domingo, 29 de maio de 2011

Mais de 30 são presos em ato a favor de gays na Rússia.

As autoridades de Moscou frequentemente proíbem demonstrações a favor dos direitos dos gays.

A polícia de Moscou prendeu mais de 30 pessoas que tentavam realizar duas manifestações não autorizadas pelos direitos dos gays neste sábado. Opositores aos homossexuais entraram em confronto com os manifestantes e a polícia. O porta-voz da polícia, Maxim Kolosvetov, informou a agências de notícias russas que 18 ativistas e 14 opositores foram presos.

As autoridades de Moscou frequentemente proíbem demonstrações a favor dos direitos dos gays. Embora a homossexualidade tenha sido descriminalizada na Rússia pós-soviética, o sentimento de aversão aos gays ainda é grande no país e as autoridades justificam as proibições com o argumento de que tentam evitar confrontos.

A proibição "é particularmente chocante porque durante a Segunda Guerra Mundial os moscovitas ficaram contra os nazistas que queriam exterminar judeus, homossexuais e comunistas, mas agora o prefeito de Moscou está colaborando com os neonazistas", comentou um ativista britânico pelos direitos dos gays, Peter Tatchell, que participou de várias tentativas de manifestação em Moscou.

Fonte: Agência Estado/Jornal Gazeta do Povo

Nenhum comentário: