segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mutirão do Lixo Eletrônico arrecada cerca de 70 t em Presidente Prudente.

                                                                                      Foto: Marcos Sanches/AI
           Setec estima que cerca de 3 mil pessoas tenham passado  pelo Mutirão
do Lixo Eletrônico
              Setec estima que cerca de 3 mil pessoas tenham passado pelo Mutirão do Lixo Eletrônico

A 4ª edição do Mutirão do Lixo Eletrônico, realizada no sábado (11), em Presidente Prudente, bateu recorde no que diz respeito à arrecadação de equipamentos eletrônicos inservíveis. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação, Rogério Alessi, em nove horas de evento cerca de 70 toneladas de lixo eletrônico foram arrecadados.

O Mutirão do Lixo Eletrônico lotou quatro carretas que no mesmo dia, já seguiram para Paulínea onde fica a sede da OXIL – Manufatura Reversa e Destinação de Resíduos, empresa certificada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Cadastro de Atividades Potencialmente Poluidoras, e que fará agora o encaminhamento correto e reaproveitamento dos materiais dispensados.

“Foi um sucesso essa edição. Vai ser difícil superar nas próximas a quantidade arrecadada neste ano. Isso porque a tendência natural de agora em diante é atingirmos um equilíbrio e só arrecadarmos aquilo que é produzido durante o ano, haja vista que todo o lixo eletrônico que estava armazenado há anos na casa das pessoas que participaram, foi coletado neste mutirão”, acredita Alessi. Baseado na quantidade de papa-pilhas distribuída gratuitamente aos participantes, ele estima que tenham passado pelo local cerca de três mil pessoas.

“Distribuímos cerca de 1.500 papa-pilhas. Considerando uma média de duas pessoas a cada entrega, estimamos que tenham participado aproximadamente três mil pessoas”, ratifica.

A organização estimava arrecadar 50 toneladas. O resultado surpreendeu ao revelar 20 toneladas a mais da quantidade pretendida até então. No local, foram recolhidos computadores, monitores, teclados, impressoras, mouses, celulares, pilhas, baterias de laptop e celulares, mp3, rádio, lâmpadas florescentes, equipamentos hospitalares, eletrodomésticos, dentre outros.

Em razão dos resultados alcançados e das constatações neste ano, o chefe da Setec adianta que na próxima edição, prevista para junho de 2012, mês em que se comemora anualmente o Dia Mundial do Meio Ambiente, um recolhe paralelo de lâmpadas florescentes deverá serorganizado. “Foi um material que muitos levaram até o local, e outros nos consultaram sobre a viabilidade. Por isso vamos trabalhar visando à próxima edição considerando essa proposta também”, garante.

Por fim, além do sorteio de um netbook, um videogame e 10 bicicletas – cuja entrega está prevista para as 16h desta segunda-feira (13) no Paço Municipal Florivaldo Leal –, o secretário conta que no período da tarde, houve a distribuição de brindes por meio de brincadeiras realizadas ao vivo pela 98 FM, que no período fez a cobertura do evento durante sua programação. “Distribuímos 10 pen drives, 10 webcams e uma impressora, além das camisetas do mutirão”, finaliza.

Fonte: Grupo Notícias/Com assessoria de imprensa

Nenhum comentário: