segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Internet e telefone ajudam consumidor a economizar na horas das compras.

Serviço telefônico e sites comparam preços e permitem economia de até 35%. Saiba ainda como estimar o preço das corridas de táxi.

Ter uma noção de quanto se vai gastar em determinada compra é uma ajuda e tanto para o planejamento financeiro. E para conseguir aquela sonhada folga no orçamento, sempre cai bem um descontinho, seja para o último lançamento tecnológico ou para o produto que faz sucesso em casa.
Para ajudar o consumidor, muitos sites disponibilizam ferramentas de comparação de preço. É só indicar o produto e a marca desejados que o buscador apresenta os menores - e maiores – preços encontrados. O que normalmente era mais usado para compra de produtos eletroeletrônicos ou livros, por exemplo, também está disponível para compras mais simples, como as de supermercado.
Na hora do planejamento, não é só a comparação de preços que importa. Alguns sites oferecem serviços que permitem calcular os gastos estimados com transporte, como o deslocamento por táxi em algumas capitais do Brasil.

Três serviços desse estilo que estão disponíveis para Curitiba. Confira.


Disque Economia

Desde 1993, a prefeitura de Curitiba, por meio da secretaria de abastecimento, disponibiliza o serviço do Disque Economia. Diariamente, os preços de cerca de 300 itens de alimentação, higiene e limpeza são pesquisados em 16 supermercados da capital.
A divulgação dos preços é feita por telefone e internet. No site do Disque Economia, é possível montar uma lista de compras e comparar os preços entre os diferentes estabelecimentos pesquisados.
Serviço
O contato pode ser feito pelo telefone (41) 3262-6564, e-mail e site



MercaFácil

Os preços de mais de 40 mil produtos de quatro redes de supermercados de Curitiba estão disponíveis para comparação no site MercaFácil. O sistema, criado pelos paranaenses Bruno Leal eGeorge Christofis Neto, permite a busca por itens separadamente ou por lista de compras. Segundo os empreendedores do portal, a economia com a pesquisa é de cerca de 35% a cada compra, o que pode representar até R$ 4 mil poupados por ano, para uma família de quatro pessoas.
Segundo Leal, um sistema integrado de busca faz a captura dos preços, que são atualizados diariamente. O site começou a operar em dezembro, mas a expectativa da dupla é de ampliar o serviço, inicialmente para o estado de São Paulo, até atingir uma abrangência que vai do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo.
Serviço



Preço do Táxi


Quem não quer ter noção de quanto vai gastar em uma corrida de táxi? O site Preço do Táxioferece um taxímetro online, que permite calcular o preço médio de um trajeto, em bandeira 1 e 2. O sistema usa uma base de mapas para calcular a distância média e o itinerário que pode ser feito pelos taxistas. O serviço está disponível para Curitiba e outras 17 cidades, entre capitais e grandes cidades de cada estado.
Serviço




Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Nenhum comentário: