Vote agora e defina qual é o sabor que tem a cara de Curitiba. A eleição termina neste domingo (28).
Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
O Pierogi do Tadeu foi um dos finalistas do Sabor Popular em 2010
Essa é hora do esforço final para fazer o seu prato preferido ser eleito o Sabor Popular de Curitiba. Este é o último fim de semana de votações.
- Saiba mais
- O Bife Sujo é melhor do que o brigadeiro de colher da Casa di Bel?
- Você prefere um bom churrasco ou uma clássica costela?
- Você prefere hot dog ou um prato alemão?
Quem você acha que merece ser premiado pelo Prêmio Bom Gourmet? Concorrem o Bife Sujo, do Restaurante Bife Sujo; o brigadeiro de colher, da Casa di Bel; o prato feito, do Box do Eliseu (no Mercado Municipal); o Hackepeter, do Bar Schimmel; o pão com linguiça blumenau, do Bar Canabenta; o pastel, da Pastelaria Brasileira; o Madrilenho, da confeitaria A Familiar; o cachorro-quente, da barraca Hot Dog Benassi; a costela do Nyck Costela no Rolete; e o Churrasco Paranaense, do Bar Palácio.
A votação se encerra neste domingo e o resultado será divulgado no dia 15 de setembro, na edição 2011 da revista especial do Prêmio Bom Gourmet.
Estratégias
Nos últimos dias, todos os clientes do Mercado Municipal de Curitiba receberam um mesmo e-mail-marketing. A mensagem, enviada pela Associação dos Empresários do Mercado Municipal (Ascesme) informa que o famoso prato feito do Box do Eliseu é finalista do Prêmio Bom Gourmet Sabor Popular 2011.
“Todos aqui estão muito orgulhosos e felizes”, diz o proprietário Eliseu Suguimati. Até mesmo os outros restaurantes, seus vizinhos na praça de alimentação do mercado, que teoricamente seriam concorrentes, estão unidos na votação. “Eles sabem que a minha indicação acaba melhorando o movimento deles também”, afirma.
Eliseu conta que, desde que os nomes dos dez finalistas foram divulgados, no dia 18 de agosto, o movimento aumentou. “Muitos clientes novos têm vindo e pedem o PF que está na competição”, comenta.
E não é só o Mercado Municipal que está agitado em torno da eleição do Sabor Popular. No tradicional restaurante Bife Sujo, no centro de Curitiba, cartazes espalhados pelo salão noticiam a indicação do prato homônimo.
Todos os clientes cadastrados também já receberam um email-marketing que comunica a indicação do prato Bife Sujo. “Antes de enviarmos, as pessoas já chegavam aqui comentando sobre o prêmio”, comenta o proprietário, César Antônio Wisnievski. Orgulhoso, ele mandou confeccionar alguns banners sobre a indicação, que ficarão definitivamente instalados no salão.
Do lado de fora do restaurante Nyck Costela no Rolete Água Verde, também haverá um grande banner, que deve ficar pronto na próxima semana. “Por enquanto, deixamos a revista Bom Gourmet exposta no restaurante, para os clientes folhearem”, diz o proprietário, Pedro Martini.
Ele conta que já alcançou cerca de dez mil pessoas através das mídias sociais e emails, com a notícia da indicação. “Os clientes chegam aqui e nos dão os parabéns”, afirma.
O mesmo tem acontecido com frequência no Hot Dog Benassi, na Avenida Água Verde. “Temos clientes de dez anos que se sentiram privilegiados e homenageados com a indicação do prêmio”, diz Milton Benassi.
Ele explica que a divulgação no boca-a-boca tem sido tão boa que ele não sentiu a necessidade de criar uma ação específica. “Numa única família, 30 pessoas votaram em nós”, comenta.
Otimista, Délio Canabrava, proprietário do Bar Canabenta, também aposta no sucesso da divulgação do pão com lingüiça Blumenau, que representa a casa na votação. “Fico imensamente feliz por estar na boca do povo, por ter sido lembrado de forma espontânea, numa eleição popular”, declara.
Suas ações de divulgação são fortes e estão concentradas nas mídias sociais, envio de emails aos clientes, boca-a-boca ostensivo feito pelos 40 funcionários do bar e colocação de banner interno.
Canabrava ainda disponibilizou um computador portátil, que percorre mesas e balcão do estabelecimento, permitindo que os clientes votem enquanto se divertem.
Categoria
O Sabor Popular é aquele prato que melhor representa a gastronomia popular da cidade. Dez delícias indicadas pelos internautas, e aprovadas por um júri qualificado, concorrem à categoria, que faz parte do Prêmio Bom Gourmet 2011.
O júri que definiu os finalistas foi composto por Carlos Antunes, professor e estudioso da História da Alimentação; chef Lúcio Chres¬tenzen, supervisor do restaurante-escola do Senac; José Carlos Fernandes, jornalista e colunista da Gazeta do Povo; Daniela Meira, produtora de culinária do programa Mais Você, transmitido pela RPCTV, e Maria Cecília Pilla, historiadora e professora da PUCPR.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário