Simepar prevê geada fraca para os próximos dois dias na região. Temperaturas mínimas devem ficar entre 3º C e 5º C.
O frio deve ficar mais intenso nas próximas horas em Londrina. Por volta das 16h desta terça-feira (2), os termômetros registravam temperatura de 12º C, mas por conta do vento forte e gelado, a sensação térmica era de 8,5º C. A previsão é de geada fraca para os próximos dois dias na cidade. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as temperaturas podem variar entre 3º C e 5º C e a estimativa é que a sensação térmica fique próxima de 0º C na quarta e quinta-feira.
O meteorologista do Simepar Reinaldo Kneider disse que os ventos constantes desta terça já podem danificar plantações e folhagens mais sensíveis ao frio. As temperaturas caíram em todo o Paraná esta semana após a chegada de uma massa de ar frio e seco vinda da Argentina, que atingiu todo o Sul do país.
O frio intenso deve continuar até a sexta-feira (5), quando a temperatura mínima sobe um pouco e atinge 10º C. Pancadas de chuvas voltam a cair em Londrina a partir do sábado (2). Na avaliação de Kneider, o inverno deste ano está tipicamente seco e bastante rigoroso, como foi em 2010. Ele afirmou que, mesmo durante a estação fria, é normal ocorrer um ou outro evento de calor, como na semana passada.
A meteorologista da área de Agrometeorologia do Iapar, Ângela Beatriz Costa, disse que mesmo com previsão de geada fraca, os agricultores precisam ficar alertas. “As culturas que são supersensíveis às baixas temperaturas têm risco de ser afetadas”, avisou. O alerta geada é voltado para as cafeiculturas em todo o Estado. Ela recomenda que os cafeicultores que ainda não fizeram o “chegamento” da terra até o tronco, no caso de culturas de seis meses a dois anos, o façam imediatamente.
Apesar do estado de alerta, Ângela afirmou que a geada prevista para os dois próximos dias em Londrina será mais fraca que a última, registrada no final de junho, que trouxe prejuízos principalmente para as hortaliças, milho e trigo.
Fonte: Jornal de Londrina
Nenhum comentário:
Postar um comentário