Folgas serão compensadas ao longo dos próximos meses; situação se repete em montadoras de outros estados.
Antônio More/ Gazeta do Povo
Pátio da Volkswagen em São José dos Pinhais: montadora não confirma números de
estoque fornecidos pelo sindicato
estoque fornecidos pelo sindicato
A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, está parada durante toda esta semana. Jamil Dávila, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, diz que a montadora está com mais de 10 mil carros no pátio, quando o normal é ter de 4 mil a 5 mil unidades em estoque. “Não sabemos explicar o motivo, porque o volume de emplacamentos está normal e não houve produção em períodos extraordinários”, diz.
Segundo Dávila, ficou acertado que os funcionários vão compensar esses quatro dias de folga “mais tarde”, quando houver necessidade. A fábrica de São José dos Pinhais – onde são produzidos o Fox, CrossFox e Golf – tem 3,6 mil funcionários. Os trabalhadores da produção terão de repor esses dias até o fim de 2012 e os das áreas administrativas, até fevereiro do ano que vem, informa Dávila.
A assessoria de imprensa da Volkswagen não confirma os números de estoque fornecidos pelo sindicato. E afirma apenas que a montadora “está utilizando suas ferramentas de flexibilização para realizar ajustes nos seus estoques”.
Concessionárias
Na semana passada, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou que também nas concessionárias os estoques estão altos. O presidente da entidade, Sergio Reze, comentou que as distribuidoras fecharam agosto com estoques para mais de 40 dias, quando o ideal seriam 21 dias. “Não está havendo equilíbrio entre oferta e procura”, afirmou na sexta-feira.
A Fenabrave também divulgou na sexta-feira os números das vendas de automóveis. Houve uma pequena queda em agosto, na comparação com julho, mas no acumulado do ano o resultado em 2011 é melhor que o registrado nos primeiros oito meses de 2010. Considerando a média diária de vendas, houve uma variação negativa de 0,41% em agosto em relação a julho. Na comparação entre os acumulados, houve alta de 8,3%.
De qualquer forma, a Fenabrave mantém a perspectiva de crescimento para os emplacamentos de veículos este ano, que deve ser de 8,38%, considerando todos os segmentos. Para automóveis e comerciais leves, espera-se aumento de 5,9% nos emplacamentos, somando 3,5 milhões de unidades.
Existe um entendimento de que as medidas tomadas pelo governo para conter a inflação, reduzindo o crédito, podem estar influenciando o mercado de automóveis. Segundo a Associação Nacional das Empresas Financeiras e dos Bancos das Montadoras (Anef), o saldo total de crédito para aquisição de automóveis fechou o primeiro semestre de 2011 em R$ 194,9 bilhões, com um crescimento de apenas 4,8% no ano, enquanto o total de crédito do Sistema Financeiro Nacional cresceu 7,5% no mesmo período.
Ford dará folga ainda maior em fábrica de SP
Em Taubaté (SP), trabalhadores da Volks e da Ford também receberão folgas de pelo menos uma semana. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, cerca de 4,6 mil dos 5,6 mil funcionários da Volkswagen ficarão em casa até a próxima segunda-feira, com quatro dias de folga (amanhã é feriado). Os dias parados serão descontados do banco de horas.
Na Ford, de acordo com a assessoria de imprensa, as paradas na produção em Taubaté serão de aproximadamente duas semanas para 1,3 mil dos 1,6 mil empregados da unidade. Os períodos serão diferentes de acordo com a área, englobando os trabalhadores no segmento de transmissão e motores RoCam (19 a 30 de setembro), fundição (26 de setembro a 14 de outubro) e motores Sigma (5 a 14 de outubro).
Os 300 funcionários da GM em São José dos Campos (SP), que tiveram férias coletivas por duas semanas, voltaram ao trabalho ontem. No período, a empresa deixou de produzir 1,5 mil veículos. Na unidade de Gravataí (RS), a montadora suspendeu dois sábados de produção em agosto e um em setembro. O sábado de produção marcado para o próximo dia 24 está mantido.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo/Folhapress
Nenhum comentário:
Postar um comentário