terça-feira, 8 de novembro de 2011

Obra congestiona a BR-376.

Reforma em ponte no município de São José dos Pinhais causa engarrafamento de até 35 quilômetros.

A decisão de realizar uma obra no período de temporada de verão deixa o tráfego na BR-376, entre Paraná e Santa Catarina, bastante conturbado. Desde o dia 27 de outubro, a concessionária OHL Autopista Litoral Sul está reformando a ponte sobre o Rio Miringuava, em São José dos Pinhais. Uma das pistas foi interditada e está causando congestionamentos. O trecho de lentidão chegou a 35 quilômetros nos primeiros dias da reforma.

De acordo com Fernando Araújo, gerente de engenharia da concessionária, a obra de alargamento e reforços na estrutura da ponte é uma questão de segurança. Ele alega que a reforma faz parte de uma sequência lógica de obras previstas. Dividida em duas etapas, cada uma com dois meses de duração, a reforma deve coincidir com o período das férias de verão. A obra está prevista no contrato de concessão da rodovia e a Agência Nacio­­nal de Transportes Terrestres (ANTT) declarou, em nota, que a reforma da ponte deixará de causar transtornos até o dia 20 de dezembro, às vésperas do Natal.

Ontem pela manhã, o tráfego no sentido Paraná-Santa Ca­­tarina estava fluindo bem, mas no sentido inverso permanecia bastante lento. No panfleto entregue aos motoristas, a concessionária sugere que os usuários optem por rotas alternativas: pela BR-277, passando por Guaratuba até Garuva, ou pela BR-116, por Araucária, Man­­dirituba e Campo Alegre (SC), até Joinville. A OHL afirma que não está impedindo o tráfego pela BR 376, mas apenas indicando quais as opções para quem não quer esperar no congestionamento.

Contudo, caminhões com mais de 26 toneladas, mais de três eixos ou mais de 14 metros não podem usar o ferryboat entre Caiobá e Guaratuba. O tenente Sheldon Vortolin, chefe de Operações da Polícia Rodoviária Estadual, conta que policiais estão orientando os caminhoneiros a darem meia-volta.


                  

Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Nenhum comentário: