Rafael Zucchi) e Everton (Marcos Guilherme); João Paulo (Renato Chaves), Juninho, Bruno Silva e Zezinho (Paulo Baier); Felipe (Fran Mérida, depois Marcelo) e Ederson (Marcão).
Enquanto a Chapecoense lidera a Série B com 16 pontos. O Atlético é o 15º da Série A, com cinco pontos.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Empresário de Deivid reclama de atraso salarial no Coritiba.

Segundo Fernando Carrilho, Coxa estaria devendo ao jogador um mês de salário e seis meses de direitos de imagem.

Henry Milléo / Gazeta do Povo
Henry Milléo / Gazeta do Povo / Segundo empresário de Deivid, atrasos nos pagamentos é
Segundo empresário de Deivid, atrasos nos pagamentos é "uma situação chata"
O empresário do atacante coxa DeividFelipe Carrilho, reclamou em nota nesta quinta-feira (27) que oCoritiba estaria devendo um mês de salário, além de seis meses de direitos de imagem, ao jogador.
“É uma situação chata, que já vem se arrastando há algum tempo. Mas quero deixar claro que essa questão é extra-campo e não vai alterar em nada o trabalho do Deivid”, afirmou Carrilho na nota enviada à imprensa.
Não é a primeira vez que pendências financeiras são denunciadas pelo agente do camisa 9. Em janeiro, Carrilho afirmou que os direitos de imagem desde a contratação do atleta, em setembro, não haviam sido pagos. Na oportunidade, o centroavante acabou se apresentando com atraso para a pré-temporada em Foz do Iguaçu. A assessoria de imprensa do jogador, na época, havia justificado que Deivid ficou preso em Angra dos Reis devido às chuvas.
“Esses atrasos já acontecem há algum tempo e, nem por isso, o atleta deixou de fazer sua parte. Ele fez gol na final do Campeonato Paranaense e é o artilheiro do time no Brasileirão com três gols", completou Carrilho.
O presidente Vilson Ribeiro de Andrade não confirmou e nem desmentiu os atrasos, mas prefere tratar questão internamente. "O Coritiba só fala com o atleta e o empresário, e mais ninguém. Quero ouvir tudo olho no olho", afirmou o dirigente.
Clubes maiores
Um dia antes de declarar o atraso nos pagamentos do Coritiba, Deivid declarou em entrevista ao site da ESPN, que pretende voltar em um clube do eixo Rio-SP. "Enquanto eu estiver jogando, enquanto estiver dentro de mim ser um cara produtivo, eu sempre vou imaginar voltar para o eixo Rio-SP, jogar em grandes clubes. Não que o Coritiba não seja um grande clube, é um grande clube, muito organizado, mas eu aspiro sim coisas maiores", disse o jogador na entrevista.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Seleção das semifinais da Copa das Confederações.

Conheça os escolhidos pela Gazeta do Povo para integrar o time dos melhores das semis do torneio.

 / Seleção das semifinais da Copa das Confederações

Seleção das semifinais Copa das Confederações (4-4-2)
Júlio César (Brasil)
Fundamental para a vitória da seleção. Defendeu o pênalti cobrado por Forlán quando o jogo estava empatado e seguiu com segurança no restante da partida.

Maggio (Itália)
Mesmo acostumado a jogar como um ala-direito muito ofensivo no Napoli, fez bem a função de lateral na Azurra. Sua movimentação criou chances

Chiellini (Itália) 
O zagueiro relembrou o seu início de carreira e jogou quase como um lateral-esquerdo contra a Fúria. Foi o zagueiro por aquela lado no sistema com três defensores de Prandelli e o fez com eficiência.

Piqué (Espanha)
O marido da cantora Shakira não fez feio em campo. Mostrou segurança e ainda acertou sua cobrança de penalidade máxima. Ganhou sorissos e um discreto pulinho da colombiana, que assistiu ao jogo no Castelão.

Alba (Espanha)
Foi o mais regular dos quatro laterais que jogaram as semifinais. Bem na marcação e também no apoio ao ataque.

Paulinho (Brasil)
Mais uma vez, o volante-artilheiro apareceu na frente para concluir. Desta vez, fez 'apenas' o gol que garantiu o triunfo brasileiro sobre o Uruguai, aos 41 minutos do segundo tempo. Também foi o responsável pelo lançamento que originou o primeiro tento do duelo.

Iniesta (Espanha
Foi o destaque do meio-campo espanhol, que no geral ficou abaixo de seu desempenho normal.

Navas (Espanha)
Entrou no intervalo no lugar de Silva e jogou aberto pelo lado direito. Conseguiu fazer mais do que seu companheiro e ainda foi o responsável por converter o último pênalti do jogo, que classificou a Fúria à final.

Giaccherini (Itália)
Jogou pela esquerda no meio de campo italiano. Com muita velocidade, conduziu quase todos os contra-ataques do time. Na prorrogação, acertou uma bola na trave.

Cavani (Uruguai)
O centroavante desencantou na competição ao marcar contra o Brasil. Também ajudou muito a defesa uruguaia, fazendo desarmes importantes.

Fred (Brasil)
Mostrou que é o cara do Mineirão. Marcou seu 42.º gol no estádio, o primeiro na nova fase, e o terceiro no torneio. Teve bom posicionamento, mas não ficou fixo na área, dando mais opções aos companheiros e participando mais da partida.

Técnico: Cesare Prandelli (Itália)
Montou uma equipe que conseguiu parar a campeã mundial Espanha no tempo regulamentar e também na prorrogação. Sua equipe, porém, não foi só defesa. Também atacou e levou perigo a Casillas. Mesmo com o revés, merece ser o comandante da rodada.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo