quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Fundação Casa apresenta projeto para Presidente Prudente.

             
                   Reprodução do projeto apresentado aos vereadores - (Foto: Rogério Mative)

Representantes da Fundação Casa (antiga Febem) estiveram em Presidente Prudente na tentativa de conquistar o apoio da Câmara Municipal e Prefeitura para a implantação de uma unidade na cidade, onde, segundo a promessa, seriam atendidos apenas menores infratores da região.

O vice-presidente da Fundação Casa, Cláudio Piteri, e o diretor da Divisão Regional Oeste (com sede em Marília), Júlio César Padovan, visitaram os vereadores na noite dessa segunda-feira (26), durante sessão ordinária na Câmara Municipal.

Em reunião, após suspensão dos trabalhos, os representantes apresentaram o projeto da unidade para Prudente. "A Fundação iniciou um projeto de descentralização. Só no município de Prudente são 44 adolescentes e na região 144. Atualmente, eles se encontram em Irapuru, Lins, Araçatuba e até em São Paulo. Isso é complicado, porque pensamos que o assistido deve estar próximo da sua família para esse projeto dar certo", diz Padovan, em entrevista ao Portal.

Segundo ele, a unidade atenderá apenas adolescentes de Prudente e de cidades da região. "Infelizmente temos visto na região o crescimento do tráfico de drogas entre adolescentes. Nós estamos propondo fazer um trabalho de qualidade para resolver esse problema social", enfatiza.

Para o vice-presidente da Fundação, o Legislativo é o poder mais próximo da população. Ele ainda
incentiva a realização de audiência pública. "A Câmara deve ser ouvida sempre. A nossa orientação é fazer todo tipo de diálogo, inclusive com a comunidade através de audiências. A gente apresenta para a população, com informações técnicas, todo o modelo socioeducativo da Fundação. Nós temos uma política da Estado onde faremos todo o esforço possível para instalar a unidade em Prudente", pontua.

O investimento gira em torno de R$ 4 milhões para a construção do prédio, com recursos destinados pelo Estado. Um local para abrigar a unidade foi discutido entre representantes da instituição e o prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã), em reunião na manhã desta terça-feira (27).

Tupã recua sobre implantação

Tupã afirma que não dará “o pontapé inicial” para que a pretensão seja viabilizada na cidade. “Eu sei o quanto é importante para os jovens internados ficarem perto de suas famílias, mas falar que a Prefeitura vai disponibilizar área para construção da unidade é difícil. O que precisa ser feito antes é um trabalho de explicação e explanação junto à população”, adianta.

Recentemente, o prefeito já havia se mostrado contrário à proposta. “Eu faria ao contrário. Eu falaria para o Governo se estaria disposto a fornecer para o nosso município recursos para construção de creches. Hoje estamos construindo três novas. Gostaríamos de propor que o governo nos cedesse mais três”, argumentou na oportunidade.

Sobre a fala de Tupã, o vice-presidente da instituição admitiu à reportagem que poderá levar possíveis pedidos para análise do governo. "Se houver qualquer tipo de reivindicação ela será encaminhada à Casa Civil", conclui Piteri.
 
Fonte: Portal Prudentino
 

Nenhum comentário: