segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Exercícios físicos podem ajudar a parar de fumar.

Hábito saudável recupera a capacidade física e melhora a autoestima.

             Reprodução / 
                 Corrida auxilia na melhora respiratória - Foto:  Reprodução


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente, o cigarro é responsável pela morte de 3 milhões de pessoas por ano. O número assusta e, por isso, tem sido cada vez mais tem se buscado alternativas por parte de fumantes para se livrar do vício e ficar de bem com a saúde. Neste sentido, os exercícios físicos podem ser bastante úteis, recuperando a capacidade física e melhorando até a autoestima.

Contudo, antes de buscar uma academia ou começar a praticar as atividades, o fumante deve seguir o protocolo e passar por exames de rotina para avaliar seu estado físico. Segundo o professor de educação física, Márcio Aldecoa, depois da liberação médica, o primeiro passo é começar de forma regrada para que o organismo reaja positivamente.

— O cigarro baixa a capacidade do ser humano com relação à capacidade cardiorrespiratória. Por isso, o fumante pode encontrar alguma dificuldade no início do treinamento. Mas, com o passar do tempo e os exercícios seguindo uma regularidade, a melhora da capacidade física vai ser percebida — explica.

De acordo com o profissional, os exercícios que mais ajudam a acabar com vício do cigarro são os aeróbicos.

— Eles são certeiros na melhora do fôlego. Atividades como natação, caminhada, corrida e ciclismo auxiliam na melhora respiratória — aponta.

No entanto, Márcio alerta que o tratamento contra o tabagismo é multidisciplinar e deve ser acompanhado por médicos. Além disso, ressalta que, mesmo depois de parar de fumar, as atividades físicas não podem sair da rotina. A prática estimula produção de endorfinas que promovem a sensação de bem-estar, melhorando, com o tempo, até a autoestima.

Fonte: Jornal Zero Hora/Bem-Estar

Nenhum comentário: