O uso de substâncias que parecem inofensivas também pode viciar. É o caso de muitos descongestionantes nasais, principalmente os que possuem cloridato de nafazolina, um componente que pode causar dependência.
Muitas pessoas que sofrem de rinite alérgica e sinusite aderem à medicação porque ela ajuda a desobstruir o nariz e age na melhora da respiração instantaneamente. Antes de consumir esse tipo de medicamento, deve-se consultar um médico.
Na caixinha dos descongestionantes nasais já vem o aviso: “venda sob prescrição médica”. Mas a tarja vermelha só aparece em 30% dos produtos à disposição dos clientes.
Para comprar a maioria dos descongestionantes não é preciso receita médica. É só chegar, escolher e levar para casa.
De acordo com o médico pneumologista Paulo Roberto Mázzaro, esse medicamento causa depedência porque quando começa a ser usado traz um alívio imediato.
O especialista diz ainda que o organismo pode absorver essa medicação, o que ajuda a contribuir para a contração das artérias e causar problemas de circulação. Por isso, o uso dos descongestionantes deve ser evitado, principalmente, por quem tem pressão alta e lesões arteriais.
Fonte: TV Fronteira
Nenhum comentário:
Postar um comentário