terça-feira, 31 de maio de 2011

À espera de ampliação, aeroporto de Presidente Prudente recebe melhoria.

           
                Foto cedida (AI)

A Secretaria Estadual dos Transportes abriu concorrência pública para a realização de melhorias no Aeroporto Estadual Adhemar de Barros, em Presidente Prudente, com a reforma e ampliação do pátio e a instalação de monitores eletrônicos com informativo de voos.

O aeroporto é o terceiro do interior do Estado em movimento de passageiros, fato que leva o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) a prever a construção de um novo terminal.

Em relação às melhorias, o primeiro procedimento do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) é autorizar a reconstrução do pátio de concreto e sua ampliação em asfalto, como suas vias de serviços internas. Já a segunda ação será a instalação de monitores informativos de voos, indicando partidas e chegadas de aeronaves.

Atualmente, está sendo construída a Seção Contra Incêndio (SCI) e implantada a Unidade de Serviço de Manutenção (Usema) no aeroporto prudentino.

O local só perde em movimento de passageiros para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e o de Ribeirão Preto. Desde 2006, o movimento de passageiros tem crescido em Prudente. Durante aquele ano foram 34 mil; no ano seguinte, 61 mil, saltando para 127 mil em 2008. Em 2009 foram 179 mil e no ano passado, 213 mil passageiros.

Para o deputado Mauro Bragato, com a crescente no fluxo de passageiros, será necessário, em médio prazo, um novo terminal na cidade. "As melhorias já estão acontecendo para que possamos brigar pela ampliação do aeroporto, mas não descartando um novo terminal. Os aeroportos no Brasil estão todos defasados à nova realidade do mercado interno", diz Bragato.

"Um novo terminal vai depender da nossa caminhada. Não acredito em projeto de curto prazo, talvez em médio ou longo prazo. A Prefeitura já ofereceu uma área para o novo prédio. O que buscamos é que o setor aéreo facilite os contatos entre empresas e fomente o turismo, inserindo Prudente no contexto nacional. Hoje, nós temos o terceiro aeroporto em número de passageiros no Estado", analisa.

Em setembro de 2009 o então governador José Serra esteve em Prudente para inaugurar uma reforma e ampliação do aeroporto que tiveram investimentos de aproximadamente R$ 8 milhões do Estado. Foram reformados a pista e o terminal, instalada sala vip, esteira para bagagens e também ampliados e melhorados pátio, estacionamento e salas de embarque e desembarque.

"A ampliação e até a construção de um novo terminal ajudará na vinda de investimentos ao município porque as empresas começarão a ver Prudente como oportunidade para bons negócios. Um bom aeroporto e acesso a voos ajudará para isso", conclui Bragato.

Fonte: Portal Prudentino

Nenhum comentário: