sexta-feira, 28 de junho de 2013

Jorge Bernardi é eleito presidente da CPI da Urbs.

Bruno Pessuti (PSC) será o relator da comissão, cujos trabalhos se iniciaram hoje.

O vereador Jorge Bernardi (PDT) foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Vereadores de Curitiba que vai investigar o transporte público da capital, chamada de CPI da Urbs. O vereador Bruno Pessuti (PSC) será o relator da comissão, que foi instalada oficialmente na manhã desta sexta-feira (28).
No total, 12, dos 13 membros da CPI, participam da reunião inaugural do processo de investigação. Bernardi recebeu 11 votos favoráveis à indicação dele como presidente. Pessuti atingiu a mesma marca de aprovação unânime. A unanimidade ocorre porque o presidente não vota, por isso o total de votos é 11, e não 12 - total de presentes na reunião.
Dois cargos não tiveram consenso entre os vereadores. Um deles foi o de vice-presidente, para o qual três vereadores foram indicados: Serginho do Posto (PSDB), José Carlos Chicarelli (PSDC) e Mauro Ignacio (PSB). O vereador tucano acabou vencendo a votação com oito votos. O segundo cargo que não teve unanimidade entre os membros da comissão foi o de sub-relator. O pastor Valdemir Soares (PRB), candidato único, teve 10 votos favoráveis e um contra, da Professora Josete (PT).
“É inadmissível que o vereador Pastor Valdemir ocupe uma posição tão importante mesmo tendo o histórico de ter sido um dos principais responsáveis por arquivar o processo [que investigava fraudes em contratos de publicidade] contra Derosso (ex-vereador e ex-presidente da Câmara)”, disse Josete ao votar.
Valdemir Soares reagiu e disse que voto contra dela foi feito porque Josete almejava o lugar dele. "A vereadora só fez essas afirmações porque não conseguiu viabilizar a própria candidatura ao cargo de sub-relatora", rebateu.
Durante a reunião foi definido ainda que a primeira sessão foi convocada para segunda-feira (1º), no plenário da Câmara, às 14 horas. "As sessões vão ser todas abertas ao público. Vamos investigar especialmente a última licitação. A princípio, boa parte dos problemas que ocorrem no transporte hoje são decorrentes desse processo", relatou.
Investigações
A comissão vai investigar diversos aspectos do transporte coletivo de Curitiba. Entre eles, indícios de lucro excessivo e irregularidades em processos licitatórios e no recolhimento de ISS pelas empresas da Rede Integrada do Transporte Coletivo (RIT). Os contratos de concessão do serviço e o Fundo de Urbanização de Curitiba também serão analisados.
Em sessão na quarta-feira (26), os vereadores fizeram mudanças ao texto apresentado um dia antes por José Carlos Chicarelli (PSDC). As alterações estabelecem que não haverá limitação no período investigado e a finalidade CPI foi ampliada. O prazo é de 90 dias – no requerimento original, eram 120.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Nenhum comentário: