Sala de embarque opera com capacidade para 1 milhão de passageiros. Expectativa é aumentar para até 2 milhões. Técnicos da Infraero finalizam, nesta sexta, trabalho de avaliação das melhorias a serem realizadas.
Gilberto Abelha / Jornal de Londrina
Obras de ampliação do terminal devem ser finalizadas até 2015
A equipe de engenheiros e arquitetos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) termina, na tarde desta sexta-feira (29), os trabalhos de avaliação dos critérios de ampliação do Aeroporto Governador José Richa, em Londrina. O objetivo é organizar o cronograma de um convênio assinado entre a Infraero e o Município que prevê obras até 2015.
Segundo o superintendente da Infraero, Marcus Vinícius Pio, os técnicos trabalham em três frentes: a ampliação do saguão de embarque, a instalação de um radar de navegação e a ampliação da pista. “Com a finalização dos trabalhos, os engenheiros e arquitetos vão fazer um relatório e definir os prazos máximos para cada etapa”, disse.
A principal obra deve ser a ampliação do saguão. Atualmente, a sala de embarque e desembarque opera com capacidade para até 1 milhão de passageiros. Pio ressaltou que o objetivo é dobrar a capacidade. “Estamos buscando esse número, mas não sabemos, ainda, se a atual infraestrutura comportará esse número. Também trabalhamos com a possibilidade da construção de um novo saguão nos próximos anos”, afirmou.
Conforme o superintendente, a expectativa é que a ampliação do saguão seja entregue juntamente com a ampliação da pista, o que deve ocorrer até 2015. Antes das obras de ampliação da pista, ainda é necessária a conclusão dos processos de desapropriação de áreas pela prefeitura. Pelo cronograma, essa etapa deve ser finalizada até 2012.
Para 2013 está prevista a instalação de um radar para controle da navegação aérea no terminal. Com o equipamento, além do atual sistema de comunicação via rádio com os pilotos, os controladores de voos passarão a visualizar a posição exata das aeronaves no computador. Isso aumentará a segurança de voos.
As melhorias no aeroporto, segundo Pio, são necessárias para atender a demanda crescente de passageiros. No mês de julho, o terminal registrou movimentação de 100 mil passageiros. Se o movimento continuar crescendo na média de 20% ao ano, o superintendente da Infraero projeta que em 2014 o número de pessoas utilizando o aeroporto será de 1,5 milhão.
“Estamos levando em consideração várias possibilidades para as obras, como a possibilidade de Londrina ser uma das sub-sedes da Copa 2014. Porém nosso foco principal é no passageiro local, que usa sempre o nosso aeroporto.”
Fonte: Jornal de Londrina
Nenhum comentário:
Postar um comentário