Índices ainda são altos e é necessário conscientização por parte dos condutores, segundo comandante do BPTran.
O número de acidentes com motociclistas em Curitiba caiu de 622 de janeiro a março de 2010 para 595 no mesmo período de 2011. Entretanto, durante esses três meses o número de mortes causadas no trânsito com motos aumentou de quatro em 2010 para seis 2011. Os dados são do Batalhão de Policia de Trânsito do Paraná (BPTran).
De acordo com o comandante do BPTran, tenente coronel Loemir Mattos de Souza, o número ainda é alto e são necessárias mais ações para que o índice caia. “O melhor seria que não houvesse acidente, nem mortes. Para evitá-los, trabalhamos em ações diretamente focadas nos condutores de motos”.
O coronel Mattos afirma que as principais causas desses acidentes envolvem motociclistas em situação irregular com a habilitação e documentação ou com veículos que apresentam condições inadequadas de uso.
Só de dezembro de 2010 até o início de março de 2011, 890 motos foram apreendidas em operações do Batalhão por causa de irregularidades do veículo ou do condutor. No mês de março, o número foi de 270. O coronel estima que, entre os dias 11 e 19 de julho, o índice pode chegar a 100 veículos.
Outra causa apontada pelo comandante do BPTran é a falta de atenção dos motociclistas no trânsito. Segundo o coronel, a maioria dos acidentes acontece em cruzamentos durante o avanço de sinal. A imprudência, de acordo com o comandante, ocorre porque os condutores, pelo excesso de velocidade, não permitem ser vistos no trânsito por outros veículos ou pedestres. “Falta conscientização e cautela dos motociclistas para que os índices diminuam mais”, comenta.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário