Lançado nesta segunda-feira, o Movimento Pró-UFPR prevê a captação de recursos para ensino, pesquisa, extensão e iniciativas culturais da universidade.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai comemorar cem anos em 2012 e convida a comunidade a participar da festa com o lançamento do Movimento Pró-UFPR, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (13). O projeto, que faz parte do Corredor Cultural, prevê a revitalização do prédio histórico da universidade e a captação de recursos voltados para o ensino, pesquisa, extensão e iniciativas culturais da universidade.
Segundo o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o objetivo é sensibilizar ex-alunos e a sociedade para contribuírem financeiramente com o projeto da universidade. As primeiras ações programadas são a recuperação da fachada e do Salão Nobre do prédio histórico; o incremento na iluminação cênica; a criação de uma rampa de acesso aos portadores de necessidade especiais, além de conservação do Teatro da Reitoria e da capela existente no local. O custo total do projeto Corredor Cultural está estimado em R$ 40 milhões.
Projeto
O projeto Corredor Cultural, que prevê a reforma geral do centro da cidade, terá 694 metros de extensão e está voltado para obras de melhorias entre a Reitoria e o Prédio Histórico da UFPR, que sedia o curso de Direito, na Rua XV de Novembro. A Capela Santa Maria, o Paço Municipal e a Rua Riachuelo já passaram pelo processo.
Ao final das obras, o Teatro da Reitoria receberá melhorias no telhado, na climatização, na mecânica cênica e restauração do interior. A capela que existe no prédio também deverá servir como espaço cultural. Não há estimativa para o início das obras.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário