quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mensagens de texto ajudam a parar de fumar, diz estudo.

Com os índices de tabagismo subindo em muitos países em desenvolvimento e a previsão de que o fumo vá matar 8 milhões de pessoas por ano até 2030, os pesquisadores disseram que sua descoberta pode ser traduzida em uma medida de saúde pública potencia.

Os fumantes têm duas vezes mais chances de abandonar o vício quando recebem mensagens de texto incentivando-os a apegar-se à meta de ficarem livres do cigarro, comparados aos fumantes que recebem textos sem mensagens motivacionais, constatou um estudo britânico.

Especialistas dizem que o estudo "txt2stop", primeiro desse tipo a verificar os índices de abandono do cigarro empregando exames bioquímicos, pode proporcionar uma maneira barata e fácil de elevar níveis de saúde, aumentando o número de pessoas que param de fumar.

Com os índices de tabagismo subindo em muitos países em desenvolvimento e a previsão de que o fumo vá matar 8 milhões de pessoas por ano até 2030, os pesquisadores disseram que sua descoberta pode ser traduzida em uma medida de saúde pública potencialmente poderosa.

"Seria tecnicamente fácil ampliar a intervenção txt2stop, levando-a a nível nacional ou internacional", disse Caroline Free, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, que liderou o estudo e publicou seus resultados na revista científica The Lancet.

Free disse que o esquema pode exigir alguma adaptação, a tradução para outras línguas e ser submetido a avaliações locais antes de ser empregado com outras populações, mas que é simples, barato e "provavelmente terá ótima relação custo/eficiência".

O tabaco mata até metade de seus usuários e é descrito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como "uma das maiores ameaças de saúde pública que o mundo já enfrentou".
O fumo provoca câncer pulmonar, que frequentemente é fatal, e outras doenças respiratórias crônicas. É também um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, as maiores causas de morte no mundo.

A iniciativa com mensagens de texto envolveu 5.800 fumantes na Grã-Bretanha que queriam abandonar o vício. Eles foram divididos aleatoriamente entre o programa txt2stop e um grupo de controle que recebeu mensagens de texto não motivacionais.

Os textos motivacionais incluíam palavras de incentivo até o dia em que a pessoa realmente pararia de fumar, conselhos sobre como não ganhar peso enquanto deixava de fumar e conselhos sobre como enfrentar o desejo premente de fumar.

O texto sobre os desejos, por exemplo, dizia: "O desejo forte dura menos de cinco minutos em média. Ajude-se tomando uma bebida bem devagar, até a vontade passar."

Os textos não motivacionais simplesmente agradeciam as pessoas por sua participação, pediam a confirmação de seus dados de contato ou diziam outras coisas não relacionadas ao fumo.

Os pesquisadores usaram exames de saliva para verificar se as pessoas que disseram ter parado de fumar realmente o tinham feito.

Os resultados mostraram que as pessoas do grupo txt2stop tiveram duas vezes mais chances de parar de fumar, com resultados bioquimicamente comprovados, que as pessoas do grupo de controle. Os índices de êxito foram respectivamente de 10,7 e 4,9 por cento.

Caroline Free disse que "as pessoas descreveram o txt2stop como tendo um 'amigo' que as incentivava ou um 'anjo a seu lado'. Isso as ajudava a resistir à tentação de fumar".

Fonte: Reuters/Jornal Gazeta do Povo

Nenhum comentário: