Ao todo, mais de 760 casas foram danificadas na segunda-feira. Segundo Simepar, previsão de chuva se mantém para a região. Granizo não está descartado.
Reprodução / RPC TV
Só em Paranavaí, a Defesa Civil contabilizou mais de 700 residências afetadas pela chuva com granizo
Chuvas com granizos causaram vários estragos em Paranavaí e em Paiçandu, na região Noroeste do Paraná, na noite de segunda-feira (27). Segundo as prefeituras dos dois municípios, mais de 760 residências foram danificadas. Lonas foram distribuídas à população.
Só em Paranavaí, a Defesa Civil contabilizou mais de 700 casas danificadas. Segundo o secretário de Infraestrutura do município, Eurípedes Lemes Silva, não existia informação de pessoas desalojadas até o início da manhã desta terça-feira (28). “Estamos distribuindo lonas para a população. Não é uma solução, mas serve para a proteção das casas em caráter emergencial.” Segundo a RPC TV Paranavaí, 1,5 mil casas estavam sem luz até as 12h30 desta terça (28).
Reprodução / RPC TV
As pedras de gelo se acumularam no chão
Reprodução / Deible da Silva / RPC TV - Na Hora Certa
Granizos que atingiram a região tinham o tamanho de algumas frutas
Até a sede do Corpo de Bombeiros de Paranavaí teve o telhado quebrado pelo granizo. Moradores do município relataram à reportagem que as pedras de gelo tinham o tamanho de laranjas.
Em Paiçandu, o número de casas atingidas foi menor: pouco mais de 60, segundo a Secretaria de Assistência Social. Nesta manhã, a administração municipal ajudava moradores a cobrir casas com lonas. O Parque São Jorge foi o local mais afetado, com quase 90% das casas danificadas. “É um local onde as telhas usadas [nas casas] são mais frágeis”, disse o secretário de Assistência Social, Wesley Rodrigo Rossi.
Lavouras de milho e de olericulturas da região também acabaram afetadas com o granizo. Segundo o secretário de Agricultura, Fernande Antunes Fernandes, pelo menos 15 agricultores informaram que tiveram danos na safra. “Tenho certeza que o número deve ser maior ainda”, comentou Fernandes. “A região perdeu muito na questão da produção desse ano, do milho safrinha, e os agricultores familiares serão impactados porque perderam mais de R$ 7 mil só nessa chuva de pedra.”
Tempo
O Instituto Tecnológico Simepar informou que a previsão de chuva se mantém para esta terça-feira (28), mas não com a mesma intensidade de segunda-feira (27). Ainda assim, pode haver a ocorrência de granizo.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário