segunda-feira, 25 de abril de 2011

Consumo de chocolate exige cuidado especial com os dentes.

Excesso de doces pode afetar a saúde bucal.

                 Júlio Cordeiro / Agencia RBS
                       Cárie é comum em pessoas que consumem muito chocolate
                       Foto:  Júlio Cordeiro  /  Agencia RBS


Chegada esta época, é inevitável não comer chocolate, porém, é importante lembrar do cuidado que devemos ter com os dentes e os doces. O excesso desses alimentos pode causar doenças, afetando a saúde bucal. O melhor é ficar com as frutas, fibras e legumes, para que possamos manter a integridade bucal, uma vez que o sorriso é o nosso cartão de visita.

Segundo a dentista Maristela Lobo, as doenças bucais mais comuns, que aparecem nos indivíduos que consomem muito açúcar são as cáries e a doença periodontal (que eliminam os tecidos ao redor dos dentes, gengiva, ligamento periodontal e osso). Essas doenças consideradas infecciosas são causadas por espécies diferentes de bactérias, que em sua maioria, utilizam os açúcares como alimento.

— Desta forma, os doces se tornam um potente substrato para a multiplicação bacteriana — afirma.

Após o consumo de doces, é necessário fazer a higienização da boca, com todos os recursos, fio dental e escovação correta.

— O ideal é escovar os dentes até 15 minutos após a ingestão dos doces, pois, geralmente a partir desse período as bactérias estarão metabolizando os açúcares ingeridos e fabricando ácidos, que são bastante prejudiciais aos tecidos bucais — alerta Maristela.

Por esse motivo, o melhor é escovar os dentes após o consumo desses alimentos, para que o efeito da escovação tenha efeito.

O consumo desses produtos no período da noite ainda é pior.

— Na parte da noite, a ação protetora da saliva está minimizada, uma vez que a saliva contém anticorpos, enzimas e outros compostos antibacterianos, que ajudam o organismo a retardar a ação das bactérias. Se a higienização bucal estiver sendo feita de maneira adequada, o individuo estará livre desse mal durante a noite, mas, se o mesmo não escovar os dentes, estará susceptível a ter uma doença bucal — detalha a especialista.

De acordo com Maristela, o ideal é consumir os doces duas vezes por dia no máximo,  após as refeições, e não nos intervalos entre as mesas. Evitando aqueles que possuam consistência pegajosa, como balas de mascar, frutas secas etc.

Entretanto, para aqueles que amam doces e não conseguem ficar um dia sem consumi-los, o melhor é optar por doces diet (sem açúcar), pois, não contêm sacarose.

— De certa forma, esses alimentos são menos prejudiciais aos dentes e gengiva, quando comparados aos similares açucarados, mas, devem ser consumidos de forma moderada, pois podem trazer outros problemas à saúde sistêmica — diz a dentista.

Maristela destaca também que a cárie, por sua vez, é uma doença periodontal, são
ultifatorais, que resultam da presença de bactérias, substrato e deficiência do hospedeiro, que aproveita da deficiência ou falhas do sistema de defesa.

— Quando o indivíduo higieniza bem os seus dentes, gengiva e língua e é bem nutrido, ingerindo alimentos adstringentes e ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, ele se torna menos susceptível a tais infecções bucais — alerta.

Fonte: Jornal Zero Hora

Nenhum comentário: