sexta-feira, 26 de abril de 2013

Uma sapatada na audiência.

Dafiti e Netshoes, que vendem calçados pela internet, foram os maiores anunciantes da rede em 2012.

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Quem vive do e-commerce investe pesado em anúncios na internet. Em 2012, quem mais apostou no meio digital foi a Dafiti, segundo o relatório “2013 Brazil Digital Future in Focus”, sobre audiência da internet no Brasil, elaborado pela comScore Media Metrix, líder global em medições e análises digitais.
Nesse terreno, a Dafiti, considerada a maior loja de e-commerce de moda do país, circula com desenvoltura. A empresa já alcançou 50 milhões de visitas mensais e também foi citada em estudo recente do Data Popular, em parceria com a WebSIA, entre os dois e-commerces que mais influenciam nas redes sociais. Ao todo, são mais de 2 milhões de fãs no Facebook e mais de 16 mil seguidores no Twitter.
Malte Huffmann, sócio-fundador da Dafiti e responsável pela área de marketing, explica que a empresa usa todos os canais e mídias disponíveis, mas a digital é o principal meio. “Também trabalhamos com TV, rádio, mídia impressa e ativação, eventos e parcerias”, completa. Segundo ele, as vantagens da internet estão no alcance enorme, proximidade com o cliente e comunicação personalizada. Riscos, para ele, são iguais aos de outros canais. “O sucesso da comunicação depende de um conceito bem pensado, uma campanha bem feita e uma comunicação coerente. Isso é a pura verdade para todos os canais de marketing”.
Esse investimento maciço em publicidade on-line deve ajudar a Dafiti a aumentar o número de visitantes. Ainda de acordo com a comScore Media Metrix, entre os varejistas, o número de visitantes é maior no Mercado Livre e a Dafiti aparece nesse ranking em 11.º lugar.
Musculatura
Logo atrás da loja de e-commerce de moda aparece a Netshoes como a segunda maior anunciante on-line do Brasil. A empresa que vende sapatos e acessórios nasceu digital, mas agora também investe em publicidade na TV, jornais e revistas. A gerente de Marketing da Netshoes, Priscilla Erthal conta que o canal internet foi escolhido por ter um custo mais acessível e permitir mensurações qualificadas sobre o investimento. “Hoje, a Netshoes tem mais musculatura para investir em uma estratégia 360°. O maior risco era ter um resultado abaixo do esperado e não saber identificar a mídia apropriada para cada ação. É necessário ter estratégia e conhecer o negócio, o cliente e a mídia para que os investimentos não consumam as margens”, afirma a gerente.
Entre os veículos preferidos para a divulgação das peças estão o Facebook, disparado, seguido do UOL e do Globo. A presença de anúncios na rede social aumentou 173% em 2012, aponta o estudo. “As mídias sociais capturam a maior porcentagem do tempo dos consumidores no Brasil e o país mostra altíssimos números de engajamento em comparação com outros mercados e com a média mundial”, observa o relatório.
Muito tempo pendurado no computador
No ano passado, o tempo gasto pelos internautas em mídias sociais teve um crescimento de 167%. As redes ocupam a maior parte do tempo daqueles que estão navegando no Brasil. Em dezembro de 2012, por exemplo, o usuário médio da internet passou 9,3 horas em sites de mídia social.
E o brasileiro gosta de computadores.
Mais de 60%
Segundo o relatório da comScore Media Metrix, por aqui se gasta 27 horas por mês on-line, é o maior tempo na América Latina. A variação é pequena de uma região para outra do país, mas os moradores do Sul ficam conectados, em média, 26,4 horas por mês. Pessoas com menos de 35 anos respondem por mais de 60% do tempo gasto na internet na América Latina. No Brasil, 31,8% dos internautas têm entre 25 e 34 anos.
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Só os grandes
Os maiores anunciantes on-line no Brasil em 2012:
• Dafiti.com.br – comércio on-line de calçados, roupas e acessórios;
• Netshoes.com.br – comércio on-line de calçados, acessórios e equipamentos esportivos;
• Netflix – locadora de vídeo por streaming;
• Microsoft – criadora do Windows;
• MRV Engenharia e Participações – construtora e incorporadora;
• Telefonica Group – é a Vivo, operadora de telefonia fixa e móvel e provedora de tevê por assinatura e internet;
• Pank! Negocios On-line – shopping virtual;
• America Movil – dona da operadora Claro;
• Google – dispensa apresentações;
• The Point – empresa americana de desenvolvimento web que administra, entre outros, o site da rede de compras coletivas Groupon.
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Onde eles anunciam
Veículos que recebem mais anúncios on-line:
• Facebook
• Uol
• Globo

• Google Sites

• Microsoft Sites
• Terra - Telefonica
• Yahoo!
• Portal R7
• Portal IG
• Grupo Abril
Fonte: Jornal Gazeta do Povo

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