segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Pequena filipina simboliza o ser humano de número 7 bilhões.

Danica May Camacho nasceu no domingo, dois minutos antes da meia-noite. Menina receberá uma bolsa de estudos e seus pais, uma quantia em dinheiro para abrir uma loja.

                                                                                                                   AFP PHOTO/TED ALJIBE
              AFP PHOTO/TED ALJIBE  / Danica Mae Camacho, o bebê escolhido simbolicamente como o habitante número 7 bilhões da Terra no colo da mãe Camille, nas Filipinas
                   Danica Mae Camacho, o bebê escolhido simbolicamente como o habitante número
                   7 bilhões da Terra no colo da mãe Camille, nas Filipinas


A Ásia, onde vivem dois terços da população mundial, recebeu simbolicamente o ser humano número sete bilhões, uma pequena filipina de nome Danica cujo nascimento foi celebrado em Manila e ilustra os desafios planetários de crescimento demográfico.

O planeta atingiu a população de seis bilhões em 1999. Na ocasião, a ONU escolheu Adnan Nevic, um menino nascido em Sarajevo, como representante simbólico da marca. Desta vez, a ONU optou por não designar nenhuma criança com antecedência e vários países pretendiam reivindicar a efeméride.

Danica May Camacho, nascida no domingo, dois minutos antes da meia-noite, no José Fabella Memorial Hospital, um centro público da capital filipina, tem 2,5 quilos. Seus pais, Florante Camacho e Camille Dalura, foram felicitados por representantes das Nações Unidas.
"É muito bonita. Não posso acreditar que seja a habitante sete bilhões do planeta", comentou emocionada Camille Dalura na sala de partos, invadida pela imprensa.

Danica receberá uma bolsa de estudos e seus pais uma quantia em dinheiro para abrir uma loja.

"O mundo e seus sete bilhões de habitantes formam um conjunto complexo de tendências e paradoxos, mas o crescimento demográfico faz parte das verdades essenciais em escala mundial", declarou a representante do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) nas Filipinas, Ugochi Daniels.

Bebê Piotr, da Rússia
Segundo a agência EFE, o habitante de número 7 bilhões da Terra recebeu o nome de Piotr e nasceu em Kaliningrado, informaram nesta segunda-feira as autoridades dessa cidade russa às margens do Mar Báltico.

O bebê nasceu poucos minutos depois da meia-noite no Centro Perinatal de Kaliningrado, cidade escolhida pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) para marcar a chegada simbólica do habitante de número 7 bilhões no planeta.

"Ele é o terceiro filho da família. Sua mãe tem 36 anos e passa bem. O nome foi escolhido pelo seu irmão mais velho. O bebê pesou 3,030 kg", detalhou à agência oficial russa "RIA Novosti" o diretor do Centro Perinatal, Yevhen Marchuk.

Outra cidade russa reivindica o posto. As autoridades da região de Kamtchatka, no extremo oriente da Rússia, declararam que é seu o habitante de 7 bilhões, nascido às 0h19 (10h19 de domingo no horário de Brasília) na cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky.

"Nosso país começa em Kamtchatka, por isso consideramos que nosso bebê é o primeiro nascido na Rússia", afirmou o governador de Kamtchatka, Vladimir Ilykhin.

Além de um certificado expedido pelas autoridades regionais, os pais de Aleksandr, como chamaram o bebê, receberam de presente um apartamento.

Fonte: AFP/EFE

Nenhum comentário: