segunda-feira, 5 de março de 2012

Funcionários da limpeza pública de Curitiba podem entrar em greve nesta terça-feira.

Categoria irá se reunir com representantes da Cavo - empresa responsável pela limpeza pública da capital – nesta tarde para dar continuidade às negociações salariais. Se não houver acordo, greve pode começar na terça.

Funcionários da limpeza pública de Curitiba podem entrar em greve a partir desta terça-feira (6). A categoria irá se reunir com representantes da Cavo - empresa responsável pela limpeza pública da capital – nesta tarde para dar continuidade às negociações salariais.
O indicativo de greve foi aprovado na última sexta-feira (2). O período legal para poder dar início ao movimento grevista é de 72 horas. Os coletores de lixo e os varredores de rua reivindicam reajuste salarial de 15%. A Cavo ofereceu 10%. O piso dos coletores é de R$ 800 e o dos varredores é de R$ 707,49, de acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (Siemaco), Manassé Oliveira.
A assembleia da Cavo será realizada na manhã de terça-feira, às 7 horas, para avaliar a nova proposta da empresa. Se não houver nova oferta, os trabalhadores devem deliberar pela greve, segundo Oliveira.

De acordo com o Siemaco, os funcionários reivindicam também reajuste de 15% no valor do vale-alimentação, que atualmente é de R$ 456, café da manhã para todos os trabalhadores, aumento anual dos benefícios e não no quadriênio (a cada quatro anos de trabalho), e pagamento de insalubridade para quem trabalha na limpeza dos rios.

A assessoria de imprensa da Cavo informou que a empresa segue negociando com os trabalhadores e que o objetivo é chegar a um acordo para evitar a paralisação.
A prefeitura de Curitiba, por meio da assessoria de imprensa, informou que as negociações são feitas diretamente entre os trabalhadores e a Cavo. A administração municipal ainda não foi comunicada oficialmente sobre a possibilidade de greve.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Nenhum comentário: