terça-feira, 28 de maio de 2013

Nem sempre a creche ensina.

Estudo mostra que escolinhas sem qualidade têm influência negativa no desempenho escolar de crianças.

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Aniele Nascimento/Gazeta do Povo / Pais devem estar atentos à estrutura da creche e à formação dos professores ao escolherem onde deixar os filhos
Pais devem estar atentos à estrutura da creche e à formação dos professores ao escolherem onde deixar os filhos
Nem sempre as crianças que frequentaram creches terão resultados escolares melhores no futuro do que aquelas que não tiveram essa oportunidade. Se a creche não for de qualidade, o desempenho dos estudantes pode ser, inclusive, pior do que o alcançado por alunos que não frequentaram essas unidades. A conclusão é de um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Especialistas analisaram as notas de Matemática de crianças da 4.ª série que participaram do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), em 2005, levando em consideração também a escolaridade das mães. O objetivo era saber se ir à creche trazia resultados positivos para as crianças. Eles perceberam que, entre os filhos de mães com baixa escolaridade, os que frequentaram creches tiveram resultado pior no Saeb do que os que não frequentaram. O impacto positivo nas notas dos alunos só ocorreu nos casos em que as mães das crianças estudaram pelo menos até os últimos anos do ensino fundamental.
Segundo Daniel Santos, professor de Economia da USP e um dos autores da pesquisa, uma das principais hipóteses para explicar o resultado é a baixa qualidade das creches escolhidas por mães com menor escolaridade. “Acredito que a criança estimulada desde bem pequena tem resultado melhor. A questão é saber se a criança foi realmente estimulada. Muitas vezes, as creches são depósitos delas”, afirma Santos.
De acordo com o especialista, a preocupação com o estímulo ao aprendizado nas creches é recente, pois somente em 2006 elas passaram a integrar o sistema educacional. Antes, segundo ele, as instituições faziam parte da estrutura de assistência social e serviam apenas para alimentar, garantir a saúde das crianças e permitir que as mães pudessem trabalhar. “Estamos em um momento de transição. Grande parte das creches ainda está no modelo antigo. E o problema é que a chance de uma criança ir para uma creche assim, sem estímulo, é maior entre os filhos de mães analfabetas. O mecanismo que deveria ser corretor de desigualdade acaba não sendo”, diz.
Investimento
Segundo a ONG Campanha Nacional pelo Direito à Edu­­cação, o gasto com creche no Brasil é menor do que o recomendado para que elas atendam a requisitos mínimos de qualidade. Dados aferidos em 2012 pela organização comprovam que uma creche de período integral deve investir, por ano, R$ 8.804 por aluno matriculado, para oferecer profissionais qualificados, espaço físico e materiais apropriados. No entanto, os gastos com creche e pré-escolas informados pelo governo brasileiro à Organização para a Cooperação e Desen­­volvimento Econômico (OCDE) foi de US$ 1.696 (ou R$ 3.475, segundo a cotação atual). O valor deixa o país na terceira pior posição em um ranking de 34 países.
De acordo com o Ministério da Educação, o valor mínimo que deveria ser investido por aluno, em 2013, é de R$ 2.221,73.
Estímulo precisa começar cedo
Para que as crianças cheguem ao primeiro dia de pré-escola conhecendo um número adequado de palavras, a prefeitura de Providence, capital do estado americano Rhode Island (EUA), recorrerá à tecnologia. O município concederá às famílias de renda baixa um equipamento que mede a quantidade de palavras ouvidas pelas crianças e treinará os pais a estimular seus filhos. A intenção é que o vocabulário dos pequenos seja desenvolvido antes do início do período escolar.
Batizada de “Providence Talks” (ou “Providence Fala”, em português), a ideia foi a grande vencedora de uma competição que premia boas ideias de prefeitos americanos. Com o prêmio de US$ 5 milhões, a prefeitura pretende fornecer um equipamento às famílias mais carentes e orientá-las periodicamente. O “gravador de palavras” ficará afixado nas roupas das crianças de até 4 anos de idade e é capaz de diferenciar a voz humana de sons da televisão.
Especialistas afirmam que, quanto mais cedo os pais conversarem com os filhos, mais eles serão estimulados a desenvolverem seu vocabulário, mesmo que não compreendam o que está sendo ouvido. “Os pais devem brincar com as crianças promovendo interação com os brinquedos, descrevendo as ações que acontecem, dizendo por exemplo ‘caiu’, ‘subiu’, ‘apareceu’. E devem induzir as crianças a repetirem essas palavras, além de olharem para elas, fazer gestos e expressões faciais enquanto falam e dar entonação à voz para chamar os filhos e engajá-los”, diz Fernando Cesar Capovilla, professor do Instituto de Psicologia da USP.
Para a professora da Fa­­cul­­dade de Educação da Uni­­versidade de Brasília Maria Fernanda Farah Cavaton, os pais também devem escutar os filhos. “Ao escutarem a criança, eles percebem o que ela sabe e vão regulando a fala. Não é um monólogo, tem que ser um diálogo”, afirma.
Em casa
Famílias devem ser orientadas para optar por instituições melhores
Na opinião de Patrícia Mota Guedes, especialista em Gestão Educacional da Fundação Itaú Social, é preciso investir em qualificação e formação de profissionais que trabalham nas creches, que, muitas vezes, não têm a escolaridade indicada. Ela acrescenta que orientar os pais também é importante.
“Para pais de mais baixa escolaridade e em situação mais vulnerável, é difícil fazer escolhas sobre a creche e avaliar a qualidade do serviço a que eles têm acesso. Pais menos escolarizados muitas vezes acham que, se a creche cuida da criança e a mantém saudável, isso significa que há qualidade”, analisa Patrícia.
Exemplo
Criado em 2003 por meio de uma portaria da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, o Programa Infância Melhor (PIM) criou uma rede de atendimento nos municípios gaúchos centralizada na figura do visitador — um técnico remunerado e especialista em atendimento infantil. De acordo com a coordenadora-geral do programa, Liese Serpa, o PIM tem como foco crianças de zero a 6 anos. A ideia é promover o desenvolvimento integral da criança, tanto no aspecto físico quanto no intelectual. “Nosso maior objetivo é fortalecer as competências da família como primeira e mais importante instituição de cuidado nos primeiros anos da infância”, diz Liese.
Na Inglaterra
Um estudo de pesquisadores da Universidade de Londres e de Oxford acompanhou um grupo de 3 mil estudantes, desde sua entrada na pré-escola até os 11 anos de idade. A conclusão foi que a qualidade da pré-escola era um forte indício do desempenho escolar e comportamental dos estudantes. Crianças que frequentaram pré-escolas de baixa qualidade não apresentavam ganho algum, se comparadas àquelas que nem sequer chegaram a frequentar escolas na primeira infância.
“O Brasil não percebe o quão importante é a educação infantil, e investe pouco. O direito à educação só é pleno quando alia acesso à qualidade. O direito à creche, que envolve o direito à educação da criança e o direito da família ao trabalho, por exemplo, é um elemento-chave para a qualidade de vida.”
Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
Fonte: Agência O Globo

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