quarta-feira, 13 de abril de 2011

Paranaenses marcam presença na corrida mais maluca do mundo.


Red Bull Soapbox Race vai reunir carros inusitados projetados por equipes de diferentes estados em Balneário Camboriú.                                                                           

 
                                                                                               Antonio More/Gazeta do Povo

         Antonio More/Gazeta do Povo / O modelo de corrida, e o original
         O modelo de corrida, e o original

Quem optar por passar o fe­­riado da Páscoa em Balneá­rio Camboriú, em Santa Ca­­ta­­­­rina, não deve estranhar se cruzar na rua com a nave Star Des­­troyer de Darth Vader, com a Brasília amarela da banda Mamonas Assas­­sinas, com o Batmóvel ou qualquer outro veículo inusitado.

No próximo dia 23, a cidade será palco da Red Bull Soapbox Race, considerada pelos or­­ganizadores como a corrida mais ma­­luca do mundo. O evento vai reunir 49 equipes dos três estados da Região Sul. O Paraná será representado por 17 escuderias, en­­quanto Santa Cata­ri­­na conta com 20 times e outras 12 equi­­pes são do Rio Grande do Sul.

A corrida Red Bull Soapbox, realizada em diversos países do mundo, tem como objetivo que as equipes desenvolvam projetos de carros originais e criativos que possam percorrer o trajeto de 400 metros no menor tempo possível. A prova será na descida da Estrada da Rainha, na extremidade da praia de Cam­­boriú. A pro­­messa é de muita diversão e ri­­sadas por parte do público e das equipes.


Antonio More/Gazeta do Povo
Antonio More/Gazeta do Povo / O carrinho paranaense por dentro
 
Antonio More/Gazeta do Povo
Antonio More/Gazeta do Povo / Humberto Rodrigues, Pablo Soares, Cleber Sandro e  Douglas Alves, do Biarti­culou­­cos Red Bus, mostram o biarticulado montado para a corrida 
 
Divulgação/Coringas
Divulgação/Coringas / Co­­rin­­gas Crash irá apresentar o carro do “Coringa” 
 
Fotos: Arquivo
Fotos: Arquivo / Carro da F1 da Red Bull ganhou a simpatia do público na edição de 2008 
 
 / O curitibano Márcio Lazzari com a goiaba móvel em Porto Alegre 
 
Divulgação/Luke
Divulgação/Luke / Luke: projeto inspirado no filme Guerra nas Estrelas 

Um dos representantes paranaenses é a equipe estreante ‘Biarti­culou­­cos Red Bus’, de Curitiba. A ideia do grupo é retratar um dos principais símbolos da cidade e, com isso, conquistar o público. “Sabemos que muitas pessoas de Curitiba passam o feriado em Camboriú. Como o biarticulado representa bem a cidade, esperamos uma grande torcida”, diz o piloto Humberto Rodri­gues da Costa.

O protótipo foi construído com barras de ferro, lona vermelha e rodas de carrinho de mão. Segundo Rodrigues, o veículo é uma cópia fiel do verdadeiro. “É igual ao real, inclusive com todos os escritos que tem no ônibus de verdade”, afirma.

Outra equipe da capital é a Co­­rin­­gas Crash que conta com a experiência de alguns integrantes terem participado da edição de 2008. “Facilita um pouco o fato do Márcio já ter com­­petido. Como três integrantes do grupo serem formados em engenharia, também ajuda na hora dos palpites e sugestões do projeto”, diz Marcello Galvão.

O veículo desenvolvido pelos qua­­tro amigos de infância é o carro do Coringa, famoso inimigo do Bat­man. “A ideia do Coringa surgiu por ser um personagem conhecido e que faz as pessoas rirem. Fizemos algumas adaptações como deixar o carro conversível para ter maior interatividade com o público”, afirma Galvão.

Dos Campos Gerais, a equipe ‘Lu­­ke, eu sou seu pai’ formada por dois advogados, um administrador e um biólogo irá estrear na competição. A decisão por inscrever o projeto surgiu após uma amiga comentar sobre o evento. “Ela disse que era a nos­­­­sa cara. Pesquisei e depois joguei ideia para um grupo de amigos que aceitou o desafio”, diz o piloto da equi­­pe de Ponta Grossa, Edgar Delfi­no Junior.

O projeto foi baseado no filme Guerra nas Estrelas que inspirou gerações. O veículo é uma adaptação da nave Star Destroyer de Darth Vader. A equipe utilizou ferro e fibra de vidro para executar o projeto. “Construí­mos o carro com a assessoria de engenheiros e outros profissionais. No teste que fizemos, chegou a 45 quilômetros por hora. A nossa expectativa é grande quanto a participação”, afirma.

Essa é a terceira vez que ocorre a competição no Brasil. As outras duas edições foram em Fortaleza, no Ceará, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ambas em 2008.

Serviços:
Red Bull Soapbox Race – Dia 23, a partir das 13 horas – Estrada da Rainha – Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo


 

Nenhum comentário: