Levantamento mostra que 25% dos cupons comprados nos sites de compra coletiva não são utilizados pelos usuários; perda para consumidores é de R$ 500 milhões.
A ferramenta do mercado secundário de compra coletiva existe desde novembro do ano passado e conta com 10 mil usuários. No site, é possível revender, pelo preço determinado pelo usuário, os cupons que estão com a data de vencimento próxima. A pesquisa do Reurbano mostra que 64% dos clientes de sites de compra coletiva já deixaram de usar um cupom e, destes, 84% afirmam ter mudado de hábito na hora da compra após a perda.
Para Felipe Lachowski, diretor da empresa, o modelo de negócio do site dá sustentabilidade à compra coletiva.
“Se o cliente deixa de usar o cupom, todo mundo perde, principalmente com a mudança de comportamento do consumidor. O fornecedor divulga a oferta porque quer mostrar seu serviço ou produto. Sem o uso do cupom, o mercado não é sustentável. Com nosso site, queremos restabelecer o ciclo”, explica Lachowski.
Não há custos para o anúncio, mas o vendedor paga R$ 1 mais 10% do valor do cupom quando a venda é efetivada.
Falta de tempo
A servidora pública Izabella Mira já comprou cupons para academia, massagem, revelação de fotos e vários outros produtos e serviços. O problema é que muitos dos vouchers não foram usados por falta de tempo. Resultado: um prejuízo de cerca de R$ 200. “Eu sou impulsiva. Vejo a promoção, compro e depois não consigo usar o cupom. Aprendi com isso tudo. Agora penso bem se vou comprar e se realmente vou usar”, conta.
É exatamente essa a recomendação da coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano. Antes de efetuar a compra, é preciso que o consumidor pondere se realmente precisa do item ou não. “A compra não pode ser feita porque o produto está mais barato. É necessário que se pense se o produto é útil e principalmente se ele cabe no orçamento. Além disso, uma pesquisa de mercado para ver se o valor realmente está mais barato ajuda o consumidor”, ressalta.
A estudante Janaina Schuinka Bazilio comprou um cupom que dava direito a 50 minissanduíches em uma lanchonete de Curitiba. Por falta de tempo, também não utilizou seu voucher. “O cupom tinha duração de um ano e eu só lembrava de usá-lo quando não tinha como fazer. No fim, fiquei com prejuízo de R$ 14”, salienta.
Ofertas de gastronomia, como a que Janaina perdeu, são vendidas mais rapidamente pelo Reurbano, com tempo médio de nove dias. Já viagens e produtos com valor superior a R$ 200 levam em torno de 17 dias. “A vantagem de comprar um cupom no sistema é que o usuário pode procurar o que ele quer. No site de compra coletiva ele recebe uma quantidade limitada de promoções e decide ou não se quer adquirir”, destaca o diretor do Reurbano.
Consumidor tem 7 dias para desistir do negócio
Não é apenas anunciando o produto em sites de recompra coletiva que é possível reaver o dinheiro em caso de arrependimento. O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor deixa claro que o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial – a regra vale para as compras feitas via internet.
A advogada do Idec, Mariana Ferreira Alves, o direito de arrependimento inclui o reembolso das quantias pagas, inclusive do frete. “Os direitos do consumidor que compram produtos em promoção, como é o caso das compras coletivas, é exatamente igual ao direito de qualquer consumidor. O consumidor que se sentir discriminado por alguma conduta do fornecedor poderá utilizar do direito de arrependimento, formular uma reclamação junto ao Procon ou recorrer ao Poder Judiciário para pleitear a reparação de eventuais danos ocorridos”, explica Mariana.
Já coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, orienta que os consumidores leiam os termos e condições dos sites de recompra coletiva, para conhecer a participação de responsabilidade do consumidor por eventuais problemas com os produtos ou com a prestação de serviços. “É preciso ficar atento a todas as informações presentes no contrato, porque, às vezes, querendo reaver o dinheiro do cupom, o consumidor pode ser responsabilizado por problemas”, salienta Claudia.
Dicas
A compra coletiva requer cuidados assim como toda a compra. Veja algumas que são específicas para os sites:
• Pense – Não efetue compras por impulso.
• Regulamento – Leia a oferta com atenção, assim como o regulamento que contém informações detalhadas sobre o estabelecimento e o serviço ofertado.
• Validade – Observe a validade da promoção e evite comprar serviços que precisam ser utilizados com urgência ou em uma data específica.
• Salve – Imprima ou salve em seu computador as páginas do site com a oferta do produto e a efetivação da compra.
• Agende – Ligue para o fornecedor do serviço para agendar sua visita, mesmo quando a oferta não informar que isso é necessário.
• Pesquise – Em caso de diárias de hotel visite o site do estabelecimento para ver fotos, verificar a localização e procurar comentários de clientes, antes de efetuar a compra.
• Em restaurantes – Observe se a promoção do restaurante dá direito a um cupom por mesa ou um cupom por CPF. Se for um por mesa, seu acompanhante terá de pagar o preço normal, sem desconto.
• Dúvidas – Em caso de dúvidas, ligue para o estabelecimento que está fazendo a promoção e pergunte.
• Segurança – Verifique se a página para pagamento é segura. Na tela deve aparecer o desenho de um cadeado (geralmente no canto inferior direito) e o endereço do site que recebe o pagamento precisa começar com “https”, em vez de apenas “http”. O “https” evita que as informações fornecidas pelo cliente sejam visualizadas por terceiros.
Paraná
Mercado de revenda já funciona em Curitiba
No Paraná, o Reurbano oferece cupons para Curitiba. Para as demais cidades do estado, é possível escolher a opção “Outras no Sul” – o site não especifica, porém, quais são os municípios atendidos. Nas ofertas válidas para Curitiba, na última semana, era possível adquirir, por exemplo, um passeio de barco em Joinville (SC) por R$ 40 – a oferta original era de R$ 94 por R$ 47 (50% de desconto).
O vendedor, que não vai conseguir utilizar o cupom a tempo, conseguirá ressarcir R$ 35 dos R$ 47 – o custo do serviço é de R$ 1 mais 10% do valor do voucher, no caso, R$ 5. Com essa transação, ele consegue reaver quase 75% do valor pago originalmente e acaba um prejuízo de R$ 12.
Já o comprador, que vai pagar R$ 40, terá 57% de desconto sobre o valor original e vai economizar R$ 7 sobre a promoção e R$ 54 do preço sem desconto. Vale lembrar, porém, que como o preço pode ser definido pelo comprador, o valor pode ser ainda maior que o original – isso acontece geralmente entre as ofertas mais procuradas, em que o vendedor acaba ganhando sobre a transação. Todas essas informações estão no site e devem ser observadas no momento da compra.
Venda
Para vender o cupom, basta digitar o título da oferta. O site traz um banco de dados de diversos sites de compras coletivas. Após encontrar a oferta, confirme as informações e defina o preço que deseja cobrar pelo cupom. Em seguida, é necessário que se envie o cupom no formato PDF. O valor da venda cai na conta do vendedor após a solicitação, feita 30 dias depois da venda ter sido efetuada.
Valor
10% do valor do cupom, mais R$ 1, é quanto o vendedor de um cupom no site do Reurbano precisa pagar para utilizar o serviço. Caso o cupom não seja vendida, o vendedor não tem custo nenhum. O vendedor também pode estabelecer o preço que quiser para o voucher que pretender comercializar.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo
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