sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sorvete existe há mais de 3 mil anos, conforme a Abis.

            
                 Foto divulgação

Conforme a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (Abis), a delícia existe há mais de 3 mil anos, e sua história começou com os chineses, que misturavam neve com frutas, fazendo uma espécie de sorvete. A técnica foi passada aos árabes, que logo começaram a produzir caldas geladas chamadas de sharbet, e que mais tarde se transformaram nos famosos sorvetes franceses sem leite, os sorbets.

Informa a associação que nos banquetes de Alexandre, o Grande, na Grécia, e nas famosas festas gastronômicas do imperador Nero, em Roma, os convidados já degustavam frutas e saladas geladas com neve. O imperador mandava seus escravos buscarem neve nas montanhas para misturar com mel, polpa ou suco de frutas. O gelo era estocado em profundos poços construídos pelo povo.

Porém, ainda de acordo com a Abis, a grande revolução no mundo dos sorvetes ocorreu com Marco Pólo, que trouxe do Oriente para a Itália, em 1292, o segredo do preparo de sorvetes usando técnicas especiais. Assim, a moda dos sorvetes espalhou-se por todo o país, e quando Catarina de Médici casou-se na França com o futuro Henrique II, entre as novidades trazidas da Itália para o banquete de casamento, estavam as deliciosas sobremesas geladas, que encantaram toda a corte.

Fonte: Jornal O Imparcial
 

Nenhum comentário: