segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dilma visita Cuba com agenda econômica e comercial.

A visita, no âmbito de um giro que também a levará ao Haiti, significa uma continuidade na aproximação bilateral iniciada por Lula.

A presidente Dilma Rousseff começará nesta segunda-feira em Cuba uma visita de menos de 48 horas com uma agenda basicamente econômica e de cooperação, embora não esteja isenta do espinhoso tema dos direitos humanos.
A visita, no âmbito de um giro que também a levará ao Haiti, significa uma continuidade na aproximação bilateral iniciada por Lula.
Precedida por uma visita do chanceler brasileiroAntonio Patriota, há 15 dias, sua presença em Havana busca "aprofundar o crescente diálogo e cooperação bilateral, com ênfase na agenda econômica", indicou a chancelaria brasileira antes da viagem.
Dilma chegará às 16h45 local (19h45 de Brasília) desta segunda-feira à capital cubana e na terça-feira será recebida pelo presidente Raúl Castro no Palácio da Revolução, segundo o programa divulgado à imprensa. Na quarta-feira pela manhã viajará ao Haiti.
Embora não esteja no programa, Dilma pode ter um encontro com Fidel Castro, de 85 anos, afastado do poder desde 2006 por motivos de doença, em virtude da proximidade do pai da revolução cubana com Lula, assim como pela própria trajetória de Dilma, uma ex-guerrilheira de esquerda que foi presa e torturada sob a ditadura brasileira (1964-1985).
Dilma chega a Cuba quando ambos os países acabam de fechar em 2011 seu melhor ano comercial, com o número recorde de 642 milhões de dólares, o que consolida o Brasil como o segundo sócio latino-americano de Cuba, depois da Venezuela.
Deste valor, 550 milhões correspondem a exportações brasileiras à ilha, uma balança muito desequilibrada, que ambas as partes querem corrigir.
Segundo fontes brasileiras, existe a possibilidade de se concretizar um acordo de produção conjunta de medicamentos genéricos, para os quais Cuba desenvolveu tecnologia e o Brasil é um mercado atraente.
Apesar da abertura de Cuba ao capital estrangeiro, o único investimento conjunto é a fábrica de cigarros BrasCuba, com mais de 15 anos de funcionamento.
Sob o mandato de Lula, a Petrobras abriu um escritório em Cuba e fechou com a cubana Cupet um contrato para a prospecção e exploração de petróleo na Zona Econômica de Cuba no Golfo do México, mas depois se retirou, após a descoberta de grandes jazidas no Brasil.
A chegada de Dilma coincide com o início das perfurações nesta região, a cargo da companhia espanhola Repsol.
Espera-se que a presidente visite as obras de ampliação e modernização do Porto do Mariel, 50 km a oeste de Havana, para as quais Brasília aprovou um crédito de 450 milhões de dólares para obras de infraestrutura, executadas pela Odebrecht com construtoras cubanas.
Este porto, visitado por Lula no início das obras e pelo chanceler Patriota há 15 dias, é a obra de infraestrutura mais importante realizada pelo governo de Raúl Castro, e deverá contar em 10 anos com um terminal de contêineres, armazéns, uma zona industrial e um porto petroleiro.
Dilma chega a Cuba no momento em que Raúl Castro promove reformas econômicas aprovadas em abril de 2011 pelo VI Congresso do Partido Comunista (único), que neste fim de semana realizou uma inédita Conferência Nacional para se modernizar, mas sem abandonar o monopólio do poder.
Esta é a primeira visita de um presidente estrangeiro após a morte do opositor preso cubano Wilman Villar, de 31 anos, em uma greve de fome no dia 19 de fevereiro, que desencadeou críticas do exterior a Havana e aumentou a ira entre a dissidência interna.
Descarta-se que Dilma realize algum encontro com dissidentes cubanos, embora o Brasil tenha concedido um visto à blogueira opositora cubana Yoani Sánchez para visitar este país. Mas Yoani ainda precisa obter autorização do governo para sair da ilha, o que foi negado a ela anteriormente.
Embora Dilma tenha incluído os direitos humanos em seu discurso político atual, o tema não parece estar presente em sua agenda em Havana.
Antônio Patriota disse à imprensa que "não nos parece uma situação emergente, há outras situações muito mais preocupantes, como por exemplo em Guantánamo", em referência à prisão dos Estados Unidos nesta base em Cuba.
Dilma partirá na quarta-feira ao Haiti, onde o Brasil lidera a missão de capacetes azuis da ONU.
Fonte: AFP

Governo deve criar 182 novas agências do INSS.

"Queremos diminuir a necessidade de as pessoas viajarem para tratar de serviços da Previdência", disse a presidente no programa.

O governo federal pretende expandir o sistema de acompanhamento dos serviços prestados pela Previdência Social ao cidadão. Segundo explicou nesta segunda a presidente Dilma Rousseff, no programa Café com a Presidenta, o sistema já permite ao governo acompanhar cada etapa do atendimento nas 1.353 agências do INSS, controlando o tempo de espera e de atendimento, e a ideia é levar as agências para perto das pessoas. Para isso, até o final do ano estão previstas 182 novas agências em todo o País. "Queremos diminuir a necessidade de as pessoas viajarem para tratar de serviços da Previdência", disse a presidente no programa.
Segundo a presidente, as pessoas procuram essas agências para pedir aposentadoria, para fazer perícia médica ou para requerer outros benefícios. "Nosso objetivo é garantir a qualidade e a rapidez do atendimento, é cuidar com carinho da pessoa que procura a Previdência. Por isso é importante que possamos acompanhar passo a passo e saber onde não está bom o atendimento onde ele pode melhorar".
Além de criar novas agências, Dilma informou, ainda, que o governo já conseguiu melhorar vários serviços e agora pretende expandir esse sistema de acompanhamento para outros setores do governo, como a área da saúde, com o objetivo de "buscar um atendimento digno nos hospitais, nos postos de saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento, as UPAs". Segundo a presidente, "as pessoas que trabalham, empreendem e lutam para sustentar suas famílias merecem ter serviços públicos de qualidade, ágeis e eficientes em todas as áreas".
Fonte: Agência Estado

OAB divulga locais de prova da 1ª fase do Exame de Ordem.

A prova acontece no domingo, 5 de fevereiro, e conterá 80 questões objetivas. A segunda fase está marcada para 25 de março.

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da FGV Projetos, divulgou a lista dos locais de prova da primeira fase do VI Exame de Ordem Unificado. A prova acontece no próximo domingo, dia 5 de fevereiro. Para consultar os endereços, o candidato deve inserir o número do CPF e a senha de inscrição.
A primeira fase contém 80 questões de múltipla escolha e tem caráter eliminatório. Os bacharéis de Direito que acertarem no mínimo a metade da prova serão classificados para a segunda fase, marcada para o dia 25 de março. Na segunda etapa, os candidatos terão de redigir uma peça processual e responder a quatro questões discursivas, de acordo com a área escolhida no ato de inscrição que pode ser Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal ou Direito Tributário.
Orientações
Os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência aos locais de prova portando caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta, o documento de identidade original e o comprovante de inscrição. 

De acordo com o Edital do Concurso, “será eliminado do Exame o examinando que, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bipe, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, telefone celular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc., e ainda lápis, lapiseira, borracha e/ou corretivo de qualquer espécie.”

Ao entrar na sala de aplicação de provas, o candidato deverá recolher todos os equipamentos eletrônicos e materiais não permitidos em envelope de segurança fornecido pelo fiscal de aplicação, que deverá permanecer lacrado durante toda a prova. Os candidatos também só poderão utilizar celulares e outros aparelhos eletrônicos após a saída do local de provas.
Próximos exames da OAB
VI Exame de Ordem Unificado
1ª fase (prova objetiva): 5 de fevereiro de 2012
2ª fase (prova prático-profissional): 25 de março de 2012
VII Exame de Ordem Unificado
Publicação do Edital de Abertura: 25 de abril de 2012
Período de Inscrição: de 25 de abril a 6 de maio de 2012
1ª fase (prova objetiva): 27 de maio de 2012
2ª fase (prova prático-profissional): 8 de julho de 2012
VIII Exame de Ordem Unificado
Publicação do Edital de Abertura: 1º de agosto
Período de Inscrição: de 1º a 17 de agosto de 2012
1ª fase (prova objetiva): 9 de setembro de 2012
2ª fase (prova prático-profissional): 21 de outubro de 2012
IX Exame de Ordem Unificado
Publicação do Edital de Abertura: 12 de novembro de 2012
Período de Inscrição: de 12 a 26 de novembro de 2012
1ª fase (prova objetiva): 16 de dezembro de 2012
2ª fase (prova prático-profissional): 24 de fevereiro de 2013

Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Celulares de vestibulandos receberam gabarito completo da prova, diz polícia.

Respostas das questões do vestibular de medicina chegaram via mensagem de texto, por volta das 17h30, quando todos os candidatos já estavam na delegacia de Maringá.

Assessoria do Cesumar
Assessoria do Cesumar / Candidatos envolvidos na tentativa de fraude pagariam até R$ 30 mil pelo gabarito, segundo a polícia
Candidatos envolvidos na tentativa de fraude pagariam até R$ 30 mil pelo gabarito, segundo a polícia
Polícia Civil informou que os celulares apreendidos com os 11 candidatos acusados de tentativa de fraude no vestibular de medicina do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) receberam o gabarito completo prova, por mensagem de texto, por volta das 17h30. Quando o resultado das questões chegou, os concorrentes já tinham sido descobertos e estavam na delegacia no Município.
Os 11 vestibulandos foram presos durante a realização do processo seletivo no domingo (29). Eles usavam celulares e pontos eletrônicos para receberem as respostas. A confirmação se deu depois que foram submetidos ao aparelho de detecção de metais.

Na mensagem de texto que continha o gabarito, existiam códigos também. “Uma das candidatas explicou os códigos. Ela disse que cada número significava uma letra”, revelou o delegado da Polícia Civil Leandro Roque Munin.
Polícia Civil não descarta a suspeita de que a pessoa que passou o gabarito já tivesse tido acesso à prova. No entanto, a maior suspeita é de que algum vestibulando tenha feito a prova e, depois, passado as respostas. O motivo é que o gabarito chegou após as 17 horas, horário mínimo para os alunos deixarem as salas do concurso.
“Se ele [a pessoa que passou o gabarito] tivesse as provas, passaria as respostas logo no início. Como passou só perto do fim, provavelmente foi alguém que fez o vestibular”, contou Munin.
Alguns dos 11 envolvidos na fraude do processo seletivo revelaram à polícia que pagariam R$ 10 mil pelo gabarito, outros disseram que o valor seria de R$ 30 mil. Segundo delegado, o pagamento só seria feito em caso de aprovação no vestibular.
Algumas pessoas suspeitas de passarem o gabarito foram abordadas pela polícia, mas ninguém foi preso até as 11h20 desta segunda-feira (29). Segundo Munin, os 11 envolvidos passaram características diferentes para a polícia sobre a pessoa que teria negociado o gabarito.

Caso parecido aconteceu em vestibular de medicina da Uningá
Um caso parecido de tentativa de fraude aconteceu no vestibular de medicina da Faculdade Ingá (Uningá), em 11 de setembro do ano passado, em Maringá. Na época, quatro pessoas foram presas por utilizar pontos eletrônicos e telefones celulares durante o processo seletivo.
Segundo o delegado da Polícia Cívil, os jovens teriam prometido pagar entre R$ 10 mil e R$ 20 mil pelas respostas, mas somente se passassem no processo seletivo. Como no caso do Cesumar, o vestibular da Uningá também não foi cancelado.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Explosão em bueiro do Rio deixa um morto e dois feridos.

De acordo com a Docas, a explosão aconteceu em um bueiro de águas pluviais, atingindo três funcionárias da Triunfo.

A explosão de um bueiro, que deixou um morto e dois feridos, na manhã desta segunda, aconteceu no Armazém 30, na Zona Portuária do Rio, área arrendada pela Triunfo Logística, empresa que presta serviço para a Petrobras, segundo informações da Companhia Docas. Ainda não há informação sobre o que teria provocado a explosão.
De acordo com a Docas, a explosão aconteceu em um bueiro de águas pluviais, atingindo três funcionárias da Triunfo. Um deles morreu e outros dois foram encaminhados pela ambulância do OGMO (órgão Gestor de Mão de Obra) para o Hospital Souza Aguiar.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um dos feridos teve fratura exposta no braço direito e queimaduras superficiais na face e o outro, como já chegou com o braço imobilizado, passa por exames de Raios-X e não há informação sobre quais são os ferimentos.
Gás
Em nota, a Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro (Ceg) esclarece que o acidente ocorrido esta manhã na Zona Portuária do Rio não está relacionado ao gás natural. O Centro de Controle da Ceg chegou a ser acionado, mas a equipe da Companhia foi liberada pelo Corpo de Bombeiros assim que chegou no local, tendo em vista que o acidente é de outra natureza.
Fonte: Agência Estado

Prefeito é condenado a oito anos de prisão por crime contra a administração pública.

Valter Abras (PSDB) foi preso na tarde de domingo por policiais militares de Ribeirão do Pinhal. Ele foi encaminhado à Delegacia de Jacarezinho.

Preso na tarde de domingo (30), o prefeito de Jundiaí do Sul, Valter Abras (PSDB), foi condenado a oito anos de prisão em regime semiaberto por crime contra a administração pública. O mandato de prisão foi expedido em 25 de fevereiro e cumprido em Ribeirão do Pinhal, onde Abras morava. O processo já tramitou em todas as esferas do Judiciário, portanto, não cabe mais recursos.
Segundo o delegado de Ribeirão do Pinhal, Tristão Borborema, os crimes teriam sido cometidos durante a primeira gestão de Abras na Prefeitura de Jundiaí do Sul, nos anos 1990. A condenação, por crime ambiental, determinada pelo Tribunal de Justiça do Paraná, de um ano e um mês de prisão, veio em 2008. Como não cumpriu a pena, não pôde assumir o cargo de prefeito, para o qual tinha acabado de ser reeleito.
No final do ano passado, cerca de três anos depois de ter sido reeleito e condenado, ele conseguiu reverter a situação e assumiu o cargo após decisão favorável do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
JL ligou para o advogado do prefeito, Marcos Cezar Kaimen, na manhã desta segunda-feira (30), mas ele não foi localizado.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Em 2011, casos de furtos e roubos a veículos cresceram 4% em Curitiba.

Apesar do crescimento na capital, interior registrou queda de 15% nesse tipo de ocorrência, na comparação com 2010.

O número de veículos furtados ou roubados em 2011 em Curitiba apresentou crescimento de 4% na comparação com 2010. De 7.986 casos registrados em 2010, capital passou para 8.313 ocorrências no ano passado. Os dados estão no relatório estatístico de 2011, divulgado pelaSecretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), na manhã desta segunda-feira (30).
O crescimento, tanto nos casos de roubo quanto furto, no entanto, não foi padrão no estado. Excluindo os dados da capital, houve redução de 15% nas ocorrências de furtos e roubos de veículos, passando de 11.821 casos em 2010 para 10.046 no ano passado.
Apesar da diminuição geral desse tipo de ocorrência, que ficou na casa de 7,3%, o índice de recuperação de veículos diminuiu na ordem de 21%. A queda foi impulsionada sobretudo pelo desempenho do interior do estado. Em 2010, 8.900 veículos foram recuperados contra 5.936 no ano passado. Neste caso, houve redução de 33,3% dos casos.
Além dos dados sobre furtos e roubos de veículos, o relatório também apresenta dados sobre crimes contra a pessoa, como homicídios e lesão corporal, e o patrimônio.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Wando é internado em estado grave em hospital de Minas Gerais.

O cantor passou por uma angioplastia coronária e seu estado é gravíssimo, segundo a assessoria de imprensa do hospital.

Divulgação
Divulgação / O cantor Wando
O cantor Wando
O cantor Wando está internado na UTI do hospital Biocor, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte.
Wando passou por uma angioplastia coronária e seu estado é gravíssimo, segundo a assessoria de imprensa do hospital.
A carreira de cantor de Wando começou em 1969 e o sucesso veio em 1973. Seu maior sucesso é"Fogo e Paixão", lançado no álbum O Mundo Romântico de Wando, de 1988.

Fonte: Agência O Globo

Greve de pilotos suspende voos da Iberia.


A Iberia informou que a greve de pilotos convocada pelo sindicato Sepla para hoje (30) irá provocar a suspensão e o atraso de muitos dos voos da companhia aérea espanhola, inclusive no Brasil, com repercussão posterior em toda a rede da empresa. Em um comunicado em sua página na internet, a empresa informa que cancelou o voo IB 6820, cuja partida estava prevista para as 21h35 (horário de Brasília) de São Paulo hoje e chegada em Madri às 10h40 (horário local) do dia 31 de janeiro.
Os pilotos da empresa já realizaram seis dias de greve nos últimos dois meses em protesto contra o lançamento de uma nova companhia aérea de baixo custo pela Iberia. O sindicato afirma que a nova empresa viola regras trabalhistas, ao separar as operações dos voos da companhia sem a aprovação dos trabalhadores. Os pilotos temem que novos profissionais sejam contratados com um salário mais baixo. A Iberia é o braço espanhol do International Consolidated Airlines Group, terceiro maior grupo do setor na Europa em receita.
Fonte: Agência Estado

Mega-Sena acumula mais uma vez e chega a R$ 27 milhões.



Foto: Divulgação

O concurso número 1.359 da Mega-Sena, que será sorteado na próxima quarta-feira (1º), deve pagar R$ 27 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas sorteadas. Nenhuma aposta acertou as dezenas do concurso 1.358, no último sábado (28), e o prêmio acumulou. Os números sorteados na ocasião, em Santos (SP) foram: 03 - 15 - 16 - 35 - 37 - 47.

Ao todo, 145 apostas acertaram a quina e devem levar R$ 16.856,70 cada uma. Outras 10.440 apostas levaram a quadra e ganharão R$ 334,45 cada uma.

Para o próximo sorteio, as apostas devem ser feitas até as 19h de quarta-feira. A aposta mínima custa R$ 2.



Fonte: Portal Prudentino

Governo fecha 1º ano sem concluir nenhuma creche.

Para cumprir promessa de campanha, Dilma terá de inaugurar ao menos 5 creches por dia até 2014.

Para cumprir uma promessa de campanha feita pela presidente Dilma Rousseff, o Ministério da Educação terá que inaugurar pelo menos 178 creches por mês, ou cinco por dia, até o fim de 2014. Na disputa presidencial de 2010, Dilma afirmou que iria construir 6.427 creches até o fim de seu mandato, mas a promessa está longe de se concretizar.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo ProInfância - que cuida da construção dessas creches - pagou até agora R$ 383 milhões dos R$ 2,3 bilhões empenhados. No primeiro ano de governo, a execução do ProInfância ficou em 16%. Nenhuma obra foi concluída.
Principal aposta do PT nas eleições de 2012, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad deixou o ministério para se candidatar à Prefeitura de São Paulo sem entregar nenhuma das creches prometidas pela presidente. Nas últimas campanhas em São Paulo, as creches têm sido destaque. Seu sucessor, Aloizio Mercadante, tomou posse na última terça-feira prometendo atender à promessa de Dilma. "Vamos cumprir a meta de criar mais de 6 mil creches e dar às crianças brasileiras em fase pré-escolar acolhimento afetivo, nutrição adequada e material didático que as preparem para a alfabetização", disse.
Na campanha, Dilma chegou a fixar a meta de construir 1,5 mil unidades de ensino por ano. Reforçou a promessa no programa de rádio da Presidência: "A creche é também muito importante para as mães, para que possam sair para trabalhar tranquilas, sabendo que seus filhos estão recebendo atenção e cuidados," disse na última segunda-feira. O déficit do País hoje é de 19,7 mil creches. Para se alcançar uma das metas do Plano Nacional de Educação é preciso triplicar o número de matrículas nessas unidades.
Fonte: Agência Estado