Aluna de programa da Universidade Federal do Paraná ganha violino para continuar seus estudos musicais em casa.
Daniel Caron / Gazeta do Povo
Vitória Bullessich com a mãe, Lirian, recebendo o violino das mãos do maestro Carlos Domingues: desejo realizado
O sonho de ter um violino para se dedicar à paixão pela música virou realidade na tarde de ontem durante o primeiro dia de aula do programa “Música para Todos” da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde a menina frequenta lições de violino e de canto. “O som dele é maravilhoso. Quando conheci o instrumento eu amei e queria um de Natal”, contou Vitória.
Como sua família não tinha condições financeiras de comprar um instrumento, a garota decidiu repetir o que tinha feito no Natal de 2010, quando ganhou um celular de presente. “Eu escrevi uma carta para o Papai Noel. Mas achei que seria mais difícil ganhar”, diz a garota.
Passados três meses do Natal, já desacreditada de que seu pedido seria atendido, Vitória, moradora do bairro Campo Comprido, em Curitiba, foi surpreendida nesta segunda-feira. O maestro Domingues interrompeu a aula e entrou com a carta de Vitória endereçada ao Papai Noel e com o violino debaixo do braço.
Entre risos e lágrimas, a garota agradeceu o presente e prometeu se esforçar para se tornar uma boa musicista nos próximos anos. “Agora vou poder estudar em casa. Meu sonho é ser uma grande violinista. Vou me esforçar para isso”, afirma.
Pedido
A carta que seria depositada nos Correios não chegou nem mesmo a ser endereçada ao bom velhinho. Como é de costume em sua família, ela, acompanhada da mãe Lirian de Oliveira Belo e da avó Terezinha de Jesus Oliveira Belo, foi assistir a um concerto musical. “A gente foi ver uma cantata de Natal e depois eu fui parabenizar o maestro. Aproveitei e mostrei a cartinha que minha neta tinha escrito”, conta a avó. Ao receber a carta, o maestro Domingues se sensibilizou com a história de Vitória. “Ele me garantiu que o presente seria entregue”, comenta Terezinha.
“Não há palavras para descrever o que é ajudar uma criança que deseja entrar no mundo da música em meio a tanta coisa ruim que acontece ao nosso redor. A música tornará essa menina uma pessoa melhor, irá contribuir para o futuro dela em vários âmbitos”, acredita Domingues.
Na carta, Vitória escreveu que gostaria muito de um violino para poder estudar mais e se dedicar à arte da música. “Desde que ela é pequena eu a levo para concertos musicais, peças de teatro. Ela já fez aulas de dança e agora cursa aulas de música”, conta a mãe Lirian.
No dia de Natal, o maestro Domingues chegou a ir até a casa de Vitória, mas não a encontrou. “A família estava viajando. No dia 16 de janeiro, dia em que a Vitória comemorava 11 anos, ela me ligou e percebi o seu interesse pela música. Eu disse a ela que o presente de Natal seria entregue e foi hoje (ontem). Espero que ela consiga aproveitá-lo da melhor maneira possível”.
Universidade
Projeto atende crianças da periferia
O projeto “Música para Todos” é desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná desde o ano passado. De acordo com a coordenadora do programa, Doriane Rossi, são 50 crianças de 7 a 14 anos que participam das atividades.
“No primeiro ano, as crianças têm aulas de teoria musical, canto coral, canto, piano, violão, instrumentos de percussão, flauta e violino. No ano seguinte, os alunos escolhem um dos instrumentos já apresentados no primeiro ano, continuando o processo de formação musical específica”, explica Doriane.
Segundo ela, o objetivo é poder dar condições de as crianças se interessarem pela música. “A gente visa dar formação cultural para as crianças. Assim algumas poderão ser tornar músicos profissionais”, assinala.
Apesar de ser aberto a crianças de todas as condições socioeconômicas, a ideia do projeto é privilegiar quem mora na periferia da capital. “Divulgamos o projeto nas comunidades mais carentes”, conta a coordenadora. Para este ano, as matrículas estão encerradas. (DA)
Fonte: Jornal Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário