terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Fantasia e fé no fim de ano.

Espetáculo promete fazer nevar em frente ao Paço da Liberdade. Durante a semana, diversas atrações ajudarão a compor o clima de Natal em Curitiba.

                Divulgação
          Divulgação /

Além do tradicional musical nas janelas do HSBC da Rua das Flores, organizações de classe e igrejas promovem shows inusitados neste fim de ano. É o caso do Natal de Neve, realizado de hoje a quinta-feira em frente do Paço da Liberade, no centro de Curitiba. A ideia é relembrar a data de 18 de julho de 1975, quando a capital paranaense amanheceu esbranquiçada pelos flocos. “Essa é uma lembrança bastante forte entre os comerciantes que transitam pelo centro”, justifica a gerente executiva do Sesc Paço, Celise Helena Niero.


Para compor o misto de encenação, dança e acrobacia, foi contratado o italiano Valerio Festi, também responsável pela Galeria de Luz da Rua XV de Novembro. Ele conta que conversou com os “guardiães” da memória de 75 para se inspirar.

Dessas lembranças surgiu a personagem Regina, que tem um temperamento forte e um sonho: o de ver a neve. Ela consegue convencer outras crianças a assinar uma petição para que a fada da neve chegue a Curitiba – e realiza sua fantasia. Haverá projeções, bailarinas em trajes de três metros de altura, cinco acrobatas em pernas-de-pau e, claro, neve de verdade – com a diferença, é claro, de ser produzida artificialmente em vez de cair do céu.
Outros espetáculos se espalham pelas igrejas. O Nataleluia, da Primeira Igreja Batista, é realizado desde 1996. Neste ano, o tema é Noite de Esperança, em cartaz dos dias 20 a 23. O espetáculo vai além da história representada nos presépios. “Não é só o Natal histórico, e sim ‘que diferença isso faz na minha vida’”, explica o coordenador do evento, Adriano Fogaça dos Santos.
O protagonista é um escritor que fez sucesso no passado, mas hoje não consegue produzir. Ele conhece então uma criança que lhe mostra como resolver o “enigma do cubo mágico” – aquele com linhas de várias cores que devem ser movidas até que todas as faces fiquem monocromáticas.
A inspiração do musical vem do nome do algoritmo que permite resolver o problema em apenas 20 movimentos – “algoritmo de Deus”. No palco, haverá 60 bailarinos (que fazem uma alegoria das emoções do personagem), 30 atores e 200 coralistas.
Outra igreja com tradição em grandes espetáculos é a Abba, que faz na sexta e no sábado o musical Manifestação da Alegria. Participam 160 bailarinos, cantores e atores.

Concertos
A música erudita também tem vez nas apresentações de Natal, e o principal concerto deve ser o da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), no próximo domingo, às 11 horas. Serão executadas a temática “Ceremony of Carols”, solos de harpa com Helio Leite, a Sinfonia Nº 9 ou “Novo Mundo” de Antonín Dvorak, o “Capricho Espanhol Opus 34” de Nicolai Rimsky-Korsakov e um medley natalino de Alexandre Brasolim, entre outras.
Na Universidade Positivo, um concerto amanhã e quinta com participação de Ivan Lins será precedido de uma explicação interativa sobre instrumentos, no hall de entrada do teatro.

Arquivo/ Gazeta do Povo
Arquivo/ Gazeta do Povo / Projeção do espetáculo Natal de Neve (foto no alto da página), inspirado no inverno de 1975 na capital paranaense (acima)Ampliar imagem
Projeção do espetáculo Natal de Neve (foto no alto da página), inspirado no inverno de 1975 na capital paranaense (acima)
Agenda
Veja algumas das programações artísticas que acontecem até o Natal:
Musicais
Natal de Neve
Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189). Dias 13 a 15, às 20h30. Entrada franca.
Manifestação da Alegria
Comunhão Cristã Abba (Rua Eng. Niepce da Silva, 139, Portão), (41) 3333-3363. Dias 16 e 17, às 20 horas. Entrada franca.
Nataleluia – Noite de Esperança
Primeira Igreja Batista de Curitiba (Rua Bento Viana, 1.200 – Batel), (41) 3091-4347. Dias 20 a 23, às 20h. Ingressos devem ser trocados com antecedência na livraria da igreja por 2 kg de alimento ou R$5.
Natal Encantado
Praça Santos Andrade. Com a família Horn. 4ª a dom., às 20h. Entrada franca.
Natal do HSBC
Palácio Avenida da Rua XV. 6ª a dom., às 20h30. Entrada franca. Últimas apresentações nos dias 21 e 22.
Concertos
Orquesta Sinfônica
Teatro Guaíra (Pça. Santos Andrade, s/n.º), (41) 3304-7900. Dia 18, às 11 horas. Entrada franca.
Concerto de Natal da Universidade Positivo
Teatro Positivo – Grande Auditório (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), (41) 3317-3283. Dias 14 e 15, às 20h (mostra didático-musical) e 20h30 (concerto). Ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro ou guichês Disk Ingresso. Doação de 1kg de alimento no dia do evento.





Fonte: Jornal Gazeta do Povo
























































Nenhum comentário: